quarta-feira, 25 de março de 2009

Ramones - Disco a Disco

Ramones - Disco a Disco
BY Oldpunk

Por mais que se teorize , que se gaste linhas e mais linhas tentando descrever a importância dos Ramones para a musica , nada consegue chegar perto da massa sonora produzida pelos calça furadas em seus discos e shows ao redor do mundo . Eles criaram o monstro chamado Punk Rock , misturando rockabilly , pop bubblegum anos 60 e surf rock , adicionando encima disso ainda doses generosas de rock de garagem primal ( Leia- se como primal , os Stooges , MC5 e New York Dolls ) , fizeram um exército de moleques voltarem a usar calças surradas e jaquetas de couro , criaram as camisetas de bandas , um estilo de vestir que passado tantos anos , você ao dobrar uma esquina se depara com alguém usando, seja no Brasil ou no Japão.

Mas como explicar que quatro garotos sem habilidade musical , delinqüentes, desajustados , com personalidade bem diferentes entre si , conseguiram ser tão importantes assim. Como explicar que um adolescente que fazia michê numa esquina ( Dee Dee ) , um maluco esquisito com passagens por clinicas psiquiátricas com uma personalidade frágil ( Joey ) , um delinqüente que roubava residências e carros ( Johnny ) e um baixinho boa praça ( Tommy ) chegaram tão longe.

Nesse pequeno especial de disco a disco vou teorizar sobre o assunto , colocando fatos concretos , lado a lado com lendas que rondam a história da banda , mas como assim teorizar? .....simples ....porque por mais que se chegue perto da verdade absoluta....somente eles os mestres dos três acordes poderiam contar o que realmente acontecia por detrás dessa família bizarra.

Parte 1 – O Big Bang , a Criação do Universo Ramônico
Ramones ( 1976 )

01. Blitzkrieg Bop
02. Beat On The Brat
03. Judy Is A Punk
04. I Wanna Be Your Boyfriend
05. Chain Saw
06. Now I Wanna Sniff Some Glue
07. I Don't Wanna Go Down To The Basement
08. Loudmouth
09. Havana Affair
10. Listen To My Heart
11. 53rd & 3rd
12. Let's Dance
13. I Don't Wanna Walk Around With You
14. Today Your Love, Tomorrow The World

Os moleques do Queens logo na primeira musica do primeiro disco definem um estilo , criam um hino atemporal , que passados mais de 30 anos continua com seu frescor juvenil , do Punk panfletário do Clash ao estilo bubblegum presente em milhares de bandas ao redor do planeta , das camisetas de bandas que todo amante de rock exibe no corpo , nada disso existiria sem os Ramones , o rock estava naquele momento cada vez mais fechado , ao redor de uma casta pré estabelecida , rumando ao bundamolismo do virtuosismo musical , tinha deixado de ser selvagem para ser previsível e enfadonho , os Ramones chutaram o formigueiro com uma massa sonora jamais ouvida antes....a primeira impressão era de completo espanto , e nada melhor do que começar com um grito incendiário....HEY HO LETS GO ecoava logo de cara e depois nada seria como antes.....ninguém precisaria ser um grande instrumentista para poder montar uma banda...nascia o conceito que mudou , gostando ou não dos Ramones , a história da musica moderna .

De onde eles tiraram esse grito ,de onde veio a inspiração?

Jhony era um fã de Elvis Presley , Dee Dee escutava o rock incendiário dos anos 50 através do rádio na Alemanha quando moleque.....bem mais o que isso tem a ver?

Nos anos 50 as gravações eram feitas com todos os músicos tocando ao mesmo tempo e existiam pequenos truques para que não ocorressem erros desnecessários. O rei do rock , Mr.Presley inventou um grito para que Scott Moore ( o guitarrista da sua banda ) soubesse o momento certo de solar....o grito era....Go Cat Go ( que depois viraria o grito símbolo do rockabilly mundo afora ) ......lenda?

O que não é lenda é que Beat On The Brat foi inspirada num vizinho dos rapazes que era espancado pelo pai com um taco de beisebol , sempre acusados de alienados , eles tocam num assunto sério de forma irônica , os Dead Kennedys abusaram dessa ironia em quase todas suas letras ao longo de sua carreira fortemente inspiradas nessa musica feita sem muita pretensão por Dee Dee com ajuda de Joey .Se a musica feita por eles até então não tinha como ser classificada , eles ajudaram os pobres críticos com Judy Is A Punk , não que eles se importassem com rótulos . Eles faziam rock and roll nada mais do que isso ,  todo o resto que surgiu depois - Os dogmas , movimento e o anarquismo proletário foi inventado pelos ingleses. Os calça rasgadas queriam apenas deixar o rock mais divertido de novo.

Talvez a primeira chance dos Ramones ganharem espaço na mídia e de quebra ganhar muita grana foi desperdiçada por Tommy , ao não querer ceder sua I Wanna Be Your Boyfriend para uma boy band da época que tinha um programa na televisão americana .Nessa musica duas coisas são deixadas bem claro , o enorme talento do vocalista Joey RAmone e a grande capacidade da banda em escrever baladas.

Indo em frente surgia Chain Saw inspirada no filme The Texas Chain Saw Massacre , um clássico do terror . Depois vinham duas pedradas assinadas por Joey , Now I Wanna Sniff Some Glue e I Don't Wanna Go Down To The Basement , uma falando do seu vício preferido e outra que a princípio parece ter uma letra boba , mas que olhada de outra forma , e sabendo do seu passado de internações em hospitais psiquiátricos quando adolescente revela um outro enfoque.

Você é um babaca
É melhor você calar a boca
Senão eu vou te dar porrada
Porque você é um babaca

Esses singelos versos são a letra completa de Loudmoth , nada de fadas , duendes , deuses, letras quilométricas que ninguém conseguia entender seu significado. Também é um desabafo para quem a vida inteira escutou dos amigos e familiares que não seria nada na vida. Dee Dee chegou a declarar que se sentia um derrotado , isso com apenas 13 anos de idade. Loudmoth era um “vão se foder ” para tudo isso.

Havana Affair é a musica que difere do restante por ser a mais nonsense do álbum , típica letra escrita com o uso de substâncias ilícitas , mas na parte musical é a mais dançante . Os garotos provando que podiam ser rudes , mas ao mesmo tempo sabiam fazer os quadris se mexerem.

Listen To My Heart  é uma típica balada ramonica , quantas musicas você já não escutou na vida parecidas com ela? , pois bem a culpa é do mestre Joey Ramone , um romântico incurável .Uma vez perguntado porque os Ramones não tocavam suas baladas no show , ele respondeu dizendo que o local ideal para se escuta-las era no quarto na companhia de uma garota e nada mais...precisa dizer mais alguma coisa?

Em todos seus discos clássicos , os calça rasgadas deixavam pistas das suas influências nas versões das bandas que eles faziam a sua cabeça , na maioria bandas obscuras de garagem dos anos 60 . Isso era obra de Joey , um verdadeiro conhecedor do gênero .Lets Dance é uma obscura canção cantada por um obscuro cantor ( Chris Montez ) e escrita por Jim Lee , um compositor de aluguel que prestava serviços para gravadoras pequenas americanas na década de 60 .

Os Ramones não se encaixavam nas versões originais que interpretavam , eles a reinterpretavam , dando uma identidade própria. As bandinhas covers deviam prestar atenção nisso. Lets Dance também era uma ode a dança , na década de 70 os shows eram assistidos por platéias catatônicas , ninguém mais dançava , ficavam “assistiindo” ,  os Ramones mesmo ficando estáticos no palco , pregavam o libertar da dança. e a crítica ainda os qualificava como estúpidos...chega a ser hilário....quem vocês acham que eram os estúpidos na história ?

Para fechar o album de estréia , dois punk rocks curtos diretos e certeiros , “ I Don't Wanna Walk Around With You “ e “ Today Your Love, Tomorrow The World” ....essa última mais uma canção romantica dos mestres do três acordes.

Parte 2 – O melhor ano na vida dos garotos do Queens

1977 foi o melhor ano do Punk Rock , a semente plantada pelos Ramones espalhava-se pela Inglaterra rápido como as suas musicas de dois minutos , em todos os cantos do planeta iam pipocando bandas com o mesmo espirito anárquico juvenil que retomava os três acordes iniciais do rock anos 50 em detrimento ao rock progressivo vigente na época , os quatro garotos nova iorquinos não tinham a menor percepção do que estava acontecendo , não tinham a noção exata do que tinham feito nem da sua importância ....genialidade? loucura ?

Escute as primeiras musicas do Clash e me diga se não é Ramones , talvez porque estivessem mergulhados na gravação do segundo disco ( Leave Home ) , a famosa crise do segundo disco passou batido por eles. Leave Home e Rocket To Russia são uma continuação , quase como se fossem um álbum duplo , eles se mantiveram apenas focados na musica , enquanto a imprensa e a mídia tratavam de domesticar o furacão , transformar em um produto viável.Alguém em sã consciência conseguiria vender os Ramones ? eles eram malucos , feios , loucos , marginais e nem um pouco simpáticos com a platéia. Tudo era verdadeiro neles suas qualidades e seus defeitos , nada era fake ou planejado ,talvez a última banda autêntica da face da terra ?....mas vamos ao segundo disco .

1. "Glad to See You Go"
2. "Gimme Gimme Shock Treatment"
3. "I Remember You"
4. "Oh, Oh, I Love Her So"
5. "Carbona Not Glue"
6. "Suzy Is a Headbanger"
7. "Pinhead"
8. "Now I Wanna Be a Good Boy"
9. "Swallow My Pride"
10. "What's Your Game"
11. "California Sun"
12. "Commando"
13. "You're Gonna Kill That Girl"
14. "You Should Never Have Opened That Door"

Assim como Lennon & Mcartney nos Beatles , Jagger & Richards nos Stones , existia uma dupla genial por trás daquela parede Sônica de três acordes , Dee Dee e Joey não tinham o hábito de fazer musicas em parceria , cada um tinha o seu estilo próprio , Dee Dee era a tosqueira em contraponto ao romantismo de Joey , e muitas vezes um copiava o estilo do outro , nesse disco eles fazem apenas duas musicas em parceria Glad To See You Go  e Suzy Is A Hedbanger ...nessa última se percebe como os lados completamente opostos de suas personalidades geram uma obra prima .

A aproximação com a Surf Music começa a engatinhar com a regravação de California Sun dos Revieras , namoro que chegaria no seu auge no disco seguinte. Todo o romantismo , a busca do amor eterno que é alma do rock aparece mesmo que cinicamente das canções I Remember You e Oh, Oh, I Love Her So ,as duas de JOEY...mas em termos de letra nada superaria You”Re Gonna Kill That Girl

Eu a vi caminhando pelas ruas
Ele pulou pra cima dela e a derrubou no chão
E então eu percebi que era o fim dela

Ele vai matar aquela garota
Ele vai matar aquela garota hoje à noite

Com uma melodia bubblegum , ele fala de uma cara que mata uma garota....sem tomar partido ele apenas despeja sobre o ouvinte essa historia triste , os pés marcam o ritmo e você nem percebe a crueldade da letra .

O cinismo , sempre presente na obra dos RAMONES escorre pelos cantos da boca , em Now I Wanna Be A Good Boy , obra do figuraça Dee Dee

Agora eu quero ser um bom menino
Eu não quero ser mau
Agora eu quero fugir de casa
Agora eu quero ficar na minha

Eu só quero ser um bom menino
Eu não quero ser mau
Agora eu quero ficar triste e sozinho
Agora eu quero ficar totalmente sozinho
Agora eu quero ficar na minha

Os dois principais compositores da banda escancaravam suas vidas nas letras que compunham , toda sua loucura , medos , remorsos , tudo sem o menor pudor....porque sabiam que sozinhos eram um bando de perdedores ,mas juntos eles conseguiriam sobreviver .

You Should Have Never Opened That Door

Mamãe, onde está a sua filhinha?
Ela está aqui, aqui mesmo no altar
Você jamais deveria ter aberto aquela porta
Agora você nunca mais vai vê-la
Você não sabe o que eu posso fazer
Com este machado
Cortar sua cabeça
Então é melhor relaxar

Me Dê, Me Dê Tratamento De Choque

Eu estava me sentindo doente
Eu estava perdendo a cabeça
Eu ouvi falar desses tratamentos
De um bom amigo meu
Ele estava sempre contente
O sorriso na cara dele
Ele disse que se divertiu pra valer neste lugar

Paz e amor vieram para ficar
E agora eu posso acordar e encarar o dia
Feliz, feliz, feliz o tempo todo
Tratamento de choque, estou me saindo bem

Me dê, me dê tratamento de choque
Me dê, me dê tratamento de choque
Me dê, me dê tratamento de choque
Me dê, me dê tratamento de choque
Eu quero, quero tratamento de choque

Nessa duas o baixista mostra todo o seu lado sombrio de uma personalidade quase que doentia , mas em contrapartida num acesso de bondade da créditos a Johnny , mesmo o guitarrista tendo o apenas ajudado em pequenos trechos das duas musicas. Ele compareceria com mais duas musicas no disco , a militar Comando ( Eles estão preparados para o Vietnã / Da velha Hanói para a Berlim Oriental ) inspirada na sua infância na Alemanha e com Pinhead , a letra da música foi inspirada no filme cult "Freaks" (1932), de Tod Browning. Os pinheads eram personagens que tinham cabeças pequenas. "Gabba Gabba" é uma fala do filme. A musica acabou se tornando um dos grandes hinos dos Ramones ( apesar do seu autor odia-la tocar ) , e bem antes do Iron Maiden ter um Boneco como símbolo ( Eddie ) ...os Ramones inventaram “ O Pinhead ” e Gabba Gabba Hey virou o segundo grito da banda...quantas bandas tem dois gritos ?

A Fragilidade emocional de Joey aparece de forma bem clara nas letras de Swallow My Pride e What's Your Game. A primeira falando de sua vida antes da banda , repleta de humilhações na escola ,por parte de colegas e professores , a segunda fala de uma garota que ser como as outras , parece uma letra boba...mas olhando de uma outro ponto de vista , tudo o que o garoto Joey queria era ser um cara normal não um “ estranho “. Olhado com desprezo pelas garotas...talvez por isso reza a lenda que ele se tornou depois no decorrer da historia da banda , o mais galinha de todos, comendo todas as garotas que viessem pela frente , nessa lista incluídas Debby Harry , Joan Jett , Linda Stein e Linda Ramone ( que depois se tornaria senhora Johnny Ramone )...todas por sinal muito gostosas.

SWALLOW MY PRIDE

O inverno chegou
E já se vão dois anos
Engulo meu orgulho
E as coisas pareciam horrendas
Mas elas estão parecendo boas novamente
Engulo meu orgulho

WHAT'S YOUR GAME

Eu sei seu nome
Eu conheço seu jogo
Doce Mary Jane
Você está pirada.
E tudo que você sempre quis
Ser como as outras garotas que você vê
Oh yeah


Finalizando temos Carbona Not Glue , composta por todos numa roda de cheirar cola nos telhados de algum edifício em forrest hills , ela foi censurada e não saiu na segunda prensagem do disco , o vinil contendo ela é um item valioso para colecionadores.

P.S - Leia escutando os discos em questão

Nenhum comentário: