terça-feira, 29 de maio de 2012

A Historia do Blues - Parte 2 ( 52 cds )



Chicago Blues

Falar hoje do atual estilo clássico do Blues de Chicago é voltar aos aos 40 e 50, pegar o Blues do Delta, amplificá-lo e colocá-lo dentro de um contexto de uma pequena banda de Blues. Adicionando a esta banda bateria, baixo, piano e em algumas situações saxofone, e não esquecendo de agregar a harmônica, pronto, a banda está criada. Esta formação é bastante flexível para acomodar cantores, guitarristas, tocadores de harmônica e muito mais! O estilo foi revitalizado nos anos 60 através de B.B. King e T-Bone Walker, que deram também um toque de Rhytmn Blues neste estilo.

Modern Eletric Blues

Trata-se de uma eclética mistura de sons e de ritmos, que junta o Blues antigo e o moderno. Foi introduzido na década de 40 e na realidade o Blues elétrico moderno é uma fluência que presta uma honrosa homenagem a vários estilos que, através do Modern Blues formam ao longo do tempo sendo reformulados e remodelados.Podemos também considerá-lo como uma mescla de vários ritmos, que abraça a batida emocionante do Rock'n Roll e toda a sua pirotecnia e que também adotou o ritmo funk e os seus acordes.

Country Blues

Este estilo é na realidade um apanhado de todos os Blues que traçam a profundidade do efeito marcante deste tipo de composição no exato momento que o violão desabrochou neste tipo de música. ele também é um apanhado de vários estilos (Piedmont, Atlanta, Texas, Chicago e região do Delata) e variações (ragtime, folk e songster). Não considerando o fato que o uso do piano e as vozes femininas acabavam tendendo para este ritmo, o Country Blues é basicamente, mas não exclusivamente, calcado na "Slide Guitar" desde os seus tempos primórdios.  E graças a John Lee Hooker e Lightnin Hopkins o ritmo foi adotando mais e mais a guitarra elétrica. Isto sem deixar de abandonar as suas raizes!

Harmonica Blues

Se refere basicamente aos estilos de Blues onde a harmônica (basicamente a gaita diatônica) aparece como figura central. Não obstante o fato da harmônica aparecer com muita força no Country Blues, ela tomou força na década de 50 quando o instrumento foi amplificado. O artista que criou este gênero, isto é, o Eletric Harmonica Blues, não foi nada mais nada menos do que Little Walter Jacobs, um baita de um musico, um baita de um artista. que criou e definiu o som e o estilo deste gênero, assim como Charlie Parker no Jazz moderno e Hank Willians na música Country. A influência do som e do estilo de Little Walter foi tão violenta que somente na última década é que o estilo tomou novos rumos, mais notadamente com Walter Horton que inovou as formas de expressão musical deste simples e humilde, mas.... maravilhoso instrumento.

Texas Blues

Um subgênero geográfico geográfico identificado por ler mais "relax" e com bastante "swing". O Texas Blues é na realidade a mistura de vários outros estilos e ritmos, e tem uma longa história através do tempo, isto é, ele já existia e era bem identificado desde a década de 20, sendo que no início a sua base era calcada no uso do violão acústico, com arranjos bastante caprichosos. Logo depois o Texas Blues começou a valorizar os cantores e as tradições do Blues Country, o próximo estágio de desenvolvimento se deu após a 2º guerra mundial onde foi agregado o estilo elétrico ao ritmo e um pouco de influência Jazzística

Delta Blues

Este estilo é oriundo do sul do Mississipi, e que pode ser chamado também de Mississipi Blues. esta região pode ser considerada como um lugar que romanticamente citamos que "É a terra onde realmente o Blues nasceu!" Os primeiros registros fonográficos do Blues tem como origem esta região (por volta de 1920), onde as gravações realizadas por Afro-americanos consistiam basicamente na voz e no violão, embora devamos considerar que muitas performances realizadas na época eram feitas por orquestras (string bands) porém lamentavelmente muito poucas gravações foram feitas com esta estrutura de bandas. Desta forma as gravações da época consistiam em apresentações solo onde os músicos furiosamente tocavam a sua slide guitar, cantando ardentemente toda a emoção do Blues! As letras eram poesias completas onde os "poetas do Blues" deixavam todo o seu sentimento.

Louisiana Blues

Este ritmo tem muitas marcas distintas que o caracterizam e o distingue dos outros ritmos. As guitarras são bem simples, porém extremamente eficientes e influenciada bastante pelo Boogie Woogie, isto é, notas baixas que constratam com variações melódicas. Diferente da batida forte do estilo de Chicago este ritmo pode ser melhor descrito como um Blues lento bem trabalhado e tocado com um pouco mais de compasso. Os discos eram gravados com a utilização de massivas quantidades de eco, o que na época foi descrito como "Swamp Blues".

West Coast Blues

O West Coast Blues é na realidade um estilo oriundo da Califórnia, com influências vindas do ritmo Jazzístico e tendo muitas das vêzes o piano sendo usado como base. Ele não é verdadeiramente nativo da Califórnia, na verdade o ritmo foi criado após a segunda guerra mundial por guitarristas texanos que tinham uma fortíssima influência de T-Bone Walker.

O Estilo é bem caracterizado pela sua suavidade, com vocais equilibrados e com freqüência ele flerta no território do Blues urbano. O estilo foi, na década de 40 uma grande referência para inúmeras bandas, que acabavam por adotar o estilo, Atualmente estas bandas tem um formato bem compacto.

Blues Rock

Ainda que muitíssimo do Rock'n Roll tenha as suas raízes baseadas no Blues, O Blues Rock não se desenvolveu como um sub gênero do Blues. O Blues Rock se caracteriza basicamente em duas coisas específicas: Os tradicionais três acordes do Blues e a improvisação instrumental. Tomando emprestado a idéia das pequenas bandas instrumentais de Jazz e o som alto oriundo do Rock'n Roll bandas com Cream, Canned Heat e artistas como John Mayall e Paul Butterfield, improvisando (muito comum nas gravações de Jazz e nos shows de Blues) e tocando muito alto fizeram com que este estilo ficasse bastante popular fazendo com que vários artistas e várias bandas seguissem esta fluência.

Seguindo esta cadeia, surgiu também o Rock Sulista e o Heavy Metal, ambos usando as bases do Blues, isto é, os "riffs" e os longos solos! No final da década de 70 a aproximação do Blues rock e Hard Rock eram bastante visíveis, porém nos anos 80 e 90 o Blues Rock se volta para as raízes do Blues e com toda esta mescla ele acaba renascendo mais uma vez e conquistando um grande espaço.

British Blues

Este estilo é muito mais do que uma mera distribuição geográfica. Se originou no final dos anos 50 e início dos anos 60 com uma grande identificação ao Blues americano que era admirado e reverenciado pelos ingleses. Porém a partir dos anos 60 e principalmente em função de Eric Clapton e dos mais do que conhecidíssimos Rolling Stones este estilo passou a ter identidade própria, não deixando de ser também influenciado pelo Blues Rock. 

Acoustic Blues

Pode-se dizer genericamente que Blues acústico e todo Blues que pode ser tocado sem a presença de um instrumento musical elétrico. Desta maneira ele abrange uma ampla gama de guitarras e estilos musicais incluindo o folk, ragtime, a slide guitar, músicas folclóricas e uma miríade de canções regionais que floresceram nas regiões de Chicago, Lousiana, Texas, Piedmont, etc. o blues acústico não é só ligado a guitarra, o acústico significa também incluir instrumentos como o banjo, o piano e principalmente a gaita, além de uma série de instrumentos artesanais e feitos em casa.

 
41 - Memphis Jug Bands - Walk Right In

42 - Clifton Chenier - Frenchin The Blues

43 - Blind Willie Mctell - Statesboro Blues

44 - Luther Allison - Rich Man

45 - Fred Mcdowell - Mississippi Blues

46 - Roosevelt Sykes - '44 Blues

47 - Arthur Cruddup - Rock Me Mama

48 - Little Milton - Stand By Me

49 - Charlie Patton - Pony Blues

50 - Big Joe Turner - Roll 'em

51 - Tampa Red - The Guitar Wizard

52 - Frank Frost - Downhome Blues

53 - Sleepy John Estes - Drop Down Mama

54 - Jimmy Rogers - That's All Right

55 - Blind Boy Fuller - Heart Ease Blues

56 - Johnny Copeland - Texas Party

57 - Eddie Vinson - Cleanhead Blues
58 - Eddie Boyd - Third Degree

59 - Champion Jack Dupree - Junkers Blues

60 - Willie Dixon - Little Red Rooster

61 - Furry Lewis & Frank Stokes - Beale Street Blues

62 - Screaming Jay Hawkins - Blues Shouter

63 - Robert Nighthawk & Forrest City Joe

64 - Professor Longhair - Live In London

65 - Victoria Spivey - Moaning The Blues

66 - Jimmy McCracklin - San Francisco Blues

67 - Magic Slim - Grand Slam

68 - Piano Red - Live and feelin Good

69 - Walter Horton - Shuffle And Swing

70 - Hillbilly Blues - Hilllbilly Blues

71 - Charles Brown - Drifting Blues

72 - Carey & Lurrie Bell - Father and Son

73 - Blues Women - Blues Women

74 - Lonnie Johnson - Guitar Blues
75 - Snooks Eaglin - Heavy Juice

76 - Memphis Minnie - Let's Go To Town

77 - Philip Walker - Steppin' Up In Class

78 - Texas Blues - Texas Blues

79 - James Booker - New Orleans Keyboard King

80 - Thirties  Blues - Thirties  Blues

81 - Louisiana Red - Pretty Woman

82 - Peetie Wheatstraw - The Devil's Son in law

83 - Jimmy Johnson - County Preacher

84 - East Coast Blues - East Coast Blues

85 - Mance Lipscomb – Songster

86 - Leroy Carr - Naptown Blues

87 - Johnny Shines - Ramblin Blues

88 - Cecil Gant - Blues in LA

89 - Dr Ross - The Flying Eagle

90 - Wynonie Harris - Around The Clock Blues

91 - The Blues At Christmas I:

92 - The Blues at Christmas II:

Nenhum comentário: