sábado, 9 de junho de 2012

Ramones - A história Através das Musicas III



 

Time Tomb


O resultado do álbum Pleasant Dreams deixou os Ramones infelizes. O álbum seguinte Subterranean Jungle teria que ser diferente. E foi. Mas não muito. Johnny Ramone chefiava a parte burocrática e só reclamava mas não compunha nada. Johnny recebeu os créditos como co-autor de Psycho Therapy mas na verdade foi Dee Dee quem escreveu aquela música inteira. Se no disco anterior não gravaram nenhum cover, desta vez abriram o álbum com 2 versões e no lado B ainda tinha mais uma. Dee Dee era um junkie convicto, mas nos Ramones fazia o seu papel com maestria.

Já o problema do baterista Marky com o álcool tinha ficado intolerável a ponto de Marky faltar shows, sendo que em Cleveland faltou duas vezes. Marky teve que sair dos Ramones no final das gravações do Subterranean Jungle. Durante a conclusão do álbum estavam a procura de um novo baterista. Tentaram com Billy Rogers que tocou com os Heartbreakers. Foi Billy quem gravou a bateria de Time Has Come Today. Mas Billy acabou não ficando na banda. O escolhido foi Richie Beau que se tornou Richie Ramone no dia 13 de fevereiro de 1983. Além de cantar o refrão de Outsider (semelhante ao que tinha feito em 53&3), foi neste disco que Dee Dee começou a cantar algumas música de sua autoria. TIME BOMB, foi a primeira música com Dee Dee como vocalista principal.

My My Kind Of Girl 

Na época dos álbuns Subterranean Jungle, Too Tough To Die e Animal Boy, os Ramones contavam com um segundo guitarrista convidado. Um guitarrista de muito talento chamado Walter Lure, que duelava com Johnny Thunders na banda The Heartbreakers. Johnny Ramone era o mestre dos 3 acordes. Gravava a base de quase 10 músicas em uma tarde de estúdio com impressionante facilidade. Mas Johnny era limitado quando a sonoridade pedia solos de guitarra. Nesta hora entrava a mão de um produtor ou de algum guitarrista convidado. E nesta época o segundo guitarrista oficial dos Ramones era Walter Lure.

Too Tough To Die

De agosto a dezembro de 1983 os Ramones ficaram sem tocar ao vivo. Foi o tempo mais longo que a banda ficou sem fazer shows. Tudo isso aconteceu devido a um episódio sinistro que sofreu Johnny Ramone. Na noite do dia 15 de agosto o guitarrista estava num bar e viu uma garota bêbada. Johnny ofereceu assistência a garota, mas logo em seguida era ele quem precisaria de ajuda. Johnny recebeu (do suposto namorado da bêbada) socos, chutes e ponta-pés na cabeça e acordou no hospital após uma complicada cirurgia no cérebro pois seu crânio havia sido fraturado.

Johnny esteve entre a vida e a morte assim como o futuro dos Ramones estavam naqueles primeiros anos dos anos 80. Mas o ocorrido serviu para unir a banda. Após a recuperação do guitarrista, os Ramones começaram a sair juntos novamente, também resolveram sair em turnê sem namoradas ou esposas. Além disso, o ambiente estava mais amigável e resolveram que fariam um álbum mais pesado e sem a preocupação de emplacar um hit. Chamaram Ed Stasium e o velho Tommy para a produção. O primeiro álbum com o baterista Richie se chamaria TOO TOUGH TO DIE, nome da música 3.

Durango 95

Too Tough To Die foi o primeiro dos 3 álbuns que o baterista Richie gravou. Richie trouxe uma pegada diferente aos Ramones. Sua escola de bateria era mais requintada e assim ele floreou um pouco a sonoridade básica da banda. Mas Too Tough To Die também mostrava o quanto Dee Dee era fundamental nas composições. Nas 12 faixas do álbum, uma tinha sido composta por Richie e duas por Joey (uma delas: Dangers Of Love foi a primeira co-autoria de Daniel Ray). No restante Dee Dee era autor ou co-autor juntamente com Johnny. Mas sabemos que a participação de Johnny era menor.

Na verdade Dee Dee estava tentando estimular o lado compositor do guitarrista, pois estava ficando estranho Johnny mandar nos negócios da banda e não contribuir em quase nada no lado musical. 3 músicas escritas por Dee Dee e Johnny destovam de tudo que os Ramones já tinham feito. Wart Hog e Endless Vacation foi uma aproximação e saudação ramônica ao hardcore, gênero do punk em voga na época. E Durango 95 foi o primeiro (e último) tema instrumental da banda: 55 segundos de punk rock básico que a partir de 1984 abriu todos os shows da banda. Durango foi assim chamada em homenagem ao automóvel que Malcolm McDowell dirigia no filme Laranja Mecânica.

Bonzo Goes To Bitburg
No meio de 1985 Joey e Dee Dee se juntam ao ex baixista dos Plasmatics Jean Beauvoir para escreverem e gravarem uma música chamada Bonzo Goes To Bitburg. Um protesto contra a visita do então presidente Ronald Reagan ao cemitério de guerra Bitburg, onde se encontravam sepultados vários corpos de altos cargos da SS Nazista.

A música foi lançada apenas no Reino Unido no formato 12 polegadas tendo Dangers Of Love e a até então inédita Go Home Ann no lado B.O protesto em Bonzo mostrava o amadurecimento de uma banda que admitia piadas com referência nazista no começo da carreira. Mas Johnny Ramone (um conservador e ardoroso fã da política de Ronald Reagan) não gostou do nome da música. Joey e Dee Dee queriam que o nome da música permanesse como era, mas só conseguiram manter o nome no single 12 polegadas inglês. A música foi re-intitulada My Brain Is Hanging Upside Down quando apareceu no próximo álbum Animal Boy de 1986.

Love Kills
Animal Boy foi o nono álbum de estúdio dos Ramones e foi lançado em maio de 1986. O disco abria com a segunda composição de Richie para os Ramones: Somebody Put Something In My Dream, que foi inspirada em um incidente verdadeiro quando alguém "deixou cair" um ácido na gim tônica do baterista. O hardcore de Dee Dee e Johnny estavam presentes em Freak Of Nature, Eat The Rat e na faixa que dava nome ao disco. Joey Ramone contribuiu em apenas 2 faixas além de Bonzo. Foi a fase negra de um vocalista afundado em álcool e cocaína e que preferia berrar nos microfones para afastar os sentimentos ruins.

Animal Boy é mais um disco com a cara do baixista Dee Dee. Juntamente com o produtor do álbum Jean Beauvoir escreveu She Belongs To Me, Bonzo e Something To Believe In; esta última recebeu um video clip espetacular inspirado em causas como We Are The World e Live Aid, e tem a participação de figuras como Afrika Bambaataa, B-52's, Rodney Bingenheimer, Ted Nugent, X, Fishbone e Circle Jerks.

Assim como a faixa 9 (Eat The Rat), a faixa 3, LOVE KILLS era cantada por Dee Dee. Love Kills foi um tributo a Sid Vicious e foi escrita para o filme Sid and Nancy, mas acabou não sendo incluida no soundtrack da película. No último show dos Ramones em 1996 Dee Dee (já fora da banda) foi convidado para cantar Love Kills e cantou a sua maneira.

Nenhum comentário: