I Can't Get You Out Of
My Mind
Stephen King sempre foi um grande fã
dos Ramones. Certa vez em 1984 promoveu um show em sua cidade natal no estado
de Maine com Ramones e Cheap Trick.Em 1989 Dee Dee Ramone e Daniel Rey escreveram Pet Sematary, música que seria o
nome e o tema de um novo filme de Stephen King. Um pouco antes do lançamento do
seu décimo primeiro álbum de estúdio, os Ramones lançaram Pet Sematary como
single (no lado B Sheena is a Punkrocker que também fazia parte da trilha
sonora). Prevendo que a música seria um grande hit trataram de gravar um vídeo
que foi rodado em uma noite de lua cheia em um cemitério de Nova Iorque, com
participações de Debby Harry, Chris Stein, Daniel Rey, Andy Shernoff e Cheetha
Chrome dos Dead Boys.
Brain Drain apareceu em maio de 89 e recebeu a produção de Bill Laswell. O primeiro álbum da volta do baterista Marky. Das 12 faixas (6 compostas por Dee Dee), a primeira de cada lado se destacava: I Believe In Miracles abrindo o disco e Pet Sematary a primeira do lado B.Depois de 3 álbuns de estúdio sem covers, ressucitam a maravilhosa Palisades Park de 1962 (veja o filme "Confissões de uma Mente Perigosa"). As demais faixas apresentavam parcerias com o Dictators Andy Shernoff, Johnny, Marky e Daniel Rey.
Fechando o álbum 4 músicas de Joey Ramone, entre elas Merry Christmas que já tinha aparecido no lado B de I Wanna Live; e Can't Get You Outta My Mind, música que já tinha sido gravada numa demo do começo da década de 80.
Punishment Fits The Crime
Quando questionado sobre o porque dos
Ramones ainda estarem juntos Dee Dee respondia que estavam juntos pois nunca
tinham feito uma música de grande sucesso e precisavam trabalhar para viver.
Brain Drain foi lançado em maio de 1989; Pet Sematary já tinha video e estava
começando a tocar com frequência nas rádios comerciais e na MTV. Parecia que
finalmente os Ramones teriam o merecido sucesso comercial. Mas após o término
de uma turnê americana Dee Dee resolve sair da banda. Seu último show foi na
cidade californiana de Santa Clara no dia 05 de julho de 1989.
De 1984 até 89, Dee Dee permaneceu praticamente longe das drogas pesadas e procurou ajuda em organizações como alcoólatras anônimos ou narcóticos anônimos sempre com a ajuda de sua fiel esposa Vera. Após gravar o álbum Brain Drain, no qual parecia estar totalmente envolvido, Dee Dee parou de tomar os seus medicamentos, terminou o seu casamento de 10 anos com Vera, e depois abandonou os Ramones.
Havia a pressão de intermináveis
turnês, gravações e escrever músicas. Ele estava sendo sóbrio com todo mundo,
menos com ele próprio. Realmente seu destino era a vida junkie. Mesmo quando
estava mais ou menos "limpo", de uma forma ou de outra a sua
personalidade obsessiva vinha à tona. Teve uma fase que a sua coleção de armas
ficou extremamente numerosa, teve outra fase na qual colecionava relógios e
usava 2 em um pulso e 3 em
outro. Suas dezenas de tatuagens foram feitas em pouco tempo,
para nunca mais se tatuar. Não estava de corpo e alma nos Ramones, saiu fora.
Com Dee Dee era tudo ou nada. Agora o que ele queria mesmo era liberdade. Nem
que isso significasse uma volta ao vício em heroína que culminou com sua morte
por overdose no ano de 2002.
A última música que Dee Dee cantou num álbum dos Ramones
foi Punishment Fits The Crime.
Com a saída do Dee Dee os Ramones
remanescentes trataram de marcar uma audição para arranjar um novo baixista.
Nem passou pela cabeça deles que a banda deveria encerrar as atividades. Mesmo
Dee Dee sendo a alma dos Ramones e o principal compositor eles queriam e
deveriam prosseguir. Os testes para um novo baixista foi meio constrangedor. A
maioria dos candidatos foram na audição para ver Johnny e Joey de perto. Depois
de inúmeras audições chegou-se a conclusão que o primeiro candidato era o mais
interessante. Christopher Joseph Ward de 24 anos tocava bem, tinha estilo
próprio e não imitava Dee Dee. Logo recebeu o apelido de C.J. Ramone. A
primeira apresentação no dia 04 de setembro de 1989 em um programa de Tv foi um
desastre. O batismo de fogo foi no dia 30 na Inglaterra. Até o final do ano
C.J. fez mais 40 shows e encerrou o ano totalmente a vontade no palco. Dizem
que nestes primeiros shows ele tocava tão feliz que sorria em um único show o
que todos os Ramones juntos não tinham sorrido durante toda a carreira. C.J.
adorava fazer backing vocals e seus vocais nos shows eram melhores e mais
regulares que os de Dee Dee.
C.J. trouxe novos e bons ares aos Ramones. Sua juventude, vontade e talento fez muito bem para a banda. Até mesmo serviu para unir um pouco Joey, Marky e Johnny. Afinal a banda e os fãs não suportariam a perda de mais um membro original.
Joey começou um demorado e trabalhoso, porém bem sucedido processo de abandonar as drogas. Em 1990 Joey parecia um tornado de tão ativo e intenso. Promovia festas, discotecava em clubes, aparecia em programas de rádio e Tv, fazia jam sessions com a nata do rock nova iorquino, conduzia painéis de discussão anti censura, entre outras causas como aids, ecologia, direitos dos animais e desemprego.
Agora Joey era visto como um rock star essencial e de espírito elevado.Ainda arranjava tempo para gravar dois videos novos: Merry Christmas e I Believe in Miracles; além de compor várias músicas novas. Mas ainda não era hora do Ramones lançar um álbum inédito. Trataram de compilar os dois primeiros discos em um duplo e colocar umas faixas inéditas. All The Stuff And More volume 1 trazia duas músicas ao vivo, duas em versão demo (I Can't Be e I Don't Wanna Be Learned/I Don't Wanna Be tamed) e a música que entrou no lugar de Carbona Not Glue na versão britânica do Leave Home.
No ano de 1990 foi lançado
"Lifestyles of the Ramones" uma compilação de todos os vídeos que a
banda tinha feito. No começo da carreira o pouco orçamento justificava a
tosqueira dos vídeos, e no fim de carreira a impaciência de Johnny obrigava os
diretores a fazerem as filmagens da banda no máximo em 4 horas. Assim sendo a
maioria dos vídeos dos Ramones são simples e diretos. Os dois últimos de
"Lifestyles..." eram I Believe In Miracles e Merry Christmas. Foi por
aí que a maioria dos fãs da banda tiveram o primeiro contato com C.J.
O visual meio Sid Vicious do novo baixista não agradou muito os fãs. Mas C.J. devagarinho foi conquistando a simpatia de todos e um ano após entrar na banda já era 100% ramone. Certa vez em junho de 1990 a famosa atriz Julia Roberts e seu namorado na época (o ator Keifer Sutherland) estavam presentes num show que os Ramones faziam em North Carolina. Antes do show, um amigo da atriz a reconheceu, e pra puxar o saco, perguntou se ela queria conhecer os Ramones.
Foram ao camarim. Seu namorado ficou
falando com o Johnny, e ela foi até CJ, que estava trocando de roupa. Julia
Roberts começou a admirar as tatuagens do baixista, não só com os olhos, mas
também com as mãos. CJ não perdeu tempo, e sabendo que ela era uma pé-de-cana,
convidou-a para tomar uma cerva após o show. Ela topou, mas disse que chegaria meio
tarde, pois iria deixar seu namorado em casa primeiro. CJ foi pro palco
pensando: "É hoje!". Logo a localizou na platéia. Porém, para sua
infelicidade, já na primeira música, viu o namorado de Julia Roberts ser
atingido na cabeça por um soco desferido por um skinhead gigantesco. Julia teve
que socorrer seu namorado. Foram embora, e ela não pode comparecer ao encontro.
Um ano após "All The Stuff (And
More) vol II foi lançado. O disco duplo trazia na íntegra "Rocket To
Russia" e "Road To Ruin" e mais 4 faixas inéditas. Eram
elas: I Want You Around (versão original), Yea Yea, I Don't Want To Live This
Life Anymore e S.L.U.G !!
THE KKK TOOK MY BABY AWAY
A década de 90 começou com Motorhead
compondo uma música chamada R.A.M.O.N.E.S. Joey foi quem se sentiu mais honrado
com o tributo prestado por Lemmy. Neste ano também foi lançado outro tributo
chamado "Gabba Gabba Hey" com vários artistas norte-americanos, entre
eles: Keith Morris, D.I., Chemical People, os irmãos Agnew, Jeff Dahl e duas
bandas que estavam entre as prediletas de C.J. na época, L7 e Bad Religion.
Pena que o Bad Religion não se empenhou em fazer uma versão legal para We're a
Happy Family e simplesmente a gravaram ao vivo em uma passagem de som antes de
um show em Tijuana.
Mas em 1991 os Ramones definitivamente
eram uma banda universal. Turnê de 10 dias na Austrália, 10 na Espanha, 3 dias
seguidos em Tokyo, Buenos Aires ou São Paulo começou a se tornar rotineiro. Os
argentinos eram os fãs mais fanáticos da banda. Chegavam a fechar a rua do
hotel e promoviam coros de 'hey ho let's go" no aeroporto que davam pra se
ouvir antes de sair do avião. Em
São Paulo 3 concertos cheios na casa de shows Dama Xoc. Numa
das noites pós show Joey participou de um programa de rádio e escolheu músicas
de seus artistas favoritos: New York Dolls, Stooges, Motorhead, MC5, The Who,
David Bowie, Hendrix, AC/DC, Buzzcocks, Blondie, Alice Cooper, Jane's Addiction
e temas dos Ramones.
Na Espanha mais precisamente em Barcelona reservaram duas datas e gravaram "Loco Live", o segundo álbum ao vivo dos Ramones. O álbum saiu nas versões européia e americana. A diferença entre as duas, era a capa e umas 5 faixas diferentes entre as 33 presentes. Nesta época os Ramones estavam tocando mais rápidos do que nunca, C.J. fazia backing vocals certeiros e cantava Wart Hog, Marky comandava o chimbal de forma impressionante, Johnny perfeito na sua simplicidade e Joey mesmo atropelando frases mostrava porque era um vocalista soberbo. A lenda diz que Joey compôs esta música para Johnny, porque o guitarrista "roubou" e depois casou-se com Linda ex-namorada de Joey.
2 comentários:
Vééíu que post linduu!! Sou muito fã dos Ramones. Agora estou lendo Cemiterio maldito, de novo, e tava aqui de bobeira lendas umas curiosidades do livro/filme e achei esse seu blog. Muito foda. Vlw!!!
Olha Caroline , os Ramones mudaram a minha vida...eles merecem...valeu..e desculpa um certo machismo do blog
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