terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Historia do Skate parte 2

Skatemaster Tate and The Concrete Crew - Do The Skate

Em 1991 o grupo skatemaster tate and the concrete crew (um dj, dois rappers e um guitarrista) criou um clássico: "do the skate", nome da primeira faixa do lp de mesmo nome. O álbum contava com algumas guitarras de tim kerr e backing vocals do grande natas kaupas. Antes disso skatemaster tate apareceu em duas compilações em fitas cassete da revista thrasher. No volume 6 com a música jolt skate mix e no ano de 1986 abrindo o volume 4 com skaterock rap. Estes angelenos estavam a frente do seu tempo quando resolveram fundir rap e skate.

O quarto volume das coletâneas da thrasher trazia uma seleção musical eclética, retratando o caminho que o skate estava seguindo. Com a incorporação de manobras do freestyle, o street style cresceu, as ruas foram tomadas por streeteiros, e nas ruas começava a se popularizar o hip hop, o funk e outros estilos musicais. Skatemaster tate foi o melhor retrato desta fase, que atingiu seu ápice no começo dos anos 90 quando os skatistas ouviam punk rock num lado de uma fita cassete e rap no outro.

M.i.a. - Tell Me Why

Eram poucas as informações sobre skate rock que chegavam aos ouvidos da molecada brasileira que andava de skate no final dos anos 80. Pode-se dizer que as informações eram "bimestrais" ou na melhor das hipóteses "mensais". Digo isso pois nossa única fonte eram as revistas especializadas da época. No brasil tinha a overall, a yeah! E a skatin'. Entre as gringas destaque total para a thrasher, é claro! Nas últimas páginas da revista sempre tinham resenhas e entrevistas com bandas interessantes ou publicidade de gravadora independente, além de colocar a venda lp's do j.f.a ou as super desejadas coletâneas da série skate rock que na época já estavam nos útimos volumes. Foi na thrasher que a gente soube que o dee dee tinha deixado os ramones ou que bad brains e suicidal tendencies estavam em grandes gravadoras. A sessão musical da thrasher era obrigatória, você não precisava comprar a revista mas sempre conferia nas bancas o que tinha naquelas páginas fabulosas.

Assim sendo classificávamos de modo grosseiro qualquer banda entrevistada na thrasher como "banda skate rock". Algumas bandas nem eram skate rock mas como tinham sido matéria da thrasher a gente classificava "sem medo" como tal.

Uma dessas bandas que não tinham muito a ver com o skate mas, por aparecer na thrasher acabou sendo colocada na mesma turminha foi uma obscura banda de las vegas chamada m.i.a.

Duraram de 1981 à 87. Integrante principal: mike conley. Registro fundamental: lost boys (2 lp's em 1 cd... Lançado em 2001 pela alternative tentacles). Os 2 lp's em questão são: "murder in a foreign place" de 1984 e "lost rites" de 1982. O último álbum: "after the fact" de 87, trazia frank daly e mark arnold que após o fim da banda formaram o big drill car.

Naquela fase da globalização do skate no começo dos anos 90 surgiu uma banda na suécia chamada millencolin. O nome da banda foi uma adaptação do nome da manobra melancholy, também conhecida por sad air. O quarteto tem model de tênis pela vans e construiu uma skate park em sua cidade natal orebro. Começaram a tocar ouvindo operation ivy, nofx e as bandas que enriqueciam a trilha sonora dos vídeos da marca h-street.

Sub Society

Uma pequena e obscura banda de san diego chamada sub society ficou um pouco conhecida por estar presente nas trilhas destes vídeos da h-street. Os registros fonográficos do grupo se resumem a uma demo tape e dois compactos 7 polegadas. Também pode se ouvir sub society no volume 10 da coleção de fitas cassete da revista thrasher e nos vídeos 'hokus pokus' e 'next generation' da h-street.uma sessão clássica do hokus pokus é de matt hensley apavorando com seu belo estilo e ao fundo a música "a whole lot less" do sub society. Inspirados nas imagens e na música o millencolin regravou "a whole lot less" .

O skate brasileiro entrou na década de 90 quase morto. Um dos culpados foi o bloqueio das contas bancárias do plano collor. Quem continuou intenso no skate é porque tinha o skate na veia. Nesta época o freestyle foi incorporado ao streetskate, novas manobras íam surgindo. Heels e flips eram manobras básicas. Uma evolução gigantesca. Um novo skate, rodas torneadas, shapes finos e bastante côncavos. Velocidade não importava tanto, tudo estava sendo reinventado, não havia espaços para veteranos ou old schools. Tarobinha um dos poucos "velocistas" da nova geração foi o campeão de streetskate de 1992. Tarobinha era o supra sumo de uma geração de streeteiros que raspavam a cabeça, usavam roupas extra large e adotavam uma postura quase anti-profissional, eram avessos à fotografias e tentavam ser undergrounds.nos anos posteriores o skate brasileiro se auto conheceu, se profissionalizou, valorizou-se. Época de excelentes nomes como digo, carlos de andrade piolho, rodil ferrugem e lincoln ueda. Bob foi capa da thrasher, o switchstance se popularizou.

Mas aquele difícil início de década ninguém esquece, assim como não esquecemos as músicas mais tocadas nos campeonatos da época. Uma banda que sempre embalava os streeteiros se chamava operation ivy. Quarteto de berkeley, safra gilman street 87/89. Elaboraram uma inovadora mistura de punk com ska, catalizaram o surgimento de um novo gênero musical.anos após o fim da banda o baixista matt e o guitarrista tim (lint) formaram o rancid. O baterista brett reed nas horas vagas anda de skate... É ele quem aparece andando no video da música hyena.

Gang green - Skate To Hell

A primeira aparição do gang green foi na clássica coletânea "this is boston not l.a." de 1982 ao lado de bandas como jerry's kids, f.u.'s, the freeze entre outras. Com apenas 15 anos de idade os moleques do gang green se destacaram entre a boston crew por fazerem um hardcore rápido e intenso. Boston era uma das mecas do hardcore americano no início dos 80 representada por grupos como mission of burma, ssd e dys.

A partir do meio daquela década (com lançamentos pelas gravadoras taang! E roadrunner) o gang green fez um hard rock rápido com letras sobre festas, garotas, cerveja e skate. Lançaram um álbum (inclusive no brasil) cujo título "older... (budweiser)" já dava o tom da conversa. Em outros registros várias músicas tendo o skate como tema (skate hate, skate all day, etc) os faziam ser os representantes bostonianos do skate rock. Ficaram imortalizados no gênero quando fecharam o volume 5 (wild riders of boards) das coletâneas da thrasher com a música skate to hell .

Steve alba começou sua história como skatista em 1974 aos 11 anos de idade e desde então nunca mais parou de andar. Em 78 entrou para a história ao vencer o primeiro campeonato realizado em uma piscina, terreno no qual é mestre. Mas o espírito aventureiro de salba (como é mais conhecido) sempre fala mais alto procurando terrenos inexplorados e pouco óbvios como fullpipes e piscinas remotas. Não foram poucos locais por ele descobertos. Também não foram poucos os secrets spots que só foram skateados pelo irmão mais velho da família alba.

No final dos anos 70 ao lado de outros skatistas da santa cruz como duane peters e steve olson ajudou a sedimentar a postura rebelde do skate. Sim! Salba também faz música, mas apenas como passatempo!!! A guitarra é uma de suas paixões. Seus outros hobbies são colecionar discos de 45 rpm e descobrir novas piscinas e pipes.Atualmente faz parte da banda powerflex 5 tocando um rockabilly competente. 

No meio dos anos 80 formou o hard punk rock screaming lord salba and his heavy friends. Apareceram em dois vídeos da santa cruz, em algumas coletâneas e fecharam um dos melhores volumes das compilações da thrasher.

Sidewalk Surfin'

Jan and Dean foi uma dupla vocal estado-unidense dos anos 60. Foram os primeiros grandes populizadores da surf music. Emplacaram hits como deadman's curve, i found a girl e surf city, esta última co-escrita com brian wilson dos beach boys. Outra parceria de brian com jan deu origem a primeira música sobre skate que se tem notícia: sidewalk surfin'.

Quando surgiu, o skate era chamado de sidewalk surfin' e era encarado apenas como mais uma moda passageira infanto-juvenil. A ingenuidade desta época seminal do skate pode ser conferida em um dos trechos da letra da música:

"grab your board and go sidewalk surfin' with me...
Don't be afraid to try the newest sport around
(bust your buns, bust your buns now)
It's catchin' on in every city and town
You can do the tricks the surfers do, just try a
"quasimodo" or "the coffin" too (why don't you)
Grab your board and go sidewalk surfin' with me.
(skateboard with me, why don't you skateboard me?)".

Regravada até mesmo por Dee Dee Ramone .

Mike Vallely

Mike Vallely é um brutamontes, esquisitão, é um cara que "dá medo" só de olhar. Mike Vallely é jogador de hockey, um esporte violento, além disso é lutador profissional de vale tudo. Mas é com o skate, a poesia e com o punk rock que ele consegue canalizar sua agressividade de forma mais saudável.

Já lançou dois livros de poemas. Produz seu próprio programa de televisão chamado drive tv. Mike Vallely é um dos skatistas mais importantes de sua geração. Nas ruas se consagrou como um dos streeteiros mais radicais de todos os tempos. É uma lenda.

Mike teve a sorte de presenciar um show do black flag em new jersey quando era adolescente em 1984. Desde então começou a se interessar por música e na sequência, o mundo do skate veio naturalmente. Desde 2002 integra a banda mike v. And the rats na qual é vocalista e letrista.

"we hit the streets born to run
Not looking for trouble just having fun
But around here its against the law to be young
Around here youre guilty by suspicion
We meet out in abandoned parking lots
Under the street lights just after dark
Armed with skateboards and guitars
Against gang fights, police states and holy wars
These are the days
We hang out in the garage and plug into amps
We skate our ramps and listen to the clash
We hold onto the night and try to make it last
The cars rush by going nowhere fast
Everyones down on main street
Got our skateboards under our feet
Were just talking trash in the heat
These are the days youd better breathe deep
These are the days"

Flogging Molly 

No ano de 1970 na cidade de san diego nasceu matt hensley. Executanto manobras com grau de técnica e inovação cabulosas hensley entrou na história do street skate na virada dos anos oitenta para os noventa. Segundo nosso amigo marcelo viegas: "hensley foi além da influência direta no skate, ele mudou a moda também. Ele criou um estilo que virou padrão. Todo skatista no começo dos noventa passava máquina 2 na cabeça, cortava o cano do tênis, usava salva-carteira e bermuda com bolsos laterais... E era exatamente assim que o hensley se vestia. Ele criou isso, e nós simplesmente copiamos... Não só nós reles mortais, como as marcas de skate que transformaram o "padrão hensley" em tendência da moda jovem mundial, a chamada street wear".

No pub molly malone's da cidade de los angeles surgiu a banda flogging molly em 1997. Fazem um folk irlandês misturado com punk rock. Uma espécie de the pogues estado unidense. Já possuem 3 álbuns bem interessantes mas o ponto forte são as apresentações ao vivo. Entre seus integrantes o septeto conta com uma garota tocando violino, com o irlandês dave king (o vocalista e guitarrista que nasceu em dublin) e tocando acordeon... Ele mesmo, matt hensley!!!!!!!

Mcrad - Iflation Dub

Chuck treece foi skatista profissional nos anos 80, marcou pontos no skate rock produzindo trilha sonora de videos como ban this ou public domain e como líder do grupo mcrad. Mcrad surgiu em 1982 na filadélfia. Neste mesmo ano participaram de uma coletêna obscura chamada "get off my back". Em 83 lançaram um 12 polegadas ("dominant force") com 8 faixas, e em 84 tiveram a honra de abrir o volume 2 das coletâneas da revista thrasher.

O único álbum do mcrad "absence of sanity" saiu em 1987. Mcshred e weekness (duas faixas deste álbum) ficaram imortalizadas pois serviram de trilha sonora em uma sequência matadora do vídeo public domain com os skatistas ray barbee, eric sanderson e steve saiz. Outra música deste disco também tem ligação com skate: a faixa 10 intitulada tg nada mais é do que uma homenagem ao melhor amigo de chuck treece nos seus tempos de skate. Tg são as iniciais de tom groholski, pró skater da vision também nos anos 80.

No começo dos 90 chuck treece resolveu encarar o skate apenas como diversão e se dedicou ao seu talento maior, a música. Além do mcrad o multi instrumentista treece tocou com urge overkill, underdog, the roots, billy joel, g. Love and the goats, disposable heroes of hiphopracy, black beans e supergrub. Mas seu maior orgulho (fora o mcrad e seu disco solo "dreamin'" de 1990) foi ter feito backing vocals no álbum quickness do bad brains além de se aventurar como vocalista e baixista em alguns shows do mesmo bad brains no ano de 1989.

Bones Brigade - Skate Or Die

Existiu uma equipe da marca powell peralta chamada bones brigade. Composta por skatistas do quilate de steve caballero, lance mountain, mike mcgill, tommy guerrero e tony hawk a facção marcou época no começo dos anos 80. Essa mesma turminha juntamente com outros profissionais estrelaram sob a direção do grande stacy peralta o primeiro video de skate da história! A pérola vhs de 35 minutos "the bones brigade video show" mostrava em video o que antes só se via nas revistas: caballero e mcgill no bowl de lakewood, tony hawk em del mar, rodney mullen certeiro no apaixonante freestyle, ruas, ladeiras, piscinas, rampas de fundo de quintal, skate parks, adrian demain, per welinder, kevin staab, todd hastings... Para 1984, uma loucura!!!!!!!

Anos atrás quando o revival dos anos 80 veio com tudo, alguns moleques resolveram reaquecer um estilo musical que marcou o final daquela década: o crossover (mistura caprichada de punk, hardcore e metal). Se auto intitulam "bandana trash" e adotam o visual calça ou bermuda jeans, tênis de skate, camisa xadrez, boné e bandana!!!!

Pelo lado skate rock da costa oeste estado unidense podemos citar como exemplo bandana trash o grupo what happens next? Com membros do all you can eat. Já no lado leste o melhor representante vem de boston e se chama bones brigade. Meio minor threat meio suicidal tendencies este quarteto ultra  veloz possue entre seus lançamentos um álbum obrigatório intitulado "i hate myself when i'm not skateboarding".

Riot 303 + Beyond possession

Quando se fala em skate rock canadense logo se pensa em snfu, mas duas bandas da cidade de calgary, ambas do vocalista ron hadley também merecem destaque: riot 303 e beyond possession.o riot 303 surgiu em 1981. No primeiro volume das compilações da thrasher apareceu com 4 (!!!!) Faixas: skate punx, murder the prime minister, depression session e nightmares of another kind. Faziam o skate rock clássico de 81/83 ala the faction/adolescents e possuem um 7 polegadas disputadíssimo chamado "crowd control".

Já o beyond possession é de 1984. No ano seguinte lançaram o compacto "tell tale heart" (título inspirado em uma obra de edgar allan paul) com 6 crossovers numa temática mórbida sobre vingança e morte. Uma das músicas (skater's life) se diferenciava das outras e foi escolhida para integrar o volume 3 das coletâneas da thrasher. Em 1986 gravaram seu único álbum "is this beyond possession lp" pela metal blade (gravadora clássica das bandas de crossover do meio dos anos 80).Anos atrás foi lançado pela melodiya records "repossessed", cd que engloba toda discografia do beyond possession.

Stalag 13 + ill repute ( nardcore )

Oxnard (cidade californiana próxima à santa bárbara) localizada à 100 quilômetros ao norte de los angeles era ponto de parada das bandas de hardcore que faziam turnês pela costa oeste. Bons fanzines ("60 miles north", "it's alive"), a gravadora mystic e boas bandas sedimentaram a cena local do meio dos anos 80, logo batizada de nardcore. Agression, ill repute, rkl, stalag 13 e dr. Know foram as bandas mais atuantes nos grandes anos do nardcore.

Além dessas podemos citar os obscuros conjuntos false confession, habeas corpus, rat pack e scared straight. Este último, embrião do ten foot pole/pulley gravou uma música chamada skate to live na coletânea nardcore lançada pela mystic em 1984. Outras bandas como nofx, lag wagon e strife também possuem raízes fincadas na cena de oxnard e santa bárbara.todas as bandas do nardcore tinham estreita relação com o skate rock. Dois registros clássicos desta cena são os discos "in control" do stalag 13 e "what happens next" do ill repute.

Minus One + Black Athletes

Com trilha sonora das bandas black athletes e minus one a sessão skate rock chega ao fim na sua parte de número 40. Procurando entender a relação dos skatistas com a música e vice-versa, foram executadas 49 canções de bandas canadenses, brasileiras, estado-unidenses, argentinas, australianas e alemãs.

Dissecamos o perfil de personagens importantes como steve caballero, steve alba, steve olson, duane peters, claus grabke, tony alva, chuck treece, ron emory, natas kaupas, mike vallely, césar lost, tommy guerrero, morizen foche. Você ouviu bandas clássicas como big boys, suicidal tendencies e agression. Assim como algumas desconhecidas porém muito boas como beyond possession, odd numbers e eight dayz.

A maioria das bandas resenhadas tiveram seu ápice quando o skate rock surgiu no início dos anos 80: t.s.o.l., j.f.a., d.i., joneses, gang green. Mas trouxemos também a nova geração como mike v. And the rats, monkeywrench ou bones brigade. Muita coisa ficou de fora. Normal.para encerrar a sessão skate rock duas bandas raras: minus one e black athletes.

Ambas participaram do primeiro volume das coletâneas skate rock da thrasher magazine. E pelo que se tem notícia nunca mais apareceram. Estão aqui hoje não por serem "super-ultra-mega raras" ou por serem as únicas bandas do primeiro volume que não tinham sido tocadas, mas sim por fazerem com qualidade o delicioso skate rock da primeira geração.

5 comentários:

&. Carbonieri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
&. Carbonieri disse...

E ai Cara blza ?
Seguinte..há tempos procuro o filme do Mike Vallely 'Drive - My Life in Skateboard'...
To ficando loco ja...não consigo achar...
se vc souber onde posso baixar o filme de avisa...
Abraço.

Emerson
emerson_6951@hotmail.com

Bork disse...

Porra velho, muito bom seu texto !
Realmente vc tem muita informação, nada é vazio e é tudo muito bem encaixado e explicado.


~SktHc~

p.s. quem é vc ?

Bork disse...

Aê Carbonieri...
Esse vídeo é fácil de achar, no emule tem.
E se por um acaso vc é de Sp, cola na galeria q lá tem com ctz\ absoluta.
Gosto do Drive !

Leospa disse...

Muito legal man a historia da musica com influencia do skate e vice versa! Sabe o que eu queria saber mesmo é o nome da banda cujo o videclip foi gravado numa piscina e uma galera andando de skate e uma batera no meio da piscina ,90´s?! sabes ?!claro que sim mas pode nos esclarecer ?! desde já parabéns e obrigado .

Leospa