A indústria fonográfica esta dando os últimos suspiros , vai se extinguir do mesmo modo
que se extinguiram os dinossauros. Nada de novo
debaixo do sol, é a lei da oferta e procura: quando ninguém quer o que você
vende, você desaparece.Os
preços abusivos dos discos,o empenho da indústria e da mídia em promover música
medíocre acabou levando essa atividade antes lucrativa para o buraco.Vejamos os principais motivos:
1. A indústria tem se empenhado obsessivamente em demostrar que a
música não importa
Não podemos compreender o porquê, mas é assim: se supõe que a beleza física, a elegância, são mais importantes que o conteúdo básico : A musica
Não podemos compreender o porquê, mas é assim: se supõe que a beleza física, a elegância, são mais importantes que o conteúdo básico : A musica
Até a fã mais alienada, quando compra um disco
do ídolo mais descartável está convencida de
que o que gosta é de sua música. Se não, compraria postais, pôsteres,
figurinhas ou camisetas que são mais baratos do que o disco.
2. A indústria fonográfica vende música e não suportes
A indústria fonográfica se convenceu
nos últimos vinte anos de que, contando com uma explosão e um valor agregado
extramusical suficientes, qualquer produto pode se converter em êxito, no entanto, ninguém gosta de discos ou cassetes a não ser pelas
canções que eles contêm: contra qualquer prognóstico, o público elegeu baixar
as músicas pela internet sem suporte nem nada ou comprar os discos em
barraquinhas de camelô, depreciando o encarte e outros privilégios que não
fazem mais do que encarecer o produto.
Enfim, a crise da indústria não traz consigo a morte da música: nem
Johann Sebastian Bach nem nenhum dos grandes mestres do passado precisaram
cobrar direitos autorais nem ter discos no mercado para inventarem o que ainda
hoje chamamos de música.
3. A indústria fonográfica não se preocupa em conhecer seus clientes
Os gostos e critérios pessoais dos que
trabalham na indústria e, muitas vezes, das pessoas ligadas à mídia, constituem
a única guia para levar a cabo os investimentos que são feitos. Os executivos
de produção das empresas têm, na minha opinião, uma responsabilidade injusta e
as empresas arriscam demais em cada lançamento feito às cegas. É inevitável que
tenham se tornado tão conservadores e se limitem a repetir fórmulas que já
foram usadas mais de mil vezes. Pesquisas, testes, estudos de mercado, sondagem
de opinião e, sobretudo, serviços de atendimento ao cliente, semelhantes aos
que existem em qualquer outro setor, se tornam imprescindíveis em um momento de
crise. Aliás, nesse tempos de pirataria e Internet, existem setores
alternativos da indústria fonográfica que continuam prósperos graças a sua
compreensão do que o público lhe pede. Os exemplos renderiam milhares de
páginas.
4. A indústria fonográfica deprecia o musicomaníaco, seu único cliente
potencial
Quer dizer, cria seu produto para o
público que não gosta de música - em teoria mais numeroso e mais manipulável -
depreciando o que, por lógica, é consumidor básico de música: musicomaníaco.
Geralmente se considera que este setor é o mais reduzido e menos móvel,
esquecendo que, pelo contrário, é muitíssimo mais fiel e mais ativo.
5. A indústria fonográfica se ancorou nos planejamentos dos anos 60
Me refiro aos anos 60 porque foi
quando, graças ao aumento do poder de compra dos adolescentes, a indústria
conseguiu seu desenvolvimento. E hoje, ela segue dirigindo-se exclusivamente a
esse público jovem em vez de se recapacitar e enxergar a dura realidade: depois
de duas décadas de quedas nas taxa de natalidade em todo o mundo, o mercado
consumidor de música tem em média 30 anos e nem o mais infantilóide dos
trintões vai se interessar por Sandy e Jr., KLB ou Britney Spears, nem vai
sentir o mínimo interesse pelas frivolidades que regem a atualidade musical.
6. A indústria fonográfica perdeu contato inclusive com o público
jovem
É sabido que os jovens estão deixando
de comprar música porque preferem vídeo games, futebol, baladas e outros
hobbies mais divertidos e modernos: a indústria fonográfica não soube ainda
encontra seu lugar na oferta de ócio atual para a juventude. Pessoas que só
conhecem o CD não o valorizam como se valorizava antes os delicados discos de
vinil. Desde o princípio sabem que têm algo regravável e que não vale o que
custa. O fracasso é maior quando se tem em conta que este setor constitui seu
objetivo principal. Não seria tão grave se tivessem conquistado outro público,
mas como não é assim...
7. A indústria fonográfica desvalorizou metodicamente seu produto com
a festa de suportes que se iniciou há 20 anos
Porque, quem disse que, quando você
tiver conseguido substituir toda a sua coleção de vinis, que tanto suor custou
a você, por seus correspondentes em CD (porque você sabe, digam o que disserem,
que ainda não estão editados em CD todos os seus antigos discos e cassetes),
não vão surgir com outro invento, ainda mais caro e mais moderno para que você
se veja obrigado a jogar fora todos os CDs junto com os discos e as fitas?
Solução? Esqueça tudo e comece a colecionar miniaturas de carros e... teremos
um comprador de disco a menos!
8. A oferta da indústria fonográfica é excessiva e gratuita
Uma maneira perfeita de alienar o
comprador: muitos lançamentos, muitos novos nomes, muitas modas, muitas
tendências... Tendo em conta que o disco não é um bem de consumo essencial como
é o sabão ou o pão, a maior parte dos produtos está destinada ao fracasso. As
estatísticas não mentem: a maioria dos discos vendem menos de cem cópias. O
excesso de novos valores piora ainda mais a situação. Não se cuida dos
clássicos porque, em caso de êxito, os contratos com novatos resultam mais
lucrativos para as empresas que artistas consagrados são mais exigentes, para
começar, na porcentagem que vão receber em cima dos lucros.
9. A indústria fonográfica está nos obrigando a comprar um álbum de
doze (ou mais) canções desconhecidas por causa de uma que gostamos
Ou seja, nos obriga a comprar doze
quilos de feijão quando pedimos apenas um para fazer uma feijoada. Na realidade
é mais grave: é como se, quando vamos comprar um quilo de feijão, nos
obrigassem a comprar doze de resíduos e lixo. Pessoalmente acho que, falando de
música popular, a canção constitui a unidade de medida e que é muito fácil
encontrar canções boas, emocionantes e divertidas em qualquer temporada, mas é
difícil que alguém que tenha gravado uma dessas canções consiga produzir, ao
mesmo tempo, outras dez no mesmo nível. A maior parte da música que sai à venda
são pequenos cortes feitos em uma obra maior. Isso sabem os próprios artistas,
produtores e editores. Sintetizando: estou profundamente convencido de que
fazer desaparecer o mercado de singles foi um erro irreversível.
10. O profissionalismo do pessoal da indústria fonográfica se
degradou ostensivamente
O comum agora é que trabalhem nas gravadoras pessoas de marketing e não pessoas da música. Mas vender lingüiças é diferente de vender canções e seus tecnicismos equivocados as levaram à crise. As secretárias eletrônicas estão permanentemente ligadas para evitar o incômodo de alguém responder suas chamadas. E caso você consiga algum contato, ninguém vai querer saber quem você é - prova irrefutável de que não fazem seu trabalho e não lêem revistas - e vão te tratar com patadas (há exceções, mas quase sempre se trata de amigos ou gente dos velhos tempos).
O comum agora é que trabalhem nas gravadoras pessoas de marketing e não pessoas da música. Mas vender lingüiças é diferente de vender canções e seus tecnicismos equivocados as levaram à crise. As secretárias eletrônicas estão permanentemente ligadas para evitar o incômodo de alguém responder suas chamadas. E caso você consiga algum contato, ninguém vai querer saber quem você é - prova irrefutável de que não fazem seu trabalho e não lêem revistas - e vão te tratar com patadas (há exceções, mas quase sempre se trata de amigos ou gente dos velhos tempos).
11. O mercado do disco está na mão de senhores que não pertencem
ao mundo da música
A crise dos primeiro anos da década de 90 acabou com as lojas de disco. Só sobreviveram estabelecimentos altamente especializados e os únicos que oferecem música ao grande público são as mega stores. Desprezo pelo cliente, desconhecimento sobre o produto e umas regras mercantilistas muito simplistas e reacionárias regem os principais pontos de venda de música deste país. A oferta se reduz ao mínimo segundo critérios equivocados de gente que não entende nem valoriza o que é a música.
A crise dos primeiro anos da década de 90 acabou com as lojas de disco. Só sobreviveram estabelecimentos altamente especializados e os únicos que oferecem música ao grande público são as mega stores. Desprezo pelo cliente, desconhecimento sobre o produto e umas regras mercantilistas muito simplistas e reacionárias regem os principais pontos de venda de música deste país. A oferta se reduz ao mínimo segundo critérios equivocados de gente que não entende nem valoriza o que é a música.
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