Quem ouve hoje o som dos Detroit
Cobras, White Stripes, Soledad Brothers ou Dirtbombs pode perguntar-se de onde
saiu tal mistura de garagem, rhythm'n'blues e soul music. A resposta é simples:
só podia ter saído de Detroit, sede da Motown e também berço da garagem e do
pré-punk, nos anos sessenta e início dos anos setenta. Por Detroit, entenda-se
também a próxima e agregada cidade universitária de Ann Arbor, e seu clima
liberal. De lá para cá, as diferentes vertentes sonoras aproximaram-se e o
volume aumentou.
Na era pré-Beatles, a gravadora Motown
inundou o mundo com seus intérpretes e grupos vocais, onde se destacavam Smokey
Robinson & The Miracles, Marvin Gaye, The Supremes e Jackson Five, de onde
saiu Michael Jackson. O rhythm'n'blues embalado em arranjos 'esbranquiçados',
mas com forte apelo rítmico, influenciou toda a geração 'anos sessenta', que
produziu milhares de covers de hits da gravadora. Dos Beatles aos Stones,
passando por Animals, e centenas de outros grupos, ninguém escapou de fazer
suas releituras do som da Motown.
Em meados da década, com a explosão da
beatlemania, a música 'branca' produzida na cidade ganhou outros contornos, mais
radicais, agressivos e, depois, pesados. Esta mistura explodiu nos anos
setenta, alimentando o universo roqueiro com bandas antológicas, que
influenciaram as gerações seguintes, especialmente o punk rock e o som de
garagem. Incendiando e sustentando a cena, destacava-se a casa de espetáculos
Grande Ballroom, que tinha com o DJ e produtor Russ Gibb, uma espécie de Bill
Graham (o cara dos Fillmore East/West) local. Todos os grandes heróis do rock
sessentista tocaram no Ballroom e nele foi gravado o clássico 'Kick Out The
Jams', do MC5.
Liderada por Mitch Ryder, uma espécie
de Little Richard branco e punk, a banda Mitch Ryder & The Detroit Wheels
deu o tom do que viria pela frente na segunda metade dos anos sessenta. No
início dos anos setenta, Mitch Ryder deu continuidade ao seu trabalho com o
grupo Detroit, com um acento mais pesado. Da mesma época é a clássica ? Mark
and The Mysterians, com seu órgão Farfisa, responsável pelo mega-hit '96
Tears', para muitos a matriz de todas as bandas modernas de garagem.Avançando
na mesma direção sonora, em 1967, o MC5 já tinha acumulado a fama de melhor
banda da cidade, o que veio a confirmar-se posteriormente, com o segundo álbum
'Back In USA', lançado em 1970. Além do som agressivo, que resultava em shows
arrasadores, o MC5 contava com o apoio logístico de John Sinclair, líder dos
Panteras Brancas, que agregava um tom político ao som do grupo.
Sem o mesmo discurso politizado, mas
profundamente vinculada às tensões existenciais da juventude da época, o grupo
The Stooges também surgiu em Detroit, no final da década de sessenta. Com Iggy
Pop à frente, o grupo radicalizou a linhagem garageira, gravando três álbuns
clássicos, que influenciaram o futuro punk. De vida curta, o grupo acabou em
1973, com Iggy Pop retornando algum tempo depois em carreira solo. Dos Stooges
saiu ainda o clássico Ron Asheton's Destroy All Monsters, nos anos setenta. E
da união de integrantes dos Stooges e MC5, o Sonic's Rendezvous Band.Outros
grupos também destacaram-se na cena local e conquistaram seu lugar na história
do rock. Entre eles, The Amboy Dukes (de Ted Nugent), The Rationals (de Scott
Morgan, também Guardian Angels) e, ainda, SRC, todos direcionados para a
garagem e/ou psicodelia, com forte acento de rhythm'n'blues. Também saíram da cidade
para o sucesso nacional e mundial os grupos Brownsville Station, de Cub Koda e,
principalmente, Grand Funk Railroad, com seu radiofônico som pesado-pop.
Ainda de Detroit é o grupo Alice
Cooper, que mudou-se para a cidade antes de explodir internacionalmente com sua
agressividade 'trash-pop' nos álbuns 'Scholls Out' e 'Killer', de 1972 e 1973,
respectivamente. E The Up, o braço musical dos Panteras Brancas, também sob a
direção de Sinclair, que se mantém na ativa até hoje, à frente do selo Total
Energy, subsidiário da Bomp Records.
Outros grupos também se destacaram nos
anos setenta, especialmente The Rockets, Uprisig, The Sillies, The Ramrods,
Coldcock. Mais recentemente, nos anos noventa, The Gories, The Lovemasters e
The Hentchmen deram seqüência ao som de garagem da cidade.
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