quinta-feira, 1 de março de 2012

O GARAGE ROCK REVOLTADO NOS ANOS 60

Enquanto as guitarras eram tocadas na Inglaterra dos anos 60, com Beatles, os Stones, os Animals, os Kinks e o Who, estourava uma legião de bandas de garagem nos E.U.A. Bandas pouco conhecidas hoje e que tinham no seu principal ingrediente a revolta e a pura sacanagem de fazer barulho. Música para incomodar, para afrontar a British Invasion, que vinha com força total. Principalmente no norte do país, esse “incômodo inglês”, fez com que aparecessem bandas com guitarras fortes e sugestivas: The Sonics, The Wailers (esta é a original, antes dos jamaicanos de Bob Marley), Paul Revere and the Raiders, The Kingsmen - que gravaram o clássico “Louie Louie”, música que foi investigada pelo FBI que julgou a letra como “inadequada aos padrões morais Americanos”. Naturalmente a faixa foi banida de várias rádios dos E.U.A e transformou-se num hino para a geração americana de jovens irados naquela época - e Don and the Goodtimes

Ainda era cedo para o louco Jimmy Hendrix aparecer pelos E.U.A, mostrando aos mais jovens como tocar guitarra de verdade, ele só brotaria na cena do rock americano em 1967. Eram idos de 1963, numa América ultra-mega conservadora e provinciana em que jovens que apresentassem um comportamento muito bizarro ou excêntrico eram rechassados pela sociedade e pela família. Montar uma banda muito louca naquela época era uma árdua tarefa para os filhos do Tio Sam. O Blues, o Rockabilly e a Surf Music foram o ponto de partida das influências musicais, suas próprias raízes fundidas ao Beat (originalmente inglês) e tudo isso aliado à uma variedade grande de instrumentos projetados de forma tosca e artesanal, já que a maioria dos garotos vinha do subúrbio, onde graças aos “lixões” encontrar uma sucata era fácil.

Interessante como isso lembra, de certa forma, os meninos pobres do Brasil que fazem um som com latas e pedaços de pau; e como essa atitute desesperada de fazer música serviu de inspiração para as bandas que mais marcaram uma época de total revolução musical nos E.U.A. Pedais, órgãos portáteis Vox e Farfisa, guitarras elétricas usadas, fuzz, tudo era amplamente usado e aproveitado para que a música soasse o mais cru e pura possível, gerando uma ansiedade pela pesquisa que caracterizaria a enxurrada psicodélica que varreria a costa oeste americana mais tarde.

A Califórnia e o Texas eram os Estados que mais tinham bandas por metro quadrado; seguidos de perto por Detroit, Chicago, e Minneapolis. Muitas dessas bandas nem chegaram a gravar um compacto sequer, outras emplacaram um só hit e desapareceram; demonstrando um fenômeno bastante comum até os dias de hoje. Os Sonics eram liderados por um doido varrido chamado Gerry Roslie, inspiração de Lux Interior do Cramps, com certeza. A banda criou verdadeiros hinos garagísticos como “Psycho”, “The Witch” e “Boss Hoss”. Enquanto os Beatles lideram a invasão nos E.U.A, em 1964 e o Kinks com “You Really Got Me” invadem as rádios mundiais. O Cream lança seu disco de estréia e vende milhões com um disco de improvisações. Em 65 “I Can’t Get No (Satisfaction)” é lançada pelos Rolling Stones, sendo banida de várias rádios inglesas e americanas, enquanto a Guerra do Vietnã continuava a dar munição para mais bandas iradas americanas se desenvolverem. Inicia-se o movimento hippie em São Francisco, “My Generation” é lançada pelo The Who. Morre Sonny Boy Willianson. E as bandas de garagem tomam o poder na América.

Minneapolis está no mapa das grandes bandas de garagem com o The Trashmen e seu demente hit “Surfin’ Bird”, que alcançou o Top 5 americano. Outra música dos Trashmen igualmente reconhecida foi "Bird Dance Beat", que chegou ao Top 40. Ambas usaram nas composições rifs originais de composições do grupo de soul The Rivingnton´s, "Papa-Oom-Mow-Mow" e "The Bird´s The World", fazendo com que o caso fosse parar na justiça e o The Thashmen tivesse que pagar os royalties pelo uso das melodias. Ninguém da cidade conseguiu tamanho reconhecimento na época. 

Banda completamente garage e Surf Rock, iniciou suas atividades em 1962, gravando seu primeiro single com as músicas “Sally Jo” e ”Cyclone”. Liderada por Tony Andreason (guitarra), Dan Winslow (guitarra e vocal), Bob Reed (baixo), e Steve Wahrer (bateria e vocal). Steve Wahrer morreria de câncer na garganta em janeiro de 1989, aos 47 anos. Alguns que tentavam seguir na linha dos Trashmen foram os The Gestures e os The Castaways.Durante muito tempo o nome da banda foi associado ao som que eles faziam: puro lixo. A banda só voltaria a gravar novamente bem mais tarde, pois mesmo trocando de gravadora, depois do incidente do plágio, a banda não teve mais o mesmo sucesso. Até hoje, Surfin' Bird é tocada por diversas bandas, sendo os Ramones a banda que mais divulgou e propagou a música pelo mundo. Eles voltariam a gravar somente nos anos 80.

Algumas bandas de garagem da década de 60: The Pyramids, Hombres, Count Five, The Standells & the Mysterians, The Chocolate Watchband, Shadows of Knight, Jerry Cole, The Sonics, The Rivingtons, Rhythm Rockers, Surf Stompers, The Centurions, The Rip-Chords, The Tornadoes, The Revels, Original Surfaris, The Cornells, The Chantays, The Lively Ones, Alarm Clocks , The Kingsmen, Barry & the Remains, Scientists, The Untamed Youth, The Mummies, The Stooges, Boss Martians, The Dirtys, Krontjong Devils.

Nenhum comentário: