Skatemaster Tate
and The Concrete Crew - Do The Skate
Em 1991 o grupo
skatemaster tate and the concrete crew (um dj, dois rappers e um guitarrista)
criou um clássico: "do the skate", nome da primeira faixa do lp de
mesmo nome. O álbum contava com algumas guitarras de tim kerr e backing vocals
do grande natas kaupas. Antes disso skatemaster tate apareceu em duas
compilações em fitas cassete da revista thrasher. No volume 6 com a música jolt
skate mix e no ano de 1986 abrindo o volume 4 com skaterock rap. Estes
angelenos estavam a frente do seu tempo quando resolveram fundir rap e skate.
O quarto volume
das coletâneas da thrasher trazia uma seleção musical eclética, retratando o
caminho que o skate estava seguindo. Com a incorporação de manobras do
freestyle, o street style cresceu, as ruas foram tomadas por streeteiros, e nas
ruas começava a se popularizar o hip hop, o funk e outros estilos musicais.
Skatemaster tate foi o melhor retrato desta fase, que atingiu seu ápice no
começo dos anos 90 quando os skatistas ouviam punk rock num lado de uma fita
cassete e rap no outro.
M.i.a. - Tell Me Why
Eram poucas as
informações sobre skate rock que chegavam aos ouvidos da molecada brasileira
que andava de skate no final dos anos 80. Pode-se dizer que as informações eram
"bimestrais" ou na melhor das hipóteses "mensais". Digo
isso pois nossa única fonte eram as revistas especializadas da época. No brasil
tinha a overall, a yeah! E a skatin'. Entre as gringas destaque total para a
thrasher, é claro! Nas últimas páginas da revista sempre tinham resenhas e
entrevistas com bandas interessantes ou publicidade de gravadora independente,
além de colocar a venda lp's do j.f.a ou as super desejadas coletâneas da série
skate rock que na época já estavam nos útimos volumes. Foi na thrasher que a
gente soube que o dee dee tinha deixado os ramones ou que bad brains e suicidal
tendencies estavam em grandes gravadoras. A sessão musical da thrasher era
obrigatória, você não precisava comprar a revista mas sempre conferia nas
bancas o que tinha naquelas páginas fabulosas.
Assim sendo
classificávamos de modo grosseiro qualquer banda entrevistada na thrasher como
"banda skate rock". Algumas bandas nem eram skate rock mas como
tinham sido matéria da thrasher a gente classificava "sem medo" como
tal.
Uma dessas
bandas que não tinham muito a ver com o skate mas, por aparecer na thrasher
acabou sendo colocada na mesma turminha foi uma obscura banda de las vegas
chamada m.i.a.
Duraram de 1981
à 87. Integrante principal: mike conley. Registro fundamental: lost boys (2
lp's em 1 cd... Lançado em 2001 pela alternative tentacles). Os 2 lp's em
questão são: "murder in a foreign place" de 1984 e "lost
rites" de 1982. O último álbum: "after the fact" de 87, trazia
frank daly e mark arnold que após o fim da banda formaram o big drill car.
Naquela fase da
globalização do skate no começo dos anos 90 surgiu uma banda na suécia chamada
millencolin. O nome da banda foi uma adaptação do nome da manobra melancholy,
também conhecida por sad air. O quarteto tem model de tênis pela vans e
construiu uma skate park em sua cidade natal orebro. Começaram a tocar ouvindo
operation ivy, nofx e as bandas que enriqueciam a trilha sonora dos vídeos da
marca h-street.
Sub Society
Uma pequena e
obscura banda de san diego chamada sub society ficou um pouco conhecida por
estar presente nas trilhas destes vídeos da h-street. Os registros fonográficos
do grupo se resumem a uma demo tape e dois compactos 7 polegadas . Também
pode se ouvir sub society no volume 10 da coleção de fitas cassete da revista
thrasher e nos vídeos 'hokus pokus' e 'next generation' da h-street.uma sessão
clássica do hokus pokus é de matt hensley apavorando com seu belo estilo e ao
fundo a música "a whole lot less" do sub society. Inspirados nas
imagens e na música o millencolin regravou "a whole lot less" .
O skate
brasileiro entrou na década de 90 quase morto. Um dos culpados foi o bloqueio
das contas bancárias do plano collor. Quem continuou intenso no skate é porque
tinha o skate na veia. Nesta época o freestyle foi incorporado ao streetskate,
novas manobras íam surgindo. Heels e flips eram manobras básicas. Uma evolução
gigantesca. Um novo skate, rodas torneadas, shapes finos e bastante côncavos.
Velocidade não importava tanto, tudo estava sendo reinventado, não havia
espaços para veteranos ou old schools. Tarobinha um dos poucos
"velocistas" da nova geração foi o campeão de streetskate de 1992.
Tarobinha era o supra sumo de uma geração de streeteiros que raspavam a cabeça,
usavam roupas extra large e adotavam uma postura quase anti-profissional, eram
avessos à fotografias e tentavam ser undergrounds.nos anos posteriores o skate
brasileiro se auto conheceu, se profissionalizou, valorizou-se. Época de
excelentes nomes como digo, carlos de andrade piolho, rodil ferrugem e lincoln
ueda. Bob foi capa da thrasher, o switchstance se popularizou.
Mas aquele
difícil início de década ninguém esquece, assim como não esquecemos as músicas
mais tocadas nos campeonatos da época. Uma banda que sempre embalava os
streeteiros se chamava operation ivy. Quarteto de berkeley, safra gilman street
87/89. Elaboraram uma inovadora mistura de punk com ska, catalizaram o
surgimento de um novo gênero musical.anos após o fim da banda o baixista matt e
o guitarrista tim (lint) formaram o rancid. O baterista brett reed nas horas
vagas anda de skate... É ele quem aparece andando no video da música hyena.
Gang green - Skate To Hell
A primeira
aparição do gang green foi na clássica coletânea "this is boston not
l.a." de 1982 ao lado de bandas como jerry's kids, f.u.'s, the freeze
entre outras. Com apenas 15 anos de idade os moleques do gang green se
destacaram entre a boston crew por fazerem um hardcore rápido e intenso. Boston
era uma das mecas do hardcore americano no início dos 80 representada por grupos
como mission of burma, ssd e dys.
A partir do meio
daquela década (com lançamentos pelas gravadoras taang! E roadrunner) o gang
green fez um hard rock rápido com letras sobre festas, garotas, cerveja e
skate. Lançaram um álbum (inclusive no brasil) cujo título "older...
(budweiser)" já dava o tom da conversa. Em outros registros várias músicas
tendo o skate como tema (skate hate, skate all day, etc) os faziam ser os
representantes bostonianos do skate rock. Ficaram imortalizados no gênero
quando fecharam o volume 5 (wild riders of boards) das coletâneas da thrasher
com a música skate to hell .
Steve alba
começou sua história como skatista em 1974 aos 11 anos de idade e desde então
nunca mais parou de andar. Em 78 entrou para a história ao vencer o primeiro
campeonato realizado em uma piscina, terreno no qual é mestre. Mas o espírito
aventureiro de salba (como é mais conhecido) sempre fala mais alto procurando
terrenos inexplorados e pouco óbvios como fullpipes e piscinas remotas. Não
foram poucos locais por ele descobertos. Também não foram poucos os secrets
spots que só foram skateados pelo irmão mais velho da família alba.
No final dos
anos 70 ao lado de outros skatistas da santa cruz como duane peters e steve
olson ajudou a sedimentar a postura rebelde do skate. Sim! Salba também faz
música, mas apenas como passatempo!!! A guitarra é uma de suas paixões. Seus
outros hobbies são colecionar discos de 45 rpm e descobrir novas piscinas e
pipes.Atualmente faz
parte da banda powerflex 5 tocando um rockabilly competente.
No meio dos anos
80 formou o hard punk rock screaming lord salba and his heavy friends.
Apareceram em dois vídeos da santa cruz, em algumas coletâneas e fecharam um
dos melhores volumes das compilações da thrasher.
Sidewalk Surfin'
Jan and Dean foi uma dupla vocal estado-unidense dos anos 60. Foram os primeiros
grandes populizadores da surf music. Emplacaram hits como deadman's curve, i
found a girl e surf city, esta última co-escrita com brian wilson dos beach
boys. Outra parceria de brian com jan deu origem a primeira música sobre skate
que se tem notícia: sidewalk surfin'.
Quando surgiu, o
skate era chamado de sidewalk surfin' e era encarado apenas como mais uma moda
passageira infanto-juvenil. A ingenuidade desta época seminal do skate pode ser
conferida em um dos trechos da letra da música:
"grab your
board and go sidewalk surfin' with me...
Don't be afraid
to try the newest sport around
(bust your buns,
bust your buns now)
It's catchin' on
in every city and town
You can do the
tricks the surfers do, just try a
"quasimodo"
or "the coffin" too (why don't you)
Grab your board
and go sidewalk surfin' with me.
(skateboard with
me, why don't you skateboard me?)".
Regravada até
mesmo por Dee Dee Ramone .
Mike Vallely
Mike Vallely é
um brutamontes, esquisitão, é um cara que "dá medo" só de olhar. Mike Vallely é jogador de hockey, um esporte violento, além disso é lutador
profissional de vale tudo. Mas é com o skate, a poesia e com o punk rock que ele consegue canalizar sua agressividade de forma mais saudável.
Já lançou dois
livros de poemas. Produz seu próprio programa de televisão chamado drive tv.
Mike Vallely é um dos skatistas mais importantes de sua geração. Nas ruas se
consagrou como um dos streeteiros mais radicais de todos os tempos. É uma
lenda.
Mike teve a
sorte de presenciar um show do black flag em new jersey quando era adolescente
em 1984. Desde então começou a se interessar por música e na sequência, o mundo
do skate veio naturalmente. Desde 2002 integra a banda mike v. And the rats na
qual é vocalista e letrista.
"we hit the
streets born to run
Not looking for
trouble just having fun
But around here
its against the law to be young
Around here
youre guilty by suspicion
We meet out in
abandoned parking lots
Under the street
lights just after dark
Armed with
skateboards and guitars
Against gang
fights, police states and holy wars
These are the
days
We hang out in
the garage and plug into amps
We skate our
ramps and listen to the clash
We hold onto the
night and try to make it last
The cars rush by
going nowhere fast
Everyones down
on main street
Got our
skateboards under our feet
Were just
talking trash in the heat
These are the
days youd better breathe deep
These are the
days"
Flogging Molly
No ano de 1970
na cidade de san diego nasceu matt hensley. Executanto manobras com grau de
técnica e inovação cabulosas hensley entrou na história do street skate na
virada dos anos oitenta para os noventa. Segundo nosso amigo marcelo viegas:
"hensley foi além da influência direta no skate, ele mudou a moda também.
Ele criou um estilo que virou padrão. Todo skatista no começo dos noventa
passava máquina 2 na cabeça, cortava o cano do tênis, usava salva-carteira e
bermuda com bolsos laterais... E era exatamente assim que o hensley se vestia.
Ele criou isso, e nós simplesmente copiamos... Não só nós reles mortais, como
as marcas de skate que transformaram o "padrão hensley" em tendência
da moda jovem mundial, a chamada street wear".
No pub molly
malone's da cidade de los angeles surgiu a banda flogging molly em 1997. Fazem
um folk irlandês misturado com punk rock. Uma espécie de the pogues estado
unidense. Já possuem 3 álbuns bem interessantes mas o ponto forte são as
apresentações ao vivo. Entre seus integrantes o septeto conta com uma garota
tocando violino, com o irlandês dave king (o vocalista e guitarrista que nasceu
em dublin) e tocando acordeon... Ele mesmo, matt hensley!!!!!!!
Mcrad - Iflation Dub
Chuck treece foi
skatista profissional nos anos 80, marcou pontos no skate rock produzindo
trilha sonora de videos como ban this ou public domain e como líder do grupo
mcrad. Mcrad surgiu em 1982 na filadélfia. Neste mesmo ano participaram de uma
coletêna obscura chamada "get off my back". Em 83 lançaram um 12 polegadas
("dominant force") com 8 faixas, e em 84 tiveram a honra de abrir o
volume 2 das coletâneas da revista thrasher.
O único álbum do
mcrad "absence of sanity" saiu em 1987. Mcshred e weekness (duas
faixas deste álbum) ficaram imortalizadas pois serviram de trilha sonora em uma
sequência matadora do vídeo public domain com os skatistas ray barbee, eric
sanderson e steve saiz. Outra música deste disco também tem ligação com skate:
a faixa 10 intitulada tg nada mais é do que uma homenagem ao melhor amigo de
chuck treece nos seus tempos de skate. Tg são as iniciais de tom groholski, pró
skater da vision também nos anos 80.
No começo dos 90
chuck treece resolveu encarar o skate apenas como diversão e se dedicou ao seu
talento maior, a música. Além do mcrad o multi instrumentista treece tocou com
urge overkill, underdog, the roots, billy joel, g. Love and the goats,
disposable heroes of hiphopracy, black beans e supergrub. Mas seu maior orgulho
(fora o mcrad e seu disco solo "dreamin'" de 1990) foi ter feito backing
vocals no álbum quickness do bad brains além de se aventurar como vocalista e
baixista em alguns shows do mesmo bad brains no ano de 1989.
Bones Brigade - Skate Or Die
Existiu uma
equipe da marca powell peralta chamada bones brigade. Composta por skatistas do
quilate de steve caballero, lance mountain, mike mcgill, tommy guerrero e tony
hawk a facção marcou época no começo dos anos 80. Essa mesma turminha
juntamente com outros profissionais estrelaram sob a direção do grande stacy
peralta o primeiro video de skate da história! A pérola vhs de 35 minutos
"the bones brigade video show" mostrava em video o que antes só se
via nas revistas: caballero e mcgill no bowl de lakewood, tony hawk em del mar,
rodney mullen certeiro no apaixonante freestyle, ruas, ladeiras, piscinas,
rampas de fundo de quintal, skate parks, adrian demain, per welinder, kevin
staab, todd hastings... Para 1984, uma loucura!!!!!!!
Anos atrás
quando o revival dos anos 80 veio com tudo, alguns moleques resolveram
reaquecer um estilo musical que marcou o final daquela década: o crossover
(mistura caprichada de punk, hardcore e metal). Se auto intitulam "bandana
trash" e adotam o visual calça ou bermuda jeans, tênis de skate, camisa
xadrez, boné e bandana!!!!
Pelo lado skate
rock da costa oeste estado unidense podemos citar como exemplo bandana trash o
grupo what happens next? Com membros do all you can eat. Já no lado leste o
melhor representante vem de boston e se chama bones brigade. Meio minor threat
meio suicidal tendencies este quarteto ultra
veloz possue entre seus lançamentos um álbum obrigatório intitulado
"i hate myself when i'm not skateboarding".
Riot 303 + Beyond possession
Quando se fala
em skate rock canadense logo se pensa em snfu, mas duas bandas da cidade de
calgary, ambas do vocalista ron hadley também merecem destaque: riot 303 e
beyond possession.o riot 303 surgiu em 1981. No primeiro volume das compilações
da thrasher apareceu com 4 (!!!!) Faixas: skate punx, murder the prime
minister, depression session e nightmares of another kind. Faziam o skate rock
clássico de 81/83 ala the faction/adolescents e possuem um 7 polegadas
disputadíssimo chamado "crowd control".
Já o beyond
possession é de 1984. No ano seguinte lançaram o compacto "tell tale
heart" (título inspirado em uma obra de edgar allan paul) com 6 crossovers
numa temática mórbida sobre vingança e morte. Uma das músicas (skater's life)
se diferenciava das outras e foi escolhida para integrar o volume 3 das
coletâneas da thrasher. Em 1986 gravaram seu único álbum "is this beyond
possession lp" pela metal blade (gravadora clássica das bandas de
crossover do meio dos anos 80).Anos atrás foi
lançado pela melodiya records "repossessed", cd que engloba toda
discografia do beyond possession.
Stalag 13 + ill
repute ( nardcore )
Oxnard (cidade
californiana próxima à santa bárbara) localizada à 100 quilômetros ao norte de
los angeles era ponto de parada das bandas de hardcore que faziam turnês pela
costa oeste. Bons fanzines ("60 miles north", "it's
alive"), a gravadora mystic e boas bandas sedimentaram a cena local do
meio dos anos 80, logo batizada de nardcore. Agression, ill repute, rkl, stalag
13 e dr. Know foram as bandas mais atuantes nos grandes anos do nardcore.
Além dessas
podemos citar os obscuros conjuntos false confession, habeas corpus, rat pack e
scared straight. Este último, embrião do ten foot pole/pulley gravou uma música
chamada skate to live na coletânea nardcore lançada pela mystic em 1984. Outras
bandas como nofx, lag wagon e strife também possuem raízes fincadas na cena de
oxnard e santa bárbara.todas as bandas do nardcore tinham estreita relação com
o skate rock. Dois registros clássicos desta cena são os discos "in
control" do stalag 13 e "what happens next" do ill repute.
Minus One + Black Athletes
Com trilha
sonora das bandas black athletes e minus one a sessão skate rock chega ao fim
na sua parte de número 40. Procurando entender a relação dos skatistas com a
música e vice-versa, foram executadas 49 canções de bandas canadenses,
brasileiras, estado-unidenses, argentinas, australianas e alemãs.
Dissecamos o
perfil de personagens importantes como steve caballero, steve alba, steve
olson, duane peters, claus grabke, tony alva, chuck treece, ron emory, natas
kaupas, mike vallely, césar lost, tommy guerrero, morizen foche. Você ouviu
bandas clássicas como big boys, suicidal tendencies e agression. Assim como
algumas desconhecidas porém muito boas como beyond possession, odd numbers e
eight dayz.
A maioria das
bandas resenhadas tiveram seu ápice quando o skate rock surgiu no início dos
anos 80: t.s.o.l., j.f.a., d.i., joneses, gang green. Mas trouxemos também a
nova geração como mike v. And the rats, monkeywrench ou bones brigade. Muita
coisa ficou de fora. Normal.para encerrar a sessão skate rock duas bandas
raras: minus one e black athletes.
Ambas
participaram do primeiro volume das coletâneas skate rock da thrasher magazine.
E pelo que se tem notícia nunca mais apareceram. Estão aqui hoje não por serem
"super-ultra-mega raras" ou por serem as únicas bandas do primeiro
volume que não tinham sido tocadas, mas sim por fazerem com qualidade o
delicioso skate rock da primeira geração.
5 comentários:
E ai Cara blza ?
Seguinte..há tempos procuro o filme do Mike Vallely 'Drive - My Life in Skateboard'...
To ficando loco ja...não consigo achar...
se vc souber onde posso baixar o filme de avisa...
Abraço.
Emerson
emerson_6951@hotmail.com
Porra velho, muito bom seu texto !
Realmente vc tem muita informação, nada é vazio e é tudo muito bem encaixado e explicado.
~SktHc~
p.s. quem é vc ?
Aê Carbonieri...
Esse vídeo é fácil de achar, no emule tem.
E se por um acaso vc é de Sp, cola na galeria q lá tem com ctz\ absoluta.
Gosto do Drive !
Muito legal man a historia da musica com influencia do skate e vice versa! Sabe o que eu queria saber mesmo é o nome da banda cujo o videclip foi gravado numa piscina e uma galera andando de skate e uma batera no meio da piscina ,90´s?! sabes ?!claro que sim mas pode nos esclarecer ?! desde já parabéns e obrigado .
Leospa
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