terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Que diabos é o Straight Edge? Parte 2


Apesar de nestes anos todos ter visto traduções muito ruins (algumas beirando a estupidez), acho que só há dois caminhos a seguir para saber o que o nome significa em português ao pé da letra: um é o esquadro, que citamos acima. Outro, menos literal, mais poético, é a partir dos termos Straight e Edge. Edge, além de beirada, limite, significa também raiva, nervosismo, enfim um sentimento intenso. E "Straight" além de significar "reto" literalmente, também quer dizer "careta" (no sentido de "livre de drogas"), "correto", "direito", "quadrado". A partir daí, podemos ver como o termo adquiriu, talvez sem querer, uma interpretação diferente, algo como uma "raiva careta". Ou seja, a mesma "raiva", o mesmo "edge" do punk, mas uma raiva careta, sem drogas. Ou, em inglês, um "straight edge". Mas a tradução mais correta, precisa e objetiva sempre será a historinha do esquadro. De qualquer maneira, traduzir trocadilhos e expressões idiomáticas estrangeiras é quase sempre uma missão impossível (ou pelo menos, pouco recompensadora). Por isso, vamos em frente.

O que significa o X

O X, adotado como símbolo universal do Straight Edge, tem a seguinte origem: os Teen Idles, em 1980, fizeram uma viagem à Califórnia, onde tocaram dois shows (em Los Angeles e São Francisco) e ganharam no total, a fortuna de 45 dólares (hehehe, punk é isso aí). Em São Francisco, a casa onde eles tocaram, tinha a política de deixar menores de idade entrar desde que eles tivessem suas mãos marcadas por um X de pincel atômico. Desta forma, o barman saberia quem poderia e quem não poderia comprar bebidas alcoólicas. Os Teen Idles acharam a idéia engraçada (e útil, pois dessa forma todos poderiam ver o show) e levaram ela de volta a Washington. Lá, sugeriram aos donos de casas noturnas que fosse feito o mesmo, para que os menores pudessem entrar. Mas, como ironia, demonstrando que não só não podiam, como tampouco queriam beber, muita gente começou a fazer o X espontaneamente, e mesmo quem era maior de 18 continuou usando, tanto para expor sua postura, quanto para demonstrar solidariedade aos menores. Com o tempo, o X acabou por se tornar o símbolo do Straight Edge, indo parar em nomes e logotipos de bandas, camisetas, tatuagens, etc...

Todo Straight Edge usa X? Por quê usar o X?

Não, nem todo Straight Edge usa X. Muitos vêem o Straight Edge como uma postura estritamente pessoal, que não precisa ser divulgada aos outros. Outros gostam de expor seus pontos de vista. Assim como muitos anarquistas usam broches ou camisetas com o A, vegetarianos escrevem slogans na mochila e pessoas em geral usam camisetas de suas bandas, causas políticas ou campanhas ecológicas favoritas, Straight Edgers mais convictos usam X na mão, camisetas, tatuagens etc... O X na mão não é um símbolo de separação, da mesma forma que o A de anarquia ou a estrela vermelha não significam que seus portadores se considerem melhores, ou queiram distância de pessoas diferentes. É apenas uma forma de se expressar e tornar suas idéias visíveis.

O Straight Edge é um movimento?

Algumas pessoas podem achar que sim, mas eu pessoalmente não considero o Straight Edge um movimento. O Straight Edge é uma idéia, não um "movimento" organizado, com estatutos, leis, etc. Não existem "membros" do Straight Edge, existem adeptos desta idéia. Além disso, pessoas das mais diversas opiniões (fora o básico hc/punk sem drogas) e estilos de vida se denominam Straight Edge, pelos mais diversos motivos. Movimento significa um agrupamento de pessoas com uma causa comum, e o Straight Edge não possui um "objetivo", ou ao menos uma "causa" coletiva. É apenas uma idéia que pode ser útil e proveitosa para algumas pessoas. Talvez, difundir o Straight Edge seja para alguns o tal "objetivo" a ser alcançado. Mas a idéia primordial não era nada messiânico, que se propusesse a solucionar os problemas do mundo. Era apenas uma forma de enxergar o punk e a própria vida. Algo que começa e termina no indivíduo se sentindo melhor e cuidando de sua própria existência de uma maneira (para ele) mais proveitosa. Por quê divulgar esta idéia se ela é individual? Porque é uma idéia que faz bem para muitas pessoas, e outros, conhecendo-a, podem se identificar e ter uma base de apoio. Se é bom para mim, pode ser muito bom para outras pessoas. Se não fossem straight edgers mais antigos divulgando a idéia, eu (e todo mundo) provavelmente nunca teria tido contato com ela. E por mais que não seja uma idéia com o objetivo de salvar o mundo, é uma boa idéia (ao menos para algumas pessoas), e nada é mais natural do que expor seus pontos de vista.

Nenhum comentário: