quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Especial Safra 77 - Punk Rock Raiz

O grande Strongos da banda Anarcoólatras ( Banda Punk Paulista dos anos 80 ), mantem faz um bom tempo uma versão on line do primeiro fanzine punk surgido no Brasil. Com a permissão dele faço um pequeno especial das bandas que ele tão bem descreve no seu blog....punk rock raiz e de qualidade

http://factor-zero.blogspot.com/


F-WORD - Like it or Not

http://www.mediafire.com/?yzc9w9z0owi

O F-Word foi formado em 1977 pelo guitarrista Dim Wanker (nome real: Kenny Sercu). Os outros membros eram Rik L Rik (Richard Elerik), no vocal; Steve Effete, no baixo e Chris Crisis, na bateria, que seria substituído por Dutch Schultz (David Schultz), ex-City Boys e bem mais experiente que os outros, que tinham entre 16 e 17 anos. Mais tarde, Hector Penalosa, ex-Zeros, assumiu as baquetas, mas no disco é Schultz quem toca. A influência maior, como não poderia deixar de ser, era Stooges (no disco eles tiram No Fun), MC5 e bandas da Costa Leste, como Ramones e Dictators.

Speed Twins - It’s More Fun to Compete

http://www.mediafire.com/?nz2052myzgz

O Speed Twins é um dos casos mais curiosos do punk. A banda é desconhecida até mesmo em seu país de origem (Holanda) mas foi uma das maiores influências do punk brasileiro.

The Dogs - Dogs Bite Back

http://www.mediafire.com/?0ayjzm0x5by

Com um som bastante influenciado pelo chamado "pub rock", que nada mais era do que o rock dos subúrbios que tinha nos pubs seu único espaço e foi a base do Punk inglês (não, não foram apenas os Stoges, os New York Dolls e os Ramones que deram as coordenadas para o Punk Rock, por isso não acredito que o Punk seja americano ou inglês, mas sim algo que "estava no ar" em meados dos anos 70 em diversos países), o The Dogs é uma daquelas bandas incompreensivelmente não reconhecidas.

EP do Death

http://www.mediafire.com/?ldmn5tzrjjm

Noise Addicition do Pure Hell

http://www.mediafire.com/?l21ti15bryn

Death e Pure Hell são duas bandas bem desconhecidas por aqui, mas com dois aspectos em comum e, até certo ponto, raros entre os grupos de punk rock dos anos 70: ambas eram formadas apenas por negros e possuíam uma qualidade musical acima da média, ou seja, realmente sabiam tocar!

Coletanea Streets

http://www.mediafire.com/?ajtzzznjx4y

O selo independente inglês Beggars Banquet foi um dos pioneiros na cena punk inglesa, juntamente com a Stiff Records e a Chiswick. Fundado em 1976, a Beggars foi responsável pelo lançamento de uma das bandas mais importantes da época: o The Lurkers. A maneira como foi gravado e lançado o primeiro compacto da banda, com as músicas Shadow e Love Story, abriu caminho para várias outras bandas e selos. Já em 1977, quando o punk rock explodira, a BB lançou seu primeiro LP: a coletânea Streets, que reunia bandas de vários independendtes, que proliferavam por toda a Europa. Particularmente considero essa como a mais importante coletânea inglesa de 1977. Certamente uma das mais influentes por mostrar o trabalho de bandas que não haviam assinado com nenhuma major

the maniacs - So far .. so loud

http://www.mediafire.com/?hzlgpmuuoxz

O Maniacs foi uma das muitas "bandas-relâmpago" que surgiram por toda a Europa em 77, após a explosão do punk na Inglaterra. As raízes do Maniacs remontam a 1975, quando o guitarrista Alan Lee Shaw, o vocalista Twink (ex-baterista da banda de rock Pink Faires), o baterista Rod Latter e o baixista Dennis Stow fundaram o The Rings. Eles chegaram a lançar um compato (bastante raro) pela Chiswick, em 1977, com as músicas I wanna be free e Automobile. Mas divergências com Twink, que costumava cantar atrás da bateria para proteger-se das cusparadas e objetos lançados pelo público, levaram Allan e Rod a deixar a banda e, juntos com o baixista Robert Crash, fundar o Maniacs. Em cerca de dez meses de existência, o Maniacs lançou apenas um compacto, aliás um dos melhores daquele ano histórico, com as bombásticas Chelsea 77 e Ain't no legend. Participaram ainda com duas faixas (You don't break my heart e Ain't gonna be history) na coletânea Live at the Vortex, álbum tão importante como a Streets e Short Circuit. No início de 78, o punk rock implodiu na Inglaterra e o Maniacs chegou ao fim, como aconteceu com centenas de outros grupos (muitos mudaram de direção).

Menace - Singles 77 - 79

http://www.mediafire.com/?n2wyyzw0ngs

Cinco compactos e onze clássicos. Essa é a discografia do Menace. Se existe algo que pode ser chamado de "punk puro", seguramente é o som do Menace. Rápido, direto, pesado, agressivo e com letras ofensivas. Formado em 76, o grupo foi um dos mais ativos na explosão punk londrina de 77 e fez apresentações em todos os redutos da cena inglesa. O estilo agressivo e politizado, aliado à origem suburbana e operária dos integrantes, atraíram os punks mais radicais da época, o mesmo público que acompanhava o Sham 69 e o UK Subs. Tal postura custou o repúdio das rádios e das gravadoras da época.

The Drones - Further Temptations

http://www.mediafire.com/?pmg7u7nfaup

Sem dúvida, o Drones é uma das melhores bandas inglesas de todos os tempos. A carreira deste grupo de Manchester data de 1975, sob o nome Rockslide, com um som mais rock'n'roll e dentro do estilo "pub-rock". Em 76, já com o novo nome, adotaram um som mais pesado, letras explícitas e visual mais agressivo. Ou seja, aderiram à onda punk que tomava conta da Inglaterra. A formação era: M. J. Drone (vocais), Gus Gangrene Callender (guitarra), Steve Whisper Cundell (baixo) e Pete Perfect Howells (bateria). O primeiro compacto, com seis músicas (Temptations of a White Collar Worker), foi lançado em 77 através de um selo da própria banda (OHMs). A seguir saiu mais um compacto: Bone Idol, um dos grandes clássicos do punk rock, por outro selo, também independente, chamado Valer Records. No mesmo ano, o LP Further Temptations chegava às lojas. Clássico, clássico, clássico.

The Bear - The Bears

http://www.mediafire.com/?8w2cdunp1vx

The Bears é uma banda inglesa da cidade de Watford, formado em 1976 pelo ex-guitarrista do Wire, George Gill. A formação original tinha ainda o baixista Ron West, o baterista Cally Cameron e o vocalista Mike North, morto em um acidente de moto, em 1977. Com essa formação, não chegaram a gravar. O primeiro compacto, já com John Entrials no vocal, saiu apenas em 77, com as músicas On Me e Wot's up Mate. Os ótimos riffs e as letras surrealistas logo chamaram a atenção e o Bears não demorou a gravar um segundo single, com a incrível Insane, uma verdadeira gema punk, apesar de ser um tanto lenta para o gênero, e a também ótima Decisions. Sem lançar um LP, o Bears acabou em 79, quando já não contava mais com Ron e Cally, que saíram para formar o Tea Set. Em 1986 foi lançado um LP com músicas gravadas ao vivo em estúdio. Certamente o Bears merecia muito mais, pela criatividade e originalidade do som

Bem esse sao apenas alguns exemplos do que voce pode enontrar por la....na minha opiniao um dos melhores sites de punk rock classic safra 77....yeah

Nenhum comentário: