quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Robert Crumb - Especial




Nascido na Pensilvânia em 1943, Robert Crumb ilustrador cresceu em um ambiente familiar conturbado, em meio às discussões do pai ausente e da mãe viciada em anfetaminas, o que contribuiu para o seu caráter anti social e subversivo. Sendo fortemente influenciado por seu irmão mais velho, Charles, Robert contraiu um espírito de rebeldia, uma bomba-relógio esperando o momento certo para explodir. Com a chegada da era paz e amor, Crumb viu a oportunidade perfeita de fazer parte da revolução sessentista e expor sua visão do mundo. Assim nasceu a Zap Comix, uma HQ artesanal imaginada por ele que tratou de mostrar aquilo a que o artista gráfico tinha vindo.

Nela havia histórias intituladas Keep on Truckin, com observações ácidas e inteligentemente metaforizadas que se opunham ao conformismo à época. Além disto, a publicação deu origem ao Mr. Natural, um guru sarcástico e pervertido, cujas noções de misticismo e existência espiritualizada são explicitamente distorcidas. Definindo estas características como traços que aparecem até hoje em sua obra, o desenhista foi rapidamente adotado como ídolo de toda uma geração e símbolo da contracultura. Com sua revista, Crumb foi responsável pela criação dos quadrinhos underground, que pela primeira vez saiam do circuito comercial.

A partir de então, Crumb se consagrou como um dos maiores quadrinistas de todos os tempos. De fato, seus feitos sempre foram notáveis, mas o que o faz ter tanta importância dentro da cultura pop moderna? Bem, um de seus inegáveis trunfos é sua capacidade de fazer com que seu universo absurdo seja costurado com a realidade de uma maneira inimaginável. Quer uma prova? Fritz the cat! Criado em 1965, o gato antropomórfico do ilustrador vive em uma cidade com vários tipos de animais humanizados, e tem em sua rotina de artista uma vida sexual ativa e promíscua. O egocentrismo e a falta de moral do felino e as atitudes dos demais moradores da metrópole traçam um quadro social espantosamente preciso em vários aspectos.

E a genialidade do desenhista em arquitetar reflexões que fazem sentido entre o mundo real e seu pandemônio artístico pessoal não se limita somente a seus personagens. Suas histórias recheadas de toda a sorte de imoralidade e até certos crimes podem parecer condenáveis à primeira vista, mas um olhar atento consegue identificar diversas atrocidades que podem ser vistas em qualquer telejornal diário. Seu traço único ilustra situações de perversão, violência, drogas e visceralidade, em muitos casos inspiradas por fatos reais. Em um de seus últimos trabalhos, intitulado The Book of Genesis (2009), o artista gráfico não hesita em criticar e tentar injetar sua própria noção de coerência e racionalidade na passagem bíblica.

Mas os quadrinhos do ilustrador também possuem outras facetas. Sua paixão por diversos estilos musicais, como o blues e o jazz, já foi tema de seus trabalhos. Além disso, ele também é músico e escritor. Juntamente com sua esposa Aline Kominsky-Crumb produziu diversas autobiografias. Já adaptou clássicos literários de nomes como Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick para os quadrinhos. Com isso, o artista mostra não só uma capacidade invejável para ler a humanidade, mas uma grande versatilidade intelectual.

Hoje, Crumb vive com a mulher e suas duas filhas desenhistas no sul da França, onde continua trabalhando. Citado em 2007 como o 20º maior gênio vivo pela empresa de consultoria global Synectics, este homem pode se orgulhar de um legado que, apesar de ser amado por uns e odiado por outros, é inegavelmente importante. Cria da geração da "Era de Aquário", o ilustrador parece conhecer de cor o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, e por mais que exiba isso de maneira meio deformada ao seu público, ele o faz com uma propriedade inigualável.

Zap Comix: O Gibi Que Te Deixa Ligado


A revista Zap Comix não foi a primeira publicação alternativa de quadrinhos, mas seu sucesso fez eclodir o movimento que consolidou o Comix Underground (o quadrinho alternativo norte-americano: comix diferencia-se dos comics comerciais) e seu criador, o abilolado Robert Crumb, é considerado o influenciador dos artistas que se preocupam em fazer quadrinhos fora das convenções do mainstream.

Mr. Natural Vai Para O Hospício - R. Crumb


Sarcástico, sacana, e o mais louco dos gurus, Mr. Natural ensina o caminho a seguir, mesmo que a pessoa não queira ir por ele. Uma crítica tão mordaz, de Crumb, ao fato de as pessoas estarem sempre procurando alguém para seguir, quanto o é A Vida de Brian, do grupo inglês Monty Python.

Fritz The Cat - R. Crumb



Coletânea das histórias de Fritz the Cat, desde a criação do personagem até sua última aventura. Ao todo, são 13 histórias, além de pin-ups e materiais relacionados ao gato sacana criado por Robert Crumb, com produção datada entre 1959 e 1972.Fritz é preguiçoso, encrenqueiro e boca-suja, um rebelde sem causa que adora dar uns "tapas" e vive atrás de uma gata (ou coelha, cachorra, jacaré, avestruz, rata... enfim, toda espécie de animal fêmea) para se divertir.

Robert Crumb: Blues


O mais conceituado artista do movimento underground norte-americano, o quadrinhista Robert Crumb, sempre foi um apreciador da música negra de seu país, especialmente o Blues. Colecionador dos chamados race records, os discos de 78 rotações dos cantores ou grupos das décadas de 1920 e 1930, o artista chegou a montar um grupo, R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders.

Além disso, sua paixão por este tipo de música levou-o a ilustrar capas de discos, cards  que trazem as biografias de músicos, cartazes de shows e lojas de discos antigos e, claro, histórias em quadrinhos que enfocam o ambiente musical, seus intérpretes e as letras das músicas, em verdadeiros clipes quadrinhográficos.

Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos


Harvey Pekar nunca teve outra ambição além de contar fatos rotineiros da sua vida. Algo pouco interessante à primeira vista, já que ele era um simples arquivista de hospital em Cleveland - uma cidade "desimportante" dos Estados Unidos. Mesmo assim, ele colocou no papel coisas como sua paixão por discos raros de jazz, técnicas para enfrentar velhinhas em filas de supermercados e outras histórias. Tudo com um humor ranzinza, de um personagem cheio de manias.


América - Robert Crumb

América traz os trabalhos mais explicitamente críticos e politizados de Robert Crumb. De certa forma, a auto-ironia mesclada à perplexidade e o sarcasmo fundido ao ressentimento e impotência fazem Crumb buscar uma América idílica, vista pelo retrovisor, e despertam nele profundos sentimentos niilistas diante do presente. Talvez por tudo isso, o que chamamos de estilo crumbiano esteja aqui representado com 40 graus de febre.O grande diferencial deste livro em relação às obras de outros "inimigos da América" talvez seja o cinismo e a ironia de Robert Crumb com seus quadrinhos: "meu trabalho é uma visão bastante distorcida da vida e da humanidade. Eu desenho o mundo para tentar entendê-lo".

Gênesis - Robert Crumb



A Bíblia sob a ótica e pelo traço de Robert Crumb

Minha Vida - Robert Crumb



Album de Robert Crumb que conta as desventuras dele mesmo em uma autobiográfia nada convencional. Para quem não sabe quem é este quadrinista, ele é reconhecido como um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos, e é considerado frequentemente como a figura mais proeminente nesse movimento.

Kafka - Robert Crumb & David Zane Mairowitz


Uma biografia em um tom leve, divertido e diferente das convencionais, apesar de falar do escritor considerado um dos mais sombrios da era moderna. Assim é o livro Kafka de Crumb, com desenhos de Robert Crumb e texto de David Zane Mairowitz, que não chega a ser uma HQ (história em quadrinhos) nem um livro propriamente dito, mas flutua entre ambos deixando uma gostosa sensação no leitor.

O livro traz o resumo, análise e desenhos das principais obras de Kafka: O Veredito, A Metamorfose, A Toca, Na Colônia Penal, O Processo, O Castelo, Um Artista da Fome e Teatro da Natureza de Oklahoma (ou Amérika). É um ótima introdução para quem deseja conhecer mais sobre o escritor considerado por muitos o marco na escrita do século XX.

Meus problemas com as mulheres - Robert Crumb


Nesse livro, o autor fala sobre a origem de toda a sua perversão sexual, o porquê dela, suas preferências no sexo oposto e discute as relações que ele já teve, sempre com muito bom humor e irreverência, mostrando desde o começo pela sua preferência por mulheres de “bundas grandes e pernas torneadas”. Essa coleção de histórias, por ter essa temática, acaba por não mostrar outras facetas muito interessantes do trabalho do Crumb, mas é muito bom pra começar a ler sobre ele, e entender suas obras de arte afinal tudo num homem gira em torno de comer mulheres.
http://www.4shared.com/rar/zUBmtUDO/Robert_Crumb_-_Meus_Problemas_.html

Nenhum comentário: