quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ramones - A história Através das Musicas II




Don't Come Close.

No começo de 1978 o punk rock estava de ressaca. Os Ramones lançaram 3 álbuns maravilhosos e não estavam colhendo os frutos que mereciam. Os Sex Pistols instalaram o caos e acabaram após uma desastrosa turnê norte americana. Tocar punk rock em Londres não era mais cool. Várias bandas pioneiras acabaram ou apontaram para outros estilos musicais como o new wave e o pós-punk.

Mesmo lotando todos os lugares que tocavam, o excesso de shows estava exigindo muito dos Ramones. A primeira baixa veio com a saída do baterista Tommy, que tinha verdadeiro pavor das longas turnês que a banda vinha fazendo. No seu lugar chamaram o ex baterista do Richard Hell and the Voidoids, Marc Bell.

Marky entrou na banda no começo de Maio e em algumas semanas já estava gravando o novo álbum Road To Ruin. Seu primeiro show (no dia 29 de junho) foi após a gravação do disco. O estilo e a competência de Marky se encaixaram perfeitamente na nova proposta da banda. Queriam fazer um disco mais comercial mas sem deixar de lado as características iniciais dos Ramones. Contendo músicas mais longas que os discos anteriores, lançaram um disco com apenas 12 faixas. Se em 1978 o punk apontava para novas direções o Ramones fez o caminho inverso; flertou com raízes ainda mais seminais do rock, mostrou que sabia e podia fazer rock acessível de qualidade. A produção resolveu amaciar 'Road To Ruin' com guitarras acústicas, com a balada Questioningly, o cover de Needles and Pins, o famoso solo de uma nota só em I Wanna Be Sedated e com guitarras limpas na quase country Don't Come Close.

I Want You Around

Os Ramones fizeram 154 shows em 1978. Além de divulgar seu quarto álbum Road To Ruin, 78 foi o ano que o novo baterista Marky se firmou no quarteto. Em dezembro começaram as filmagens de Rock and Roll High School, uma película dirigida por um clássico diretor de filmes B. A trilha sonora do filme foi lançada em 79 assim como o disco ao vivo It's Alive. Como recebiam muito pouco dinheiro durante a gravação do filme em Los Angeles, tinham que fazer shows nas cidades próximas para pagar a conta do hotel. Mas no meio desta correria toda, conheceram o homem que remixou duas músicas dos Ramones para o filme e que viria a produzir o próximo álbum. 

A trilha sonora desta típica comédia adolescente norte americana tinha vários artistas, entre eles MC5, Devo, Eddie and the Hotrods, Chuck Berry e é claro, os Ramones que apareciam com duas versões de Rock'n'Roll High School, trazia ainda músicas ao vivo de um show de 7 músicas dos álbuns anteriores e outra música inédita chamada I WANT YOU AROUND, que aparece tanto na trilha sonora do filme, como na coletânea ALL THE STUFF AND MORE VOL 2. e na versão remasterizada e ampliada do álbum END OF CENTURY.

Danny Says

Johnny Ramone foi o único voto vencido na eleição para decidir se os Ramones apareceriam com ou sem as tradicionais jaquetas de couro preto na capa de: End Of Century, o quinto álbum dos Ramones que teve a produção de Phil Spector, um dos maiores e mais lendários produtores da música, trabalhando inclusive com os Beatles. 

Se antes os Ramones gravavam 7 músicas no primeiro dia de estúdio, com Spector foi muuuuuuuito diferente. Sendo extrememente excêntrico e perfeccionista Spector infernizou Johnny e Dee Dee. Johnny tinha que ficar horas e horas gravando e repetindo acordes simples até que Spector achasse que estava bom. Com Dee Dee a relação dentro do estúdio foi pior e mais doentia. Os dois ficavam se confrontando por tudo, inclusive para ver quem tinha a maior e mais bizarra coleção de armas.

Quem lembrava de End Of Century e Phil Spector com saudades era Joey Ramone. Ambos se davam muito bem. Além de Spector ser um ídolo de longa data do vocalista; Spector ajudou Joey a trabalhar novas melodias de voz e também se esmeirou nas produções das músicas compostas pelo vocalista que realmente estava inspirado pois escreveu as melhores canções do disco, como: Danny Says, Do You Remember Rock'n'roll Radio, Rock'n'roll High School e I'm Affected. 


She's A Sensation

1981- época do álbum Pleasant Dreams - as coisas estavam difíceis para os Ramones. O relacionamento entre os integrantes estava bastante tenso. Não se falavam direito, mas como eram extremamente profissionais isso não era assunto público. Desde a saída de Tommy a banda estava sem um líder. Marky, Joey e Dee Dee estavam numa fase regada a muita festa e álcool. Então Johnny se tornou o líder dos Ramones, pelo menos na questão dos negócios e da grana. Em relação as músicas Joey e Dee Dee ainda eram os principais compositores.

Em Pleasant Dreams continuaram a difícil e infrutífera tentativa de emplacar um hit radiofônico e para isto injetaram uma boa dose de teclados nas 12 faixas do álbum. Pleasant Dreams foi o primeiro disco que os Ramones não apresentavam uma versão cover. Também foi o primeiro no qual não apareciam na capa. E foi a partir deste álbum que os créditos das músicas vieram assinadas pelos verdadeiros autores e não por toda a banda. Pleasant Dreams apresentava 7 canções de Joey e 5 de Dee Dee e mesmo com todos os problemas é sem dúvida um dos melhores discos da banda. 

Nenhum comentário: