domingo, 25 de novembro de 2012

Quando a tarde terminar - Parte 01 / 02



 
Existe uma época mágica , que infelizmente você percebe somente após o seu término , normalmente ela situa-se entre o final da adolescência e o ínicio da vida adulta.. Você descobre as drogas , o sexo , questiona o sistema , decide seguir ou não a estrada dos seus sonhos, acredita em revoluções , descobre a musica...o rock and roll...a vida noturna, são dias e dias de festa e o futuro é algo distante , algo quase inimaginável. Você sente-se imortal , é como se a vida fosse um filme da sessão da tarde. Nada é impossivel nessa época dourada. O mais doloroso no entanto não é ter percebido posteriormente esse momento  , é  ter conseguido enxergar o exato momento que ele começa a terminar , são os últimos dias de glória .

Calcinha , era o apelido de uma figuraça que perambulava pelos corredores do Colégio Parobé no final dos anos 80 , era bem mais velho do que a maioria de nós e era o maior  “Tocador de pente” que eu tinha conhecido , um vagabundo profissional , ótimo parceiro de papo furado em noites etílicas .Como ele não trabalhava , chegava quase uma hora antes do início das aulas , sentava próximo ao portão de entrada do colégio e ao menor sinal da chegada de algum conhecido , sacava seu pente do bolso , colocava na boca e tocava a musica tema correspondente ao amigo ,.ele teve o trabalho de criar para cada um daquela corja , um tema específico.E para quem ele não tinha criado nada ,.os outros homenageados davam sugestões...uma sugestão mais canalha que a outra. e  aos poucos aquilo tinha virado meio que um show , muitas vezes mesmo não tendo os primeiros periodos de aula  , a gurizada aparecia para o sarau inusitado do Calcinha.

Mas numa noite abafada de Setembro , ele estava sentado no seu lugar de costume , cabisbaixo , sem aquele sorriso cafageste de cobrador de ônibus tarado que normalmente  surgia por detrás do seu imenso bigode e o pior de tudo  , sem o seu famoso pente verde escuro.

- E aí Calcinha , roubaram o pente ?
- Não cara...Tem algo me incomodando
- Fala cara...é grana?
- Não cara....tudo na vida um dia acaba
- O que?
- Tudo acaba?
- Putz Véio , tá chapado?
- Não...é que..merda
- Espera um pouco , vou comprar cigarros e duas latas de coca no barzinho e já volto. No trajeto fiquei imaginando o que poderia ter abalado o velho Calcinha.Mas por mais que eu exercitasse a minha massa cinzenta , nada me vinha a mente.

Voltei .Acendi um cigarro , ofereci uma lata de coca para meu amigo Sentei a  seu lado e sem eu ter falado absolutamente nada , após dar um longo gole no refrigerante , ele despejou tudo de uma única vez., quase sem pausas .Uma verborragia de quem estava precisando desabafar, sufocado com seus problemas.

- Cara...tipo daqui a alguns meses acabou essa festa , vamos terminar o colégio técnico ,  e depois da formatura , da cerimônia , da festa ,  podemos estender um pouco mais com uma bebedeira ,quem sabe umas putas depois, mas e depois o que nos resta?..faculdade , trabalhar, casar, ter filhos,envelhecer , apodrecer na sala de estar em frente a televisão?.Eu sei sempre rola aquela conversa melancólica “Vamos nos encontrar seguido”...mas eu sei que isso não vai acontecer..cada um segue seu caminho..tu acha que eu rodei tantas vezes porque sou burro?...rodei porque tentei prolongar o máximo possível essa loucura.....podia rodar esse ano...mas eu percebi que era o fim de um ciclo...da minha era dourada..cada um chama como quiser...mas e quando a tarde terminar...eu não vou  ter mais isso aqui tudo cara...tudo acaba...Tu ta sacando ?

Aos poucos foi chegando mais gente , o calcinha tomou o resto de coca que ainda restava na lata , e manteve-se calado  ...ninguém tinha percebido nada , ele não tocou no assunto novamente...mas aquilo retumbou na minha cabeça....Será que realmente toda aquela doideira tinha sentido....e quando a tarde terminar?....eu jamais imaginei minha vida no futuro..esperava morrer antes dos trinta..era mais fácil encarar o futuro assim..sem perspectivas....mas do jeito que ele tinha colocado me pareceu deprimente....Será que eu também estava vivendo os últimos suspiros ...os melhores anos da minha vida? Apartir daquele dia eu semprei usei a expressão “quando a tarde terminar” para expresar um sentimento de final de ciclo...final de uma paixão , final de uma banda  , a morte de um amigo.....

Quando a tarde terminar .

Nenhum comentário: