quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ramones - Disco A Disco Capitulo 3

O MELHOR DISCO DE PUNK ROCK DE TODOS OS TEMPOS

01. "Cretin Hop"
02. "Rockaway Beach"
03. "Here Today, Gone Tomorrow"
04. "Locket Love"
05. "I Don't Care"
06. "Sheena Is A Punk Rocker"
07. "We're A Happy Family"
08. "Teenage Lobotomy"
09. "Do You Wanna Dance?"
10. "I Wanna Be Well"
11. "I Can't Give You Anything"
12. "Ramona"
13. "Surfin' Bird")
14. "Why Is It Always This Way?"


Rocket to Russia é um divisor de águas , tanto na história dos Ramones quanto do Punk Rock. Na história dos Ramones porque é seu melhor disco , também é o último disco feliz da família ( We’re a Happy Family ) , os problemas que sempre existiram entre eles, pouco a pouco se agravavam com a convivência nas longas turnês , no futuro esses mesmos problemas ficariam gigantescos com o afastamento que surgiria entre Joey e Johnny , mas até então eles ainda conseguiam se falar . Ainda quanto aos Ramones é o último disco de de estúdio com Tommy nas baquetas , ele se tornaria uma eminência parda , ora como produtor , ora com mediador nos momentos difíceis da banda ou simplesmente como um amigo. Ele não agüentava as longas viagens no meio daquele hospício , ele sabia que se continuasse ficaria tão louco como seus amigos...definitivamente ser um RAMONE não era para qualquer um.

Para o PUNK ROCK , ROCKET TO RUSSIA lançado em 77 é considerado a obra prima do gênero , a perfeição beira todas as faixas do disco . Do Clash , Green Day , Queers passando pelos Raimundos e indo até mesmo a bandinha de moleques com calças rasgadas que toca numa garagem perto de você leitor , todos ....ou já escutaram ou tem esse disco como o seu preferido .

Assim como querendo ou não o Punk nasceu em Nova Iorque , A discoteca também nasceu na grande maça , e Cretin Hop é uma ode ás avessas ao ritmo colorido que infestava as boates da cidade.

Dança Cretina

Não há forma de parar
Os idiotas de dançar
Você tem de fazer continuar
Para todos os cretinos dançantes
Cretino! Cretino!

Brian Wilson ( o líder dos Beach Boys ) , considerado como um dos maiores músicos de todos os tempos e criador da surf music , certa vez em entrevista quando perguntado quais eram os maiores discos de Surf Rock de todos os tempos , para surpresa de muitos mencionou Rocket To Russia na sua lista . Mas basta escutar com atenção o disco que fica claro...o terceiro disco dos malucos do Queens é o disco onde a influência do ritmo ensolarado da Califórnia é mais presente , chegando ao ponto de muitos críticos que torciam o nariz para o grupo , olhassem com outros olhos a partir de então a banda. Rockaway Beach deixa isso bem claro tanto no ritmo como na letra.

Praia Rockway

Mascando um ritmo em meu chiclete
O sol saiu e eu quero mais
Não é difícil, nem longe demais para chegar
Podemos pegar uma carona
Para a praia rockaway

Mas existiam ainda mais três Surf Songs no álbum : "Do You Wanna Dance?" ,
"Sheena Is A Punk Rocker" e "Surfin' Bird" . Muito dessa influência surfer se deve a Joey , que apesar de ter colocado no titulo da musica “ Sheena é Uma Roqueira Punk ” , deixa bem claro que o espirito era outro , como nesse trecho da letra.

Bem, todos os garotos estão de pé e prontos para ir
Eles estão prontos para ir agora
Eles estão com suas pranchas

"Do You Wanna Dance?" uma balada açucarada de Bobby Freeman transformou- se em uma das trigêmeas do album....Trigêmeas?...preste bem atenção nas semelhanças entre ela , Rochaway Beach e Sheena is A Punk Rocker ....semelhanças não só no que refere-se aos acordes mas nas levadas de bateria , no ritmo ensolarado e alegre que as três nos remetem e no baixo sinuoso . Rockaway Beach foi escrita por Dee Dee , talvez a letra mais alegre que ele tenha escrito na vida , bem diferente do seu padrão normal , isso se deve com certeza a influência do amigo Joey.

"Surfin' Bird" é um caso a parte , talvez de todas as covers que os Ramones fizeram na vida , ela tenha se tornado a mais famosa , e como que quase em todos os casos ficou bem melhor do que a original, mesmo sendo a original uma das melhores musicas de rock garageiro dos anos 60 , tocada por uma das 5 melhores bandas de todos os tempos , segundo Joey Ramone , os Trashmen. ( ele colocaria nessa lista ainda Stooges , Stones , Beatles e claro os Ramones )

The Trashmen gravou "Surfin’ Bird", em 1963 , mas aliados a um processo de plágio ( a canção usava riffs originais de composições do grupo de soul The Rivingntons, "Papa-Oom-Mow-Mow" e "The Bird's The World") e o fato também de estarem ligados a um pequena gravadora , ainda existia o fato que eles faziam um som muito sujo para a época.....quase proto punk....daí eles serem chamado de avós do punk. Gravaram dois discos e desapareceram como um dos grupos mais injustiçados da história do Rock .

Bem a lenda......Segundo Joey , os Ramones queriam ter gravado o lado b do compacto De “Surfin Bird” dos Trashmen , mas ele tinha perdido o disco e não se lembrava dos acordes de “ King of Surf “ , essa declaração foi dada em um programa de rádio em São Paulo , na primeira visita ao brasil da banda. Nos bastidores surgiu uma nova versão para a história ( que convenhamos é bem mais aceitável , afinal uma coletânea dos Trashmen foi lançada logo que foi inventado o formato Compac Disc ...o que não deixa de também ser estranho esse lançamento para uma banda desconhecida que nunca vendeu nada ) , segundo pessoas ligadas a banda a não gravação de “ King Of Surf “ se deu porque Johnny jamais conseguiria reproduzir os acordes iniciais dessa musica ao vivo , já que em estúdio poderia ser contratado um musico para substitui-lo , mas era consenso que a gravação faria um tremendo sucesso e teria que ser tocada ao vivo , então a banda resolveu gravar o lado A...que se tornaria também uma constante nos Shows da banda , mas essa não continha nem um solo de guitarra complicado. Lendas a parte “ Surfin Bird “ foi a primeira musica Punk gravada no planeta , mas se tiver curiosidade escute seu lado b.....indispensável.

Duas musicas do disco eram do repertório da primeira banda de Joey , Sniper . "I Don't Care" e "Here Today, Gone Tomorrow", a primeira típica musica da raiva adolescente e a segunda uma balada romântica de letra simples , mas que mostrava bem o que se passava na cabeça e no coração do vocalista;

Oh oh oh, oh oh oh
Eu te amo
Oh oh oh, oh oh oh
Eu te amo
Eu amo, eu amo

Mas eu disse a ela porque nós não podemos dar certo
Eu ainda quero você, mas simplesmente não aguento
O momento chegou, nós temos que nos separar
Alguém tem que pagar o preço

Oh oh oh, oh oh oh
Acabou
Oh oh oh, oh oh oh
Acabou
É verdade, é verdade

E eu penso nos momentos que passamos juntos
Quando o tempo passava, parecia eterno
Mas os tempos mudaram, agora as coisas estão melhores
Alguém teve que pagar o preço

Mas ao mesmo tempo que eram românticos , eles mantinham seu lado sarcástico sempre em ponto de bala , como em “ Locket Love “ algumas fontes mencionam que a inspiração para essa letra tenha sido a famosa corrente com cadeado pendurada por Nancy Spuggen em Sid Vicious ( baixista dos Sex Pistols ).

Adorável medalhão do amor
Você poderia ser usado um pouquinho
Pendurar uma corrente ao seu redor
Você também está pendurado
Espere um pouco mais
Espere, você é uma coisa perdida
Adorável medalhão do amor
Pois uma foto nunca
Tenta te expor
Por que você me telefonou?

"We're A Happy Family" é uma canção chave para entender o disco e a Banda , eles chegavam no terceiro disco mais felizes do que nunca , mas logo a família perderia um membro ( Tommy ) e as diferenças começariam a aparecer mais do que nunca , todos sem exceção tinham problemas em relação as suas respectivas famílias e encontraram na banda um lugar seguro , onde podiam viver suas loucuras particulares . Todos adotaram o sobrenome Ramone para deixar claro que eram unidos ( claro hoje sabemos que não eram ) , mas na época eles passavam essa imagem para o público ou melhor queriam que fosse assim.... era um desejo. Uma letra que parece pueril , mas que é ao mesmo tempo cínica e verdadeira.....que conseguia criticar as famílias americanas , as famílias de cada um na banda e a eles próprios com a tentativa frustada de serem uma família como banda.


Somos uma Família Alegre

Somos uma família alegre
Somos uma família alegre
Somos uma família alegre
Eu, mamãe e papai

Sentados aqui no Queens
Comendo feijões requentados
Estamos em todas as revistas
Tomando thorazines
Não tenho amigos
Nossos problemas nunca terminam
Não temos cartão de natal para mandar
Papai gosta de homens

Papai está contando mentiras
O bebê está comendo moscas
Mamãe está nas pílulas
O bebê está com calafrio
Sou amigo do presidente
Sou amigo do papa
Estamos fazendo uma fortuna
Vendendo as drogas do papai

De todas as letras do album “Teenage Lobotomy” é a melhor , os malucos do Queens provaram que podiam fazer uma musica psicodélica sem ser chata , ela fala do dia a dia do vocalista em um hospício , suas viagens e alucinações e onde segundo a lenda ele faturava as doentes mais gostosas. O mais curioso na historia é que ele foi internado por vontade própria.

Lobotomia Adolescente

DDT fez algo em mim
Agora eu sou um cara muito doente
Acho que eu vou ter de contar
Que eu não tenho mente para perder
Todas as garotas estão apaixonadas por mim
Sou uma lobotomia adolescente

Caramujos e lesmas estão me seguindo
DDT me mantêm feliz
Agora acho que vou ter que contar para eles
Que eu não tenho cérebro
Vou pegar meu Ph.D.
Sou uma lobotomia adolescente

“I Wanna Be Well “ é um hino a porralouquisse , do refrão explosivo a letra completamente chapada , é prima irmã de I Wanna Be Sebated , lançada anos depois. Elevando a loucura do dia a dia de um drogado , em arte. Uma letra clássica do baixista.

Sim, eu quero ficar bom
Eu quero ficar bom
Eu quero ficar
Eu quero, eu quero, eu quero
Eu quero, eu quero, eu quero
Sim, eu quero ficar bom
Eu quero meu lsd, cara

I can't give you anything – Fala de uma garota que quer mais do que o seu autor pode dar , parece simples , mas ao mesmo tempo é um recado para toda a pressão que a banda sofria para fazer sucesso , um sucesso que eles mesmo se cobravam em virtude das bandas que eles influenciaram estarem ganhando rios de dólares e eles , ao contrário vivendo as duras penas .

Eu Não Posso Te Dar Qualquer Coisa
É melhor você saber o que você quer
Você sabe o pouco que eu tenho
Eu não posso te dar qualquer coisa

“ Ramona “ fala de uma garota ( Seria Linda Ramone ? a namorada de Joey que casou com Johnny ? ) , Joey apresenta elas aos amigos dizendo que ela é doce mas ao mesmo tempo uma espiã do Fbi ( ou seja linda , mas com idéias reacionárias....bem encaixa-se perfeitamente no perfil de Linda ...que trocou o maluco Joey pelo reacionário Johnny ) ...

Doce pequena ramona
Ela sempre quer se juntar a nós
Doce pequena ramona
Acho que tentarei telefonar para ela
Eu a deixei entrar se você quer saber o por que
Pois ela é uma espiã do fbi

E parecendo previr o futuro par de chifres que ganharia do amigo guitarrista , o final é pura premonição.

Escrevi uma carta para ela e comecei a chorar
E então eu sabia que eu queria morrer
Oooh, pequena ramona

Encerrando o disco mais uma Surf Song ( sim leitor eu errei o disco tem cinco e não quatro canções inspiradas em ondas e pranchas ) letra triste , mas melodia alegre

Por Que Isso É Sempre Assim?
Hei, hei, hei
Por que isso é sempre assim?

A última vez que a vi com vida
Ela estava surfando, surfando adeus adeus
Ela estava contemplando o suicídio
Agora ela está descansando
Numa garrafa de formaldeído*

E oh, eu simplesmente não sei
Por que não posso deixa-la ir
Oh eu simplesmente não sei

Hey hey hey
Por que isso é sempre assim?
A última vez que a vi com vida
Ela estava indo tomar banho e se enxugar
Ela estava lá fora pegando uma carona
Agora ela está descansando
Numa garrafa de formaldeído

Nenhum comentário: