quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ramones - A história Através das Musicas I



I DON'T WANNA WALK AROUND WITH YOU

Nos primeiros ensaios os Ramones tentaram tocar músicas de outras bandas, mas não conseguiram. Então decidiram escrever suas próprias músicas. I Don't Wanna Walk Around With You foi escrita no primeiro ensaio. Depois vieram I Don't Wanna Get Involved With You (que era mais ou menos a mesma coisa que I Don't Wanna Walk Around With You), I Don't Wanna Be Learned, I Don't Wanna Be Tamed (o título era a letra inteira, mas Joey cantava TIMED no lugar de tamed) e I Don't Wanna Go Down To The Basement. Eles não escreveram uma música "positiva" até surgir Now I Wanna Sniff Some Glue. Logo após, It's A Long Way Back To Germany, Blitzkrieg Bop, I Don't Care e Babysitter foram adicionadas ao repertório.

CARBONA NOT GLUE

Depois de escreverem NOW I WANNA SNIFF SOME GLUE (a primeira música "positiva" deles, isto é, a primeira música sem I DON'T) no primeiro álbum, os Ramones apareceram com CARBONA NOT GLUE, outra música sobre drogas inalatórias no segundo álbum LEAVE HOME. Carbona era o nome de um produto de limpeza que eles estavam preferindo inalar na época.

"I'm not sorry for things I do
My brain is stuck from shooting glue
Carbona not glue...".

Carbona Not Glue era uma das mais legais do Leave Home. Mas só apareceu nas primeiras prensagens do álbum. Carbona não era o nome genérico e sim o nome de uma marca mesmo. Para evitar processos judiciais os empresários da banda resolveram tirar Carbona Not Glue do Leave Home. Na edição britânica colocaram Babysitter e na americana uma música até então inédita chamada SHEENA IS A PUNKROCKER.

HERE TODAY GONE TOMORROW

De janeiro de 1974 (quando começaram) até final de 1977, os Ramones já tinham 3 álbuns lançados. A medida que íam compondo íam gravando. Algumas das primeiras músicas só entraram em álbuns posteriores; foi o caso de I Don't Care, You're Gonna Kill That Girl e It's A Long Way Back To Germany, músicas compostas nos primeiros meses de banda. A trilogia inicial dos Ramones é muito parecida. Estruturas musicais semelhantes, assim como os assuntos abordados nas letras. O que difere um pouco Rocket To Russia, Ramones Leave Home e o primeiro disco, homônimo, é a produção e a experiência de estúdio. O primeiro álbum deliciosamente tosco não poderia surgir de outra forma. O segundo já soava mais pop e divertido e Rocket To Russia, o terceiro, também seguia esta linha. O segundo e o terceiro álbum tiveram a mesma produção a cargo de Tony Bongiovi, Tommy Ramone e Ed Stasium. Foi Ed Stasium que trouxe um pouco mais de sofisticação à crueza ramone. Incluiu mais backing vocals, guitarras limpas e o primeiro solo!!!!!!!!!!!!

IT'S ALIVE - NOW I WANNA BE A GOOD BOY

O ano de 1977 foi intenso para os Ramones. Lançaram Leave Home e Rocket To Russia. Excursionaram por toda América do Norte. Tocaram com o ídolo Iggy Pop e visitaram a Europa no meio e no final do ano. Nesta tour britânica de final de ano, registraram 4 shows para lançar um futuro álbum ao vivo. O melhor show foi justamente o show da virada de ano, quando tocaram no Rainbow Theatre juntamente com Rezillos e Generation X. Gravado no dia 31/12/1977, IT'S ALIVE só foi lançado em 79. Considerado por muitos como um dos 5 álbuns ao vivo mais importantes da história do rock. 28 faixas englobando os 3 primeiros discos. Joey Ramone no auge. O último registro do baterista Tommy.

Tocando com uma velocidade apenas um pouco mais rápida em relação aos álbuns, It's Alive captura o quanto os Ramones eram poderosos em cima de um palco. Eles estavam afiadíssimos, 140 shows no mesmo ano que gravaram 2 álbuns, 2 turnês pela Europa. Mas os primeiros reflexos de cansaço começavam a aparecer.

Joey Ramone estava trabalhando em uma nova música pouco antes de entrar no palco deste show do reveillon de 77. A música se chamava I WANNA BE SEDATED, falava sobre o fato de estar longe de casa em turnê e entraria no quarto álbum oficial da banda, ROAD TO RUIN, o primeiro com Marky na bateria. Ouça agora NOW I WANNA BE A GOOD BOY (versão IT'S ALIVE), a música que estava sendo executada na virada de ano 77/78 às 24hs. Já dizia o gordo filósofo punk rato de porão João Francisco Benedam: quem não gosta de Ramones bom sujeito não é.

Nenhum comentário: