quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ramones - A história Através das Musicas VI

 

TOURING


Mondo Bizarro foi lançado no dia Primeiro de Setembro de 1992. Com o sucesso do Nirvana e outras bandas alternativas, as portas estavam abertas para os Ramones que desta vez esbanjavam credibilidade. Mondo Bizarro era esperado por muitos motivos pois seria o primeiro registro de estúdio após 3 anos sem Dee Dee Ramone.

O disco abria com Censorshit, música que Joey compôs anos antes e já vinha tocando em algumas aparições solo. Marky colaborou com dois temas pouco inspirados. Johnny não compôs nada e apenas escolheu que música dos The Doors eles iriam tocar; fizeram uma versão caprichada de Take It As It Comes com Joe McGinty dos Psychedelic Furs nos teclados.

Dee Dee que não estava mais na banda colaborou com 3 temas: o hit do álbum, Poison Heart e outras faixas brilhantemente cantadas por C.J., Main Man e Strenght To Endure. Poison Heart ganhou o primeiro clip saído de Mondo Bizarro e era uma música que Dee Dee tinha feito numa época que ele estava tocando com Stiv Bators e Johnny Thunders. Dee Dee vendeu os direitos autorais desta música para pagar uma fiança pois estava preso por porte de drogas. Na verdade Dee Dee continuou compondo para os Ramones porque precisava de dinheiro e agora os Ramones eram uma banda grande e vendiam muito bem.

Produzido por Ed Stasium Mondo Bizarro foi um enorme sucesso comercial na época de seu lançamento. Mondo Bizarro é definitivamente um álbum de Joey Ramone. Joey compôs 7 das 13 faixas. O bom gigante estava há dois anos livre das drogas e do álcool e estava levando uma vida 100% saudável. Joey estava mergulhado na medicina holística, homeopatia, quiropatia e até mesmo no Yoga. O começo dos anos 90 foi a época mais feliz e criativa do grande vocalista. Escrevia sobre diversos temas com maestria: censura, política, solidão, fidelidade de seus fãs (It's Gonna Be Alright), temas ramônicos clássicos como Heidi is a headcase e Cabbies on Crack e para fechar o álbum, Touring, originalmente composta por Joey em 81 e que em Mondo Bizarro recebeu uma nova versão. Ouça agora a primeira gravação de Touring em 1981.

Mondo Bizarro foi sucesso de crítica e de vendas, os Simpsons prestaram um homenagem ao quarteto e a gravadora pediu para que os Ramones gravassem mais algumas versões dos anos 60, para futuro lançamento de um Ep, com o cover Take It As It Comes do The Doors no lado A. O projeto se arrastou, a gravadora propôs algumas faixas para a banda "fazer", cada ramone escolheu algumas faixas que amavam e queriam regravar e em 1993 foi lançado Acid Eaters. Os Ramones sempre fizeram regravações de músicas antigas e o resultado quase sempre era animador, desta vez elaboraram um álbum inteiro com músicas do final dos anos 60, a época que mais influenciou Joey e Johnny Ramone.

Algumas escolhidas como Substitute, Somebody To Love e I Can't Control Myself já tinham sido regravadas por Sex Pistols, Agent Orange e Buzzcocks respectivamente. Também escolheram faixas obscuras de bandas clássicas como Out Of Time dos Rolling Stones e When I Was Young dos Animals.

Marky sugeriu a inusitada 7 and 7 Is e C.J escolheu Have You Ever Seem The Rain, o baixista estava com prestígio sobrando e ficou responsabilizado por 3 belos vocais em My Back Pages do Bob Dylan, Shape Of Things To Come dos Yardbirds e Journey To The Center Of The Mind dos Amboy Dukes e Ted Nugent, faixa que abria o cd. 

Apesar da qualidade indiscutível de mais este álbum, Acid Eaters foi um erro comercial. O momento pós-grunge pedia por novas canções ramônicas de punk rock simples e direto, lacuna preenchida comercialmente pelo estrondoso sucesso de bandas novas como Offspring e Green Day.

A versão normal do álbum encerrava com Surf City dos Beach Boys, já a versão japonesa continha uma décima terceira faixa também dos Beach Boys.

I GOT A LOT TO SAY

Apenas em 1994 os outros Ramones ficaram sabendo que o vocalista Joey estava com câncer. Em 95 Joey deixou claro que os Ramones teriam que parar de fazer shows. O vocalista estava ficando cada vez mais cansado e debilitado, afinal não era nada fácil fazer shows longos e intensos, coberto por jaqueta de couro e iluminação forte.

Além da saúde debilitada do vocalista, o grande problema dos Ramones era os vários anos de tensão e pouca comunicação entre os integrantes. O fim da banda não era oficializado mas comunicaram à imprensa que um último disco seria gravado. Nesse clima foi lançado ¡Adios Amigos! em 95. A guitarra alta de Johnny e a voz do bom gigante encorpada como vinho envelhecido faz deste, um álbum brilhante, bem gravado e bem produzido por Daniel Rey.Abre o disco um cover inusitado de Tom Waits, na sequência três músicas de Dee Dee sendo que a 2 e a 3 já tinham aparecido num disco solo do antigo baixista.

Joey aparece com apenas duas faixas lentas e brilhantes. Spiderman aparece como faixa escondida e I Love You de Johnny Thunders and the Heartbreakers são outros dois covers do álbum. Marky compõe Have a Nice Day, a faixa menos inspirada das 13 listadas. Metade do disco é de autoria da parceria Daniel Rey e Dee Dee, sendo que em Born To Die In Berlin o antigo baixista canta o terceiro verso em alemão numa gravação feita por telefone. C.J. canta em 4 músicas, e estréia como compositor na banda com duas: a canção menos ramone do álbum Scattergun e a mais ramone Got A Lot To Say.

Do lançamento de Adios Amigos até o fim da banda os Ramones ficaram um ano excursionando e fazendo os últimos shows pelas principais cidades do mundo.No dia 29 de fevereiro gravaram um show em NYC que deu origem ao terceiro álbum ao vivo do quarteto: "Greatest Hits Live" - lançado no meio do ano de 96 e que serviu para promover a participação dos Ramones na turnê Lollapalooza. Como o título sugere, "Greatest Hits Live" trazia as músicas mais famosas do grupo, mas o atrativo principal era o registro ao vivo de faixas de álbuns recentes como: I Don't Want To Grow Up, Strenght To Endure, Spiderman, Cretin Family e The Crusher. Além disso duas versões de estúdio enriqueciam o disco: um cover da sessentista Any Way You Want It e uma regravação de R.A.M.O.N.E.S. do Motorhead.

Logo após este show em NYC o Brasil recebeu pela última vez os Ramones em 6 datas emocionantes. Na sequência o quarteto fez em Buenos Aires o que seria o último show da história do grupo. Mas um convite para participar do Lollapalooza alterou o curso da história. Neste show em Buenos Aires no estádio do River Plate os Ramones tocaram junto com Iggy Pop e Die Toten Hosen para 70 mil argentinos alucinados (cantando "OLÊ, OLÊ, OLÁ, toda vida te quiero más, ôôôô sou Ramones, um sentimento que não se acabarás......").
 
A TV Argentina transmitia ao vivo o espetáculo para todo o país. Antes de Blitzkrieg Bop Joey vai ao microfone e fala "Don't cry for mi Argentina". Dee Dee que morava em Buenos Aires na época ficou de fazer uma participação mas esta acabou não acontecendo. Dee Dee chegou no hotel na hora dos autógrafos, hora de tumulto e confusão, os seguranças não reconheceram o ex-baixista que se sentiu esnobado. Finalmente a produção achou Dee Dee e o colocou dentro da van que os levariam ao local do show. Mas Dee Dee parecia perturbado e simplesmente pulou pra fora da van e sumiu!

53rd and 3rd

O último show dos Ramones aconteceu no dia 06 de agosto de 1996 no Palace em Hollywood. Chamaram vários convidados como Eddie Vedder, Lemmy, os caras do Rancid, do Soundgarden e Dee Dee Ramone. Dee Dee ficou encarregado de cantar Love Kills mas na hora H esqueceu a maioria das letras. Foi o show de número 2.263 e deu origem ao álbum e ao vídeo "We're Outta Here".Os Ramones eram a epítome de NYC e fizeram o último show em L.A. apenas porque Johnny estava se mudando para lá e queria que assim fosse. Lamentável. A idéia inicial era que o último show fosse de graça no Times Square em NYC.

Após esta derradeira apresentação os Ramones ainda receberam uma proposta irrecusável para fazer seus últimos shows na América do Sul. Joey Ramone não aceitou, fato que deixou Marky e Johnny transtornados, afinal esta única semana de shows pelo Brasil e Argentina dariam muito mais lucro do que as seis semanas que fizeram no festival Lollapalooza. Joey sempre foi a alma dos Ramones e para ele, tudo já tinha realmente acabado. Joey não iria cantar por dinheiro, estava mais preocupado com sua doença e seu projeto solo.

A última vez que eles todos se reuniram (exceto Ritchie) foi em 99 no lançamento da compilação Hey Ho Let's Go pela Rhino e antes disso no final de 97 no lançamento da box set We're Outta Here.

3 CHEERS FOR YOU

Em 1996 quando os Ramones acabaram Marky já estava com seu futuro trabalho engatilhado. Marky Ramone and the Intruders o álbum homônimo, foi lançado no final do mesmo ano. Junto com o velho parceiro Skinny Bones fazendo vozes e guitarra, Marky mostrava o mesmo trabalho percussivo cativante da época dos Ramones. As músicas eram muito boas, básicas, bubblegum competentíssimo. Algumas faixas foram compostas e cantadas por Mark Neuman, ex-Sheer Terror. As letras variavam na trilogia cerveja, garotas e ressentimentos. Entre as 13 faixas do álbum uma nova e pouco interessante versão de Anxiety (anteriormente gravada no Mondo Bizzaro), um cover de Better Things dos Kinks e 3 Cheers For You, uma homenagem aos sul americanos do Brasil, Chile e Argentina. Não coincidentemente no final de 96 Marky Ramone e sua nova banda já se apresentavam em terras brasileiras ao lado de Sex Pistols, Inocentes e Bad Religion.

Os Intruders vieram para o Brasil mais algumas vezes, mudaram de formação, lançaram um segundo e bom álbum produzido por Lars do Rancid e acabaram. Marky depois formou o Marky Ramone Group que depois virou Marky Ramone and the SpeedKings, projeto que lançou dois discos. No começo de 2003 Marky desistiu de encabeçar uma banda, afinal um trabalho era inferior ao antecessor, e resolveu se juntar a Jerry Only e Dez Cadena e com eles tocar Misfits, Ramones e o Project 1950.

Marky foi o Ramone mais ativo após o final da banda. Se por um lado explorou o nome e a fórmula até saturá-los ainda mais, por outro deixava a chama ramone acessa, o que é sempre motivo para brindar.

DANGERS OF LOVE

Johnny soube que tinha câncer de próstata em 1997 e faleceu no dia 15 de setembro de 2004 aos 55 anos. Morreu em Los Angeles ao lado da esposa Linda e de alguns amigos. Alguns destes amigos participaram da última empreitada de Johnny no rock. Desde o fim dos Ramones o guitarrista se aposentou por completo mas se juntou ao vocalista Rob Zombie para produzir um tributo ao quarteto nova iorquino. "We're a happy family - A tribute to Ramones" foi lançado em 2003 e se destacava de outros tributos ramônicos por trazer muitos artistas gigantes do mundo do rock como Metallica, Kiss e U2.

O tributo não chega a decepcionar mas quando o assunto é Joey, Dee Dee e Johnny a gente sempre espera mais. A maioria das bandas presentes eram do círculo de amizades de Johnny (Red Hot Chilli Peppers, Eddie Vedder, Green Day, Rob Zombie, Rancid, etc) que virou o rei de Los Angeles depois que se mudou para lá. Johnny começou a viver como Joey vivia antigamente mas na época criticava. Johnny se tornou uma estrela do rock, aparecia em festas e saía com celebridades. Foi Johnny quem apresentou Lisa Marie Presley a Nicolas Cage. Cage por sua vez lhe deu mãos e cabeças humanas fossilizadas para enriquecer a sala de horror de Johnny, que também tinha uma sala com coisas do Elvis.

Johnny resolveu curtir a vida como achava melhor. Ficou mais relaxado, menos durão. John era o general dos Ramones. Uma pessoa controladora e reacionária. Sem este radicalismo do guitarrista os Ramones não teriam vida longa.

LOS GUSANOS

Depois de 3 anos nos Ramones C.J. formou os Los Gusanos apenas para se divertir. Neste quarteto C.J. era o guitarrista e vocalista. Em 1994 lançaram pela Alternative Tentacles um ep com 4 hard rocks na linha do Black Sabbath e Ted Nugent. "I'd love to save the world" teve todo dinheiro da venda revertido para ajudar os mais necessitados. Após o fim dos Ramones C.J. Ward se dedicou aos Los Gusanos que em 1998 lançou o ótimo primeiro álbum homônimo. Problemas com a gravadora, várias trocas de bateristas e a saída do guitarrista Ed Lynch foram alguns dos motivos que fez com que a banda acabasse em março de 2000.

Depois disso C.J. formou o trio Warm Jets e lançou um compacto 7 polegadas. No meio de 2001 a banda mudou de nome para Bad Chopper, chegando a tocar no Brasil em duas datas do mês de setembro do mesmo ano. No Bad Chopper C.J. toca contrabaixo e canta músicas na linha dos Ramones e Stooges.

Meses após o fim dos Ramones C.J. tocou guitarra em dois shows com os Ramainz. Ramainz pode ser grosseiramente considerada uma "banda cover" dos Ramones com Dee Dee, Barbara e Marky na formação. Foi uma oportunidade que C.J. teve de tocar com Dee Dee, seu ramone favorito.

C.J. conheceu Chessa (uma sobrinha de Marky Ramone) quando ela tinha 13 anos, mas apenas 4 anos após começaram a namorar. Tempos depois moravam juntos no mesmo edificio de Marky e Marion. As coisas íam bem até Chessa engravidar. Se casaram no final dos anos 90, tiveram 2 filhos e anos depois se separaram. Atualmente C.J. passa por dificuldades. O Bad Chopper ainda não engrenou. Tudo que tem cabe em 3 caixas. C.J. vendeu tudo por causa do divórcio. Vendeu sua Harley, algumas armas de sua coleção e equipamentos musicais. Até seu disco de ouro do Ramones Mania teve que ser barganhado com seu advogado.

DEE DEE RAMONE

No mesmo ano de sua saída dos Ramones, Dee Dee lançou o álbum de rap "Standing In The Spotlight" sob o nome artístico Dee Dee King. Após o fracasso desta viagem no hip hop, o artista formou algumas bandas efêmeras como Whores of Babylon e Chinese Dragons, tocou com G.G. Allin e rodou o mundo vivendo em Paris, em Amsterdam, na Alemanha ou em qualquer outro local no qual as drogas estivessem com um bom preço. "I Hate Freaks Like You" um bom disco da comunidade Dee Dee Ramone I.C.L.C. apareceu em 1994. No final deste ano na Argentina Dee Dee conheceu sua futura esposa Barbara Zambini e em 1996 casaram-se em N.Y.C.

Com o fim dos Ramones as boas músicas de Dee Dee não estavam sendo gravadas e em 97 surge o maravilhoso "Zonked!/Ain't It Fun" o melhor trabalho solo de Dee Dee Ramone. Neste álbum ele assume os vocais e a guitarra. Marky toca bateria. Daniel Rey toca a outra guitarra e produz o trabalho. Barbara arrisca no contra-baixo e canta em 3 faixas mas o destaque positivo fica para as participações vocais de Lux Interior (The Cramps) e Joey Ramone.

Depois disso Dee Dee paradiou a si mesmo lançando trabalhos menores como "Greatest and Latest", "The Ramaiz" e "Hop Around", e fazendo shows em um nível de tosqueira constrangedor.No final de sua vida, Dee Dee morou em Los Angeles ao lado de Barbara. Escreveu livros, pintou quadros e no dia 05 de junho de 2002 foi encontrado morto aos 49 anos em seu apartamento. Causa mortis: overdose de heroína.

Foi pequeno e simples o enterro do baixista mais influente do punk rock. Lá estavam sua mãe, sua esposa Barbara, Tommy, C.J., Johnny, Linda, Danny Fields, Legs McNeil, Daniel Rey, Ed Stasium e alguns músicos que tocavam com Dee Dee na época.
Sem dúvida alguma, o camaleão bipolar Douglas Colvin foi o ramone mais atuante e talentoso. Parecia ter saído de um desenho animado e com seu estilo único deixou um legado gigantesco.

WHAT A WONDERFUL WORLD

Desde o fim dos Ramones Joey lutava contra o câncer linfático e planejava seu disco solo. No final do ano 2000 o câncer deu uma trégua e o vocalista ainda fragilizado finalizava seu álbum junto com Daniel Rey. Mas em dezembro Joey escorregou no gelo da calçada à frente de seu apartamento e quebrou a bacia. A medicação do tratamento foi interrompida para que uma cirurgia fosse realizada e assim o câncer se alastrou. Num domingo de Páscoa no dia 15 de abril de 2001 Joey Ramone faleceu. Sabíamos que ele não estava bem mas mesmo assim foi um choque para nós, fãs contumazes do Bom Gigante. Ramones era tudo para Joey. Se não fosse a banda Joey se passaria apenas como aquele magrelo tímido gigantesco, enciclopédia musical, freak obsessivo compulsivo da região de Forest Hills. Mas o carisma e talento dos Ramones e de Joey o transformaram na estrela que é: um dos símbolos do punk e um dos vocalistas e personas mais influentes e queridas da história do rock. Quando o álbum póstumo "Don't Worry About Me" foi lançado percebemos que Joey foi ramone até o fim, afinal não se ensinam novas melodias para um velho maestro. 

FIM

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