quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pequeno Almanaque da Fauna Rock 'n' Roll


Até certo tempo atrás, quando se perguntava sobre um roqueiro, a resposta imediata, até dos mais leigos, era que se trata de um sujeito que gosta de música alta e barulhenta. Porém, os tempos são outros, a coisa evoluiu muitas vezes em direções bizarras e até mesmo muitos roqueiros desconhecem certas vertentes desse universo escatológico e retalhado do rock and roll.Resolvi esclarecer os tipos mais expostos encontrados por aí, depois de longos estudos filológicos:

1) Roqueiro Oba-oba: Este é o tipo da maioria, cerca de 90% dos roqueiros antes de definir sua postura no rock. A maioria deles, com o tempo, irá debandar para outros rumos na vida, principalmente por outros compromissos, opiniões alheias, religião, idade, etc.

O que ouvem: O que vier no primeiro contato, principalmente o que estiver em evidência na mídia ou na frente de consumo.

2) Roqueiro Bota-pra-Fuder: Representados pelos típicos cabeludos em fase de crescimento. Muita espinha na cara e milhões de mililitros de aguardente nas veias. Se comportam de maneira ofensiva e são boca-suja.

O que ouvem: Todo som que for pesado.

3) Roqueiro Quatro-Estações: Aquele que varia musicalmente de acordo com o ambiente. No churrasco, com a rapaziada, ouve hardcore do juízo final, com a namorada, ouve new age tipo Enya e no máximo um rock pop água-com-açúcar no carro. Há, e sempre rádio FM em casa com a família!

O que ouvem: O que estiver na estante do gosto geral.

4) Roqueiro Morto-Vivo: Geralmente carregam uma biografia em baixo do braço do seu finado ídolo e seguem seu mesmo estilo visual. Escrevem, sempre que possível, frases clichês de seu ídolo em portas de banheiros públicos e bancos de ônibus. Seu quarto é quase um santuário de veneração...

O que ouvem: Toda a turma "já morreu" do rock and roll.

5) Roqueiro Fim-de-Semana: Esse é o típico figura que curte rock quando rola um evento popular, pois sempre tem uma camiseta fedendo à naftalina escondida no fundo da gaveta. Os preferidos são Iron Maiden, Pink Floyd, Raul Seixas, ou qualquer outra que se encontra em qualquer camelô.

O que ouvem: Nada.

6) Roqueiro Dupla-Face: Aquele cara tipo o Lobão, que ama o rock and roll e vive metendo o pau no mesmo. Ele pode estar numa hora batendo cabeça para o Napalm Death e, duas cervejas mais tarde, solta uma do tipo: "Chico César é o símbolo do renascimento da MPB new school!"

O que ouvem: Imprevisível.

7) Roqueiro do Sindicato Fashion: Esse gosta do rock and roll engajado politicamente, mesmo sem entender o real sentido da causa. Se uniformiza com estampas de mártires sem perceber que sua existência degride o real sentido da causa. Nenhuma indireta para a turma indie, que se veste como um stand da Adidas e se diz alternativa...

O que ouvem: Tudo que garanta seu milhão de cd's sob causas perdidas.

8) Roqueiro PM: Tipo farejador perdigueiro, preparado para qualquer deslize alheio de fãs e bandas para entrar em ação. Arquivam informações e policiam a atitude de tudo e de todos. Usam sempre as mesmas acusações do tipo: "Traidor", "Capitalista", "Vendido",...

O que ouvem: Tudo aquilo que, sob seu critério, é fiel e antológico.

9) Roqueiro por tempo de serviço: Aquele que gosta de tirar onda com datas e acontecimentos do tipo: "Eu curto KISS desde que veio ao Brasil em 1983!" Sempre arruma motivos para colocar na conversa seu vinil do Serguey, comprado em 1969.

O que ouvem: Rockão das antigas.
10) Roqueiro Família Adams: Esses gostam de andar em bandos, pois sua caminhada solitária pode causar vergonha e sentimento de inferioridade. Assumem um visual agressivo e espalhafatoso, e as vezes beirando a fantasia. Muitos carregam traumas de infância, causados pela rejeição que sofria dos coleguinhas do futebol ou pela bronca que recebeu dos pais por reprovarem, pela 3a. vez, a 5a. série do 1o. grau.

O que ouvem: Tudo aquilo que agrida o resto da humanidade.

11) Roqueiro Pé-na-Cova: Esse vive lamentando a perda do fervor da sua banda preferida. Também conhecido como "Roqueiro da Terceira-Divisão", está sempre torcendo para que suas bandas saiam da zona de rebaixamento.

O que ouvem: Tudo aquilo que tenta voltar para o topo das vendas e que, vira e mexe, faz um revival.

P.S - Ame o rock acima de tudo , mas não o leve a sério

Nenhum comentário: