segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Júlio Reny & Expresso Oriente, ao vivo no Porto de Elis



Trata-se de famoso cassete gravado ao vivo no Porto de Elis (Porto Alegre), em 30 de outubro de 1987, e lançado no mesmo ano. Na capinha amarela de xeróx, uma foto de Reny cantando e, no verso, um tuareg montado num camelo, com uma pirâmide ao fundo. Tudo dentro do espírito da música que marcou aquela segunda metade dos anos oitenta na capital gaúcha.

O repertório é um primor, trazendo clássicos, muitos dos quais integraram posteriormente o lp do cantor e compositor, providencialmente relançado em cd pelo selo local Barulhinho. O lado 'a' traz 'Expresso Oriente', 'Garota do Carro Vermelho', '360 Elevadores', 'Garoto Troglodita', 'Amor e Morte' e 'Ivone'. No lado 'b' estão 'Sandina', 'Não Chores Lola', 'Maomé' e um bis de 'Expresso Oriente'. 'Amor e Morte' e 'Não Chores Lola' são hits consagrados do rock gaúcho, e 'Sandina', de Jimi Joe, é uma espécie de "Louie Louie gaudéria", tantos os covers já realizados.

A ótima banda que acompanha Júlio Reny (voz e guitarra) é formada por Jimi Joe (guitarra), Vasco Piva (grande sax! e teclados), Carlos Magno (bateria) e Carlo Pianta (baixo), este também guitarrista da Graforréia Xilarmônica. A ficha técnica do cassete (que vergonha, donas gravadoras!) ainda registra a participação dos principiantes Engenheiros do Hawaii: Humberto Gessinger, voz e guitarra em Ivone; Augusto Licks, guitarra em Lola; e Carlos Maltz, percussão em todas as canções.


A parte técnica, que garante uma boa qualidade ao material, mesmo em cassete, segundo as informações da capa, ficou por conta da Texas Audio e Sistemas (sonorização), Silvinho (operação) e Moah (produção). Inédita em qualquer formato, a obra é um registro histórico de um raro momento da cultura jovem portoalegrense, que merece uma reedição até mesmo no formato original

Texto by Flávio Sillas Jr. ( Site Senhor f )


Raridade Colocada na rede pelo grande jornalista Cristiano Bastos

Nenhum comentário: