A
MTV foi pro saco , cometeu o mesmo erro das grandes gravadoras , não
privilegiou a questão da qualidade musical , clips de milhôes com musica de
quinta categoria , e assim como as gravadoras foi engolida por não saber se
posicionar no cenário. É O Tchan vendeu muito mais que o Velvet underground ,
mas quem das duas bandas contribui para manter a musica viva...quem mais
influenciou o surgimento de novas bandas? quem mexeu com a massa cinzenta de
uma geração?
Quem
melhor definiu essa situação foi o ex-
VJ Gastão Moreira.
“...
A MTV Brasil desenvolveu uma identidade própria que nenhuma outra MTV
internacional conseguiu. Quando se impôs como grife no começo dos 90s,
tornou-se a voz de uma geração ávida por novidades.
Com
o passar dos anos, firmou-se como um canal jovem e um sinônimo de inovação e
ousadia. Sua criatividade na linguagem televisiva foi assimilada até pela
concorrência. Sem grandes pretensões, a MTV deu uma bela sacudida na cena
cultural nacional. Sem forçar a barra, determinou tendências mercadológicas e
comportamentais.
Nos
anos 2000 o mecanismo se inverteu. A emissora ajustou-se ao mercado e fez
algumas concessões. Na tentativa de agradar a todo mundo, tirou o foco da (boa)
música, investiu no humor e perdeu um pouco do seu diferencial. Optou por um
caminho mais comercial e foi isto que ocasionou as primeiras rachaduras no
casco do navio.
Dei
sorte de trabalhar na fase mais experimental da MTV brasileira. Em oito anos
como VJ, entre 1990 e 1998, vivenciei um dos períodos mais ecléticos da música
pop, quando era normal ser fã de Sepultura, Madonna e Legião Urbana ao mesmo
tempo. Entrevistei meus ídolos, criei programas, cobri eventos no exterior e
acompanhei de perto a consagração da música eletrônica, do rap e do rock
alternativo.
Os
originais deram espaço aos oportunistas sem imaginação. Banda boa passou a ser
banda que vendia bem. Critérios artísticos foram substituídos por critérios
comerciais e deu no que deu
Tive
o prazer de ver o Nirvana desbancar Michael Jackson e seus súditos do topo das
paradas de sucesso, abrindo espaço para os alternativos remodelarem a música
pop. A plebe havia tomado o poder, coisa impensável em outras épocas. Foi bom
demais para ser verdade.
E
aí as grandes gravadoras lançaram-se numa busca desesperada pelo próximo
fenômeno comercial e incentivaram os copiadores de plantão a fazer mais do
mesmo. Os originais deram espaço aos oportunistas sem imaginação. Banda boa
passou a ser banda que vendia bem. Critérios artísticos foram substituídos por
critérios comerciais e deu no que deu. O resultado disso é sentido neste início
de século. Os artistas que dominam as paradas são totalmente descartáveis e os
criativos voltaram para os subterrâneos, seu habitat natural, onde reina a
liberdade autoral.
Paralelamente,
a MTV criou um monstro sem querer. Os vídeos veiculados por ela passaram a ser
mais importantes do que a música em si. Passamos a suportar música ruim porque
o clipe é bom. Por isso entendo quando a nova MTV diz que videoclipes quase não
terão mais tanta importância na sua programação. Esse formato de VJ/videoclipe
está mesmo esgotado, é hora de inventar um outro modo para falar de música.
Desejo
tudo de bom para a nova MTV Brasil. Que ela faça história como a velha fez. E
que a letra "M" continue sendo de Music, e não de Millennials....”
Um comentário:
O Gastão sempre foi um cara lúcido!
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