Chicago Blues
Falar hoje do
atual estilo clássico do Blues de Chicago é voltar aos aos 40 e 50, pegar o
Blues do Delta, amplificá-lo e colocá-lo dentro de um contexto de uma pequena
banda de Blues. Adicionando a esta banda bateria, baixo, piano e em algumas
situações saxofone, e não esquecendo de agregar a harmônica, pronto, a banda
está criada. Esta formação é bastante flexível para acomodar cantores,
guitarristas, tocadores de harmônica e muito mais! O estilo foi revitalizado
nos anos 60 através de B.B. King e T-Bone Walker, que deram também um toque de
Rhytmn Blues neste estilo.
Modern Eletric Blues
Trata-se de uma
eclética mistura de sons e de ritmos, que junta o Blues antigo e o moderno. Foi
introduzido na década de 40 e na realidade o Blues elétrico moderno é uma
fluência que presta uma honrosa homenagem a vários estilos que, através do
Modern Blues formam ao longo do tempo sendo reformulados e remodelados.Podemos
também considerá-lo como uma mescla de vários ritmos, que abraça a batida
emocionante do Rock'n Roll e toda a sua pirotecnia e que também adotou o ritmo
funk e os seus acordes.
Country Blues
Este estilo é na
realidade um apanhado de todos os Blues que traçam a profundidade do efeito
marcante deste tipo de composição no exato momento que o violão desabrochou
neste tipo de música. ele também é um apanhado de vários estilos (Piedmont,
Atlanta, Texas, Chicago e região do Delata) e variações (ragtime, folk e
songster). Não considerando o fato que o uso do piano e as vozes femininas
acabavam tendendo para este ritmo, o Country Blues é basicamente, mas não
exclusivamente, calcado na "Slide Guitar" desde os seus tempos
primórdios. E graças a John Lee Hooker e
Lightnin Hopkins o ritmo foi adotando mais e mais a guitarra elétrica. Isto sem
deixar de abandonar as suas raizes!
Harmonica Blues
Se refere
basicamente aos estilos de Blues onde a harmônica (basicamente a gaita
diatônica) aparece como figura central. Não obstante o fato da harmônica
aparecer com muita força no Country Blues, ela tomou força na década de 50
quando o instrumento foi amplificado. O artista que criou este gênero, isto é,
o Eletric Harmonica Blues, não foi nada mais nada menos do que Little Walter
Jacobs, um baita de um musico, um baita de um artista. que criou e definiu o
som e o estilo deste gênero, assim como Charlie Parker no Jazz moderno e Hank
Willians na música Country. A influência do som e do estilo de Little Walter
foi tão violenta que somente na última década é que o estilo tomou novos rumos,
mais notadamente com Walter Horton que inovou as formas de expressão musical
deste simples e humilde, mas.... maravilhoso instrumento.
Texas Blues
Um subgênero
geográfico geográfico identificado por ler mais "relax" e com
bastante "swing". O Texas Blues é na realidade a mistura de vários
outros estilos e ritmos, e tem uma longa história através do tempo, isto é, ele
já existia e era bem identificado desde a década de 20, sendo que no início a
sua base era calcada no uso do violão acústico, com arranjos bastante
caprichosos. Logo depois o Texas Blues começou a valorizar os cantores e as
tradições do Blues Country, o próximo estágio de desenvolvimento se deu após a
2º guerra mundial onde foi agregado o estilo elétrico ao ritmo e um pouco de
influência Jazzística
Delta Blues
Este estilo é
oriundo do sul do Mississipi, e que pode ser chamado também de Mississipi
Blues. esta região pode ser considerada como um lugar que romanticamente
citamos que "É a terra onde realmente o Blues nasceu!" Os primeiros
registros fonográficos do Blues tem como origem esta região (por volta de
1920), onde as gravações realizadas por Afro-americanos consistiam basicamente
na voz e no violão, embora devamos considerar que muitas performances
realizadas na época eram feitas por orquestras (string bands) porém
lamentavelmente muito poucas gravações foram feitas com esta estrutura de
bandas. Desta forma as gravações da época consistiam em apresentações solo onde
os músicos furiosamente tocavam a sua slide guitar, cantando ardentemente toda
a emoção do Blues! As letras eram poesias completas onde os "poetas do
Blues" deixavam todo o seu sentimento.
Louisiana Blues
Este ritmo tem
muitas marcas distintas que o caracterizam e o distingue dos outros ritmos. As
guitarras são bem simples, porém extremamente eficientes e influenciada
bastante pelo Boogie Woogie, isto é, notas baixas que constratam com variações
melódicas. Diferente da batida forte do estilo de Chicago este ritmo pode ser
melhor descrito como um Blues lento bem trabalhado e tocado com um pouco mais
de compasso. Os discos eram gravados com a utilização de massivas quantidades
de eco, o que na época foi descrito como "Swamp Blues".
West Coast Blues
O West Coast
Blues é na realidade um estilo oriundo da Califórnia, com influências vindas do
ritmo Jazzístico e tendo muitas das vêzes o piano sendo usado como base. Ele
não é verdadeiramente nativo da Califórnia, na verdade o ritmo foi criado após
a segunda guerra mundial por guitarristas texanos que tinham uma fortíssima
influência de T-Bone Walker.
O Estilo é bem
caracterizado pela sua suavidade, com vocais equilibrados e com freqüência ele
flerta no território do Blues urbano. O estilo foi, na década de 40 uma grande
referência para inúmeras bandas, que acabavam por adotar o estilo, Atualmente
estas bandas tem um formato bem compacto.
Blues Rock
Ainda que
muitíssimo do Rock'n Roll tenha as suas raízes baseadas no Blues, O Blues Rock
não se desenvolveu como um sub gênero do Blues. O Blues Rock se caracteriza
basicamente em duas coisas específicas: Os tradicionais três acordes do Blues e
a improvisação instrumental. Tomando emprestado a idéia das pequenas bandas
instrumentais de Jazz e o som alto oriundo do Rock'n Roll bandas com Cream,
Canned Heat e artistas como John Mayall e Paul Butterfield, improvisando (muito
comum nas gravações de Jazz e nos shows de Blues) e tocando muito alto fizeram
com que este estilo ficasse bastante popular fazendo com que vários artistas e
várias bandas seguissem esta fluência.
Seguindo esta
cadeia, surgiu também o Rock Sulista e o Heavy Metal, ambos usando as bases do
Blues, isto é, os "riffs" e os longos solos! No final da década de 70 a aproximação do Blues rock
e Hard Rock eram bastante visíveis, porém nos anos 80 e 90 o Blues Rock se
volta para as raízes do Blues e com toda esta mescla ele acaba renascendo mais
uma vez e conquistando um grande espaço.
British Blues
Este estilo é
muito mais do que uma mera distribuição geográfica. Se originou no final dos
anos 50 e início dos anos 60 com uma grande identificação ao Blues americano
que era admirado e reverenciado pelos ingleses. Porém a partir dos anos 60 e
principalmente em função de Eric Clapton e dos mais do que conhecidíssimos
Rolling Stones este estilo passou a ter identidade própria, não deixando de ser
também influenciado pelo Blues Rock.
Acoustic Blues
Pode-se
dizer genericamente que Blues acústico e todo Blues que pode ser tocado sem a
presença de um instrumento musical elétrico. Desta maneira ele abrange uma
ampla gama de guitarras e estilos musicais incluindo o folk, ragtime, a slide
guitar, músicas folclóricas e uma miríade de canções regionais que floresceram
nas regiões de Chicago, Lousiana, Texas, Piedmont, etc. o blues acústico não é
só ligado a guitarra, o acústico significa também incluir instrumentos como o
banjo, o piano e principalmente a gaita, além de uma série de instrumentos
artesanais e feitos em casa.
41 - Memphis Jug Bands - Walk Right In
42 - Clifton Chenier - Frenchin The Blues
43 - Blind Willie Mctell - Statesboro
Blues
44 - Luther Allison - Rich Man
45 - Fred Mcdowell - Mississippi Blues
46 - Roosevelt Sykes - '44 Blues
47 - Arthur Cruddup - Rock Me Mama
48 - Little Milton - Stand By Me
49 - Charlie Patton - Pony Blues
50 - Big Joe Turner - Roll 'em
51 - Tampa Red - The Guitar Wizard
52 - Frank Frost - Downhome Blues
53 - Sleepy John Estes - Drop Down Mama
54 - Jimmy Rogers - That's All Right
55 - Blind Boy Fuller - Heart Ease Blues
56 - Johnny Copeland - Texas Party
57 - Eddie Vinson - Cleanhead Blues
58 - Eddie Boyd - Third Degree
59 - Champion Jack Dupree - Junkers Blues
60 - Willie Dixon - Little Red Rooster
61 - Furry Lewis & Frank Stokes -
Beale Street Blues
62 - Screaming Jay Hawkins - Blues
Shouter
63 - Robert Nighthawk & Forrest City
Joe
64 - Professor Longhair - Live In London
65 - Victoria Spivey - Moaning The Blues
66 - Jimmy McCracklin - San Francisco
Blues
67 - Magic Slim - Grand Slam
68 - Piano Red - Live and feelin Good
69 - Walter Horton - Shuffle And Swing
70 - Hillbilly Blues - Hilllbilly Blues
71 - Charles Brown - Drifting Blues
72 - Carey & Lurrie Bell - Father and
Son
73 - Blues Women - Blues Women
74 - Lonnie Johnson - Guitar Blues
75 - Snooks Eaglin - Heavy Juice
76 - Memphis Minnie - Let's Go To Town
77 - Philip Walker - Steppin' Up In Class
78 - Texas Blues - Texas Blues
79 - James Booker - New Orleans Keyboard
King
80 - Thirties Blues - Thirties Blues
81 - Louisiana Red - Pretty Woman
82 - Peetie Wheatstraw - The Devil's Son
in law
83 - Jimmy Johnson - County Preacher
84 - East Coast Blues - East Coast Blues
85 - Mance Lipscomb – Songster
86 - Leroy Carr - Naptown Blues
87 - Johnny Shines - Ramblin Blues
88 - Cecil Gant - Blues in LA
89 - Dr Ross - The Flying Eagle
90 - Wynonie Harris - Around The Clock
Blues
91 - The Blues At Christmas I:
92 - The Blues at Christmas II:
|
terça-feira, 29 de maio de 2012
A Historia do Blues - Parte 2 ( 52 cds )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário