segunda-feira, 29 de abril de 2013

On The Road – Jack Kerouac




Jack Kerouac é um louco desvairado em sua forma de escrever, diz-se que a primeira versão deste livro foi escrita em três semanas, onde ele debruçava-se sobre a máquina de escrever à base de Benzedrina, uma droga estimulante, e café. O estilo inovador e alucinante do autor fez com que sua obra prima, On The Road, sofresse sete anos de rejeição pelas editoras. Até que o rascunho chegou em 1957 às mãos de Malcom Cowley, da editora Viking Press. Os rolos quilométricos de texto tiveram de ser revisados, foram inseridos pontos e vírgulas, que Jack considerava totalmente desnecessários, e praticamente 120 páginas do original foram eliminadas.

“Homem este livro é demais”, é assim que falaria Dean Moriarty se pudesse saltar das páginas e tornar-se um personagem real, embora a pergunta que ficou em minha mente é se ele e Sal Paradise eram ou não reais. Este romance cumpriu o seu papel, me fez acreditar nos personagens. Tamanha a intensidade que você encontra no livro, que não possui travessões para marcar as falas, pois ele acompanha o fluxo de pensamento.

“Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam”.

http://www.4shared.com/get/ErGwxySp/Jack_Kerouac_-_On_The_Road.html

Meu livro preferido , a alma da rebeldia dissecada em forma de palavras...indispensável.


2 comentários:

Anônimo disse...

Descobri quase sem querer o seu blog, achei muito bom, simples e direto.
A identificação com as suas palavras e poemas foram imediatas.
Esse livro On the road, sempre tive interesse nele e a sua resenha so fez crescer essa curiosidade, infelizmente não consegui baixar ele pelo link q vc postou, mas vou procurar em outro lugar.
Abraços, Paulo.

Jack Oldpunk disse...

cara mudei o link....se se consegue