domingo, 9 de junho de 2019

New York Dolls Discografia




David Johansen (vocais), Johnny Thunders (guitarra), Sylvain Sylvain (guitarra), Arthur Kane (baixo) e Billy Murcia (bateria) formaram os New York Dolls no início dos anos 70. Antes da gravação do primeiro disco o baterista Billy Murcia morreu afogado em uma banheira , no  seu lugar foi chamado Jerry Nolan. Lançaram dois discos com essa formação incendiária: New York Dolls (1973) e Too Much Too Soon (1974).

Os Dolls levaram tudo ás últimas conseqüências: drogas em excesso,  o rock de garagem , a falta de planejamento para a carreira , a selvageria, a delinqüência juvenil, o sexo em doses generosas, um trem desgovernado que durou pouco tempo e lançou dois discos fundamentais (Red Patent Leather , o terceiro disco , com a banda em frangalhos nunca viu a luz do dia ). O surgimento do Punk deve muito a eles, os membros dos Ramones eram fãs da banda , Malcolm McLaren , empresário e mentor dos Sex Pistols , empresariou os New York Dolls no seus derradeiro dias , fazendo desse período um tubo de ensaio para lançar os Pistols anos depois.

Keith Richards admirava o autodestrutivo Johnny Thunders, Mick Jagger detestava a banda, talvez por que notava que David Johansen roubava na cara dura seus trejeitos ou talvez por que  achava que o sucesso deles poderia significar uma ameaça aos Stones , varias bandas pegaram as idéias dos New York Dolls e chegaram ao sucesso que eles nunca conseguiram. O Kiss mudou seu visual, após dividirem por algumas vezes o palco com eles em botecos de quinta categoria no início dos anos 70. Steve Tyler além de roubar a namorada de David Johansen, levou para sua banda Aerosmith um pouco do jeito de se vestir do vocalista dos Dolls. 

A banda retornou nos anos 2000, sem Johnny Thunders , que  morreu em Nova Orleans, em abril de 1991, e também sem Jerry Nolan que  faleceu em janeiro de 1992 , os velhos amigos estão enterrados lado a lado no mesmo cemitério . Em 13 de julho de 2004, apenas 22 dias depois do show de reunião dos Dolls, Arthur Kane não resiste a uma leucemia e infelizmente não teve seu último desejo realizado, ser enterrado também ao lado dos velhos camaradas. Kane foi cremado.

Segue abaixo tudo o que os bonecas de Nova York deixaram registrados para as gerações futuras de degenerados e malucos pelo rock sujo e com cheiro de rua.

1972 - Bad Girl Subway Train Ep

1973 - Days Weekend NYC

1973 - New York Dolls

1974 - Too Much Too Soon

1975 - Red Patent Leather

1981 - Lipstick Killers The Mercer Street Sessions 1972

1994 - Rock 'N Roll

2004 - Live Japan

2006 - One Day It Will Please Us To Remember Even This

2006 - Private World - The Complete Early Studio Demos 1972-73

2007 - Live At The Fillmore East

2009 - Cause I Sez So

2011 - Dancing Backward In High Heels

Uma leitura obrigatória também para quem curte a banda é o livro  - A Arrasadora Trajetória do Furacão The New York Dolls , da editora Madras ,vale cada centavo.

Nenhum comentário: