terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Que diabos é o Straight Edge?


Como qualquer idéia, o Straight Edge tem tantas definições quanto adeptos. Cada pessoa adapta esta idéia às suas próprias experiências, condições de vida, posições ideológicas, etc... Mas também não é uma "festa da uva", na qual você pode distorcer o princípio original a seu bel-prazer. Por isso, pode-se dizer que: Straight Edge = hardcore/punk livre de drogas. Algumas pessoas acreditam que sua conduta sexual tem algo ver com o Straight Edge (além de não usar drogas, você não pratica sexo "promíscuo", "irresponsável", ou "casual"), outras acham que sexo e sXe (abreviação de Straight Edge) não têm absolutamente nada que ver um com o outro. Há quem ache que hoje em dia, por definição, o Straight Edge tem que ser vegetariano, mas a existência de adeptos comedores de carne contesta isto.

Os motivos para adotar o Straight Edge variam conforme a pessoa. O motivo básico por trás da existência do sXe é o de desassociar o hardcore da auto-destruição, violência, danos à saúde ou quaisquer outros malefícios causados pelas drogas, e favorecer a possibilidade de que uma pessoa que prefere não se drogar possa ser "tão punk" quanto qualquer um. Assim como todos têm o direito de escolher se bebem, fumam ou injetam substâncias em seus próprios corpos, as pessoas que escolhem não fazê-lo não deixam de ser punks ou hardcore por isso. Enfim, o Straight Edge é baseado na idéia de que todos na comunidade punk/hardcore (e no mundo) devem ter a possibilidade de se sentirem à vontade, bebendo, fumando ou não. O Straight Edge contesta a idéia de que beber, fumar ou se drogar são por si só atitudes rebeldes. A mídia e a cultura jovem vêm há décadas propagando esta idéia, de modo que até mesmo o punk no começo (em grande parte) via o consumo de drogas como parte integrante de um estilo de vida alternativo. O Straight Edge não concorda com esta associação. Isso não significa que pessoas que usem drogas estejam "erradas" (cada um se diverte como quiser), significa apenas que ninguém é mais "rebelde" (e muito menos revolucionário) por ter o hábito de alterar suas consciências usando substâncias químicas. De qualquer maneira, a definição mais abrangente, precisa e não relativista do termo Straight Edge é: pessoa envolvida com hardcore/punk que escolhe viver sem álcool, drogas (legais e ilegais), cigarros e afins, e assume a denominação.

Como surgiu o Straight Edge? De onde vem o nome e o que ele significa?

O Straight Edge surgiu aproximadamente em 1980, entre a cena punk de Washington D.C., a capital dos EUA (dã...). Os membros de uma banda chamad Teen Idles , todos menores de idade, odiavam o fato de que, por causa do consumo de álcool, quem ainda não tinha 18 anos não podia frequentar a maioria dos shows punks da cidade. E o pior de tudo, eles nem mesmo queriam beber. Ao contrário da esmagadora maioria dos punks da época, os Teen Idles não achavam que a atitude niilista e auto-destrutiva associada ao consumo de álcool e drogas eram uma obrigação do movimento. Ao mesmo tempo em que as drogas e o álcool eram exaltados no punk da época, para os Teen Idles, seu (ab)uso só trazia coisas ruins ao movimento: menores de idade eram excluidos dos shows pois as casas vendiam álcool, bêbados sempre causavam brigas, membros talentosos e inteligentes de bandas morriam ou se tornavam zumbis apáticos de tanto se drogar, e por aí vai. Para eles, parte da atitude "faça você mesmo" do punk envolvia o indivíduo ter pleno controle de seu corpo, mente e atitudes, e para isso as drogas eram um obstáculo. Então, em torno da banda, toda uma turma de jovens punks foi se formando, e algo como um "mini-culto" foi surgindo. Um belo dia, a banda estava fazendo o lay out da capa de seu primeiro (e único) disco, o compacto "Minor Disturbance",, e o baterista Jeff Nelson pegou um esquadro (aquela régua em forma de triângulo) e, meio brincando, comparou a retitude e os ângulos retos do objeto com sua postura firme e "careta" de vida. Esquadro em inglês é "straight edge", e dessa maneira, Nelson apelidou a turma de punks "caretas" de "Straight Edge Punks". Pouco depois, no final de 1980, os Teen Idles acabaram, e dois membros , Jeff Nelson e Ian Mckaye formaram uma nova banda , que iria levar o Straight Edge um passo além. Ian Mckaye conta que queria chamar a nova banda de "Straight Edge", o que os outros membros vetaram. A banda então, se chamou Minor Threat . Após poucos meses, eles lançaram seu primeiro compacto (por sua própria gravadora, a Dischord) onde havia uma música chamada "Straight Edge" cuja letra resumia o estilo de vida adotado pela banda:

STRAIGHT EDGE

Eu sou uma pessoa como você
Mas tenho coisas melhores para fazer
Do que ficar sentado e foder a minha cabeça
Andar com mortos vivos
Cafungar merda branca para dentro do nariz
Desmaiar nos shows
Nem mesmo penso em bolinhas
É algo de que eu simplesmente não preciso

Eu tenho o Straight Edge

Eu sou uma pessoa como você
Mas tenho coisas melhores para fazer
Do que ficar sentado e fumar maconha
Porque sei que posso lidar (com a vida)
Rio de pensar em tomar tranquilizantes
Rio de pensar em cheirar cola
Sempre estarei em contato
Nunca quero usar uma muleta

Como muitos de vocês devem estar cansados de saber (e muitos outros também não devem ter idéia...), este, e todos os outros discos do Minor Threat se tornaram clássicos do punk rock e ajudaram a definir o hardcore. Como a banda se tornou uma das mais populares do underground norte-americano, fazendo turnês e tendo seus discos distribuidos por todos os EUA, logo a idéia do Straight Edge se espalhou muito além dos limites de Washington D.C., e outras bandas e pessoas adotariam a postura, inicialmente nos EUA, e após alguns anos em países de todos os continentes.

breve continuaçao.......aguardem crianças

4 comentários:

Lagartixa Preta disse...

Não concordo parcialmente com a tal instrução, que ao meu ver limita a liberdade individual. Todos tem o direito (ilegal constitucionalmente) de usar ou não o que bem entender, segundo as próprias convicções; concordo, todavia, com o passar de informação quanto aos dois lados, que aí, sim, faz jus à carapuça que veste
soca a porva, old [4]

Jack Oldpunk disse...

cara todos os textos publicados aqui sao para gerar alguma discussao...acho que isso é a intençao desse blog..até porque nesse assunto não sou um expert...bem pelo contrario....mas muito obrigado por colaborar com os comentarios..de coraçao

Lagartixa Preta disse...

old, comentar não é nenhum ofício hercúleo, você é quem deve receber os cumprimentos. É o mínimo que eu posso fazer.
Não quero ver isso morrer: "enquanto houver vida haverá um motivo pra lutar"
soca a porva, old[5]

Provos Brasil disse...

A melhor explicação ao meu ver sobre esse movimento é um encarte que saiu no album da banda paulista já extinta Point Of No Return!

Louco o blog!