www.facebook.com/Relicario.do.Rock.Gaucho
Publicações de raridades do Rock Gaúcho; remaster de videos, imagens, audio de K7, Vinil e de dados. Compartilhamento de posts de redes sociais e sites.
'O rock é rock mesmo'
Escolhemos o nome de "relicário'" para esta Página, por um simples motivo: 'delimitação do tema'.
Tendo em vista que sem este limite, abrangeríamos o rock como um todo e seria humanamente impossível de se fazer uma merecida homenagem.
Nós publicamos "coisas velhas" - preferencialmente - e utilizamos como 'etiqueta' o termo 'rock gaúcho'. Vale lembrar que é de contar nos dedos (de uma só mão), as bandas que conseguiram ter a façanha de lotar o Gigantinho com show individual e que conseguiram manter seu sucesso fora do Estado do RS, até os dias de hoje. Shows internacionais, nem se fala. Como diria (exageradamente) um músico da nossa MPG "neste caso é de contar com a mão do Lula".
Nosso objetivo é o de preservar a história do rock feito no Rio Grande do Sul, portanto "rock gaúcho", mas sem 'rótulos'. Nem por isso deixaremos de fora o POP.
Nós falamos de coisas velhas e limitado ao RS, apenas isso.
Existem livros que contam diversas passagens do rock feito aqui e são venerados, mas nossa página tem sido alvo de criticas desconstrutoras e realmente desnecessárias. Quando foi decido publica-la, jamais esperávamos tamanha visualização e prestígio. Ficamos surpresos e gratificados.
Este mesmo tema já havia sido feito no tempo do finado orkut, apenas fizemos um 'upgrade'. Adaptamos um perfil pessoal em "canal no Youtube" e estamos distantes de rotular qualquer coisa.
Somos fãs incondicionais do Rock Gaúcho.
Nossa equipe é composta por pessoas que - direta ou indiretamente - estão envolvidas com a cena local. Podemos até cometer gafes ou erros, e se isso acontecer, vamos corrigir.
Colecionamos demo-tapes, discos, releases, video clipes, curiosidades e afins.
Nós - como equipe - temos músicos e/ou integrantes de Bandas, colecionadores de vídeos e de áudio -de K7 e vinil de muitos anos-, radialista; nos relacionamos com boa parte daqueles que viveram e participaram ativamente do momento cultural nos anos 70 aos 90 (principalmente) e que continuam seus trabalhos atualmente.
Publicamos as trilhas de áudio ripadas de fitas analógicas e de vinil; restauramos videos e imagens que contam histórias do Rock e do Pop Gaúcho.
Também pesquisamos matérias de Blogs na rede, reeditamos algumas delas - informaremos a fonte. Nos comentários todos podem contar as suas histórias; os colaboradores indicam matérias; podem enviar mensagens para a página e também publicar; algumas pessoas pedem músicas ou dão sugestões. Observamos as visualizações das postagens e a repercussão que teve e tentamos - sempre - fazer melhor.
Aos autores de fotos, videos, músicas, gravadoras, direitos autorais: de forma alguma nossa intenção é a de lucro e sempre vamos buscar a autoria. Na ausência de dados e se for de seu conhecimento, manifeste-se, será uma honra valorizar seu trabalho.
Prestigiem seus ídolos enquanto estão vivos, assistam aos shows, conheçam suas trajetórias, conversem com eles. Ou contentem-se com festivais de música enlatadas vinda do norte do país, tratando nossa cultura musical como 'provinciana' e ainda alegando que nosso rock acabou e pior que isso, menosprezando o fato de ser "rock gaúcho". Ledo engano. Justamente quem comenta isso não leva em consideração de que há tempos que o rock (de forma geral) está sumindo do rádio e as rádios sumindo do 'dial'. Não lembram de que um dia, uma pessoa teve a ousadia de lançar coletâneas em discos independentes e que seus shows de lançamento lotaram o Araújo Vianna, sequer lembram quem foi. Preferem "puxar a brasa" para seus raros feitos que perdem a credibilidade em poucos meses.
Aqui ninguém ganha absolutamente NADA por fazer publicações, sequer pedimos likes de nossas postagens. Quem o faz é de maneira voluntaria e pela simples razão de que quer manter viva esta história.
Grande presença!
O significado da palavra 'Relicário' é um objeto para guardar relíquias de um santo. Atualmente vem sendo utilizado como algo que se destine a guardar também hóstias ou imagens de santos. Nós guardamos "raridades".