segunda-feira, 24 de maio de 2010

Garotos da Rua e Bebeco Garcia

Umas das formas de se manter vivo , é ficar na memória das pessoas.Esse post é uma singela homenagem a um cara que honrou o nome do rock and roll , que não é uma escolha simples....é uma profissão de fé....quase uma maldiçao.

A banda Garotos da Rua surgiu em julho de 1983, em Porto Alegre, formada por Bebeco Garcia (guitarra e voz), Ricardo "King Jim" Cordeiro (sax e vocais), Edinho Galhardi (bateria), Sérgio Mello, Mitch Marini e posteriormente Geraldo Freitas se revezando no baixo e o compositor Carlos Caramez. Tocam como banda da casa no bar Rocket 88, reduto do rock'n'roll na cidade. O nome foi inspirado em uma música de Carlos Caramez e Sérgio Mello, mas reza a lenda, que o nome surgiu antes de uma apresentação, quando alguém perguntou: "que banda é essa?" e a resposta: "são os garotos da rua Carlos Drummond de Andrade"....

Seis meses mais tarde, com a permanência definitiva de Geraldo Freitas e com a entrada do guitarrista Justino Vasconcelos, o grupo faz sua primeira demo, "Sabe O Que Acontece Comigo?" e inicia uma série de shows em Porto Alegre e em mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul, proporcionando uma abertura no mercado para todas as bandas do Estado.

Em 1985, participam da coletânea Rock Garagem, lançada pelo selo gaúcho Acit, com a faixa "Levaram Ele". Ainda no mesmo ano e pela mesma gravadora lançam o primeiro compacto com as músicas "Programa" e "Sabe O que Aconteceu Comigo?" em uma segunda versão. Apresentam-se no festival MPG (Música Popular Gaúcha), que reúne 40.000 pessoas no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.Em 1986 são contratados pela gravadora RCA Victor, que lança a coletânea Rock Grande do Sul, juntamente com os Engenheiros do Hawaii, TNT, Replicantes e DeFalla, todos em começo de carreira. Participam com as faixas "Me Leva Embora" e "Tô de Saco Cheio (Lá Em Casa Continuam Os Mesmos Problemas)".

No decorrer do ano tornam-se nacionalmente conhecidos através do hit "Tô de Saco Cheio (Lá Em Casa Continuam Os Mesmos Problemas)", lançado também em compacto simples, cujo sucesso os convence a se transferir para o Rio de Janeiro. O single trazia as faixas "Tô De Saco Cheio (Remix)", "Me Leva Embora" e "Tô De Saco Cheio".

Animada com o sucesso, a gravadora lança o álbum de estréia: Garotos da Rua, produzido e gravado por Marcelo Sussekind nos estudios RCA de Rio e São Paulo. O disco conta com a participação de grandes nomes do rock nacional, como: Celso Blues Boy, Ezequiel Neves, Paulo Henrique (piano) e Carlinhos Moura (sax alto e tenor). Contém as músicas "Juventude Um Passo A Frente", "Que Piada!", "Não É Você", "Você É Tudo Que Eu Quero", "Depois da Festa", "Babilina", "Gurizada Medonha", "Sabe O Que Acontece Comigo?", "Meia Colher", "Longe de Você" e "Tô de Saco Cheio".

Em 87, gravam o disco Dr. Em Rock'n'Roll, produzido por Reinaldo Barriga e novamente gravado no eixo Rio-SP, trás como convidados Sandra de Sá, Humberto Gessinger, Paulo Casarin (piano e órgão), Manito entre outros. As faixas são: "Dr. Em Rock'n' Roll", "Eu Já Sei", "Sexta-Feira", "Até O Cachorro Lamber A Cara", "Tarde Azul", "Escravos Modernos", "Abuso de Paciência", "Jogo Perigoso", "Fim de Século" e "Eu Toco Rock". A música Eu Já Sei vira hit em todo o país, incluida na trilha sonora da novela Mandala.

Em 88, com um repertório mesclando o rhythm'n'blues e pitadas de ritmos africanos com rock'n'roll, os Garotos gravam o LP Não Basta Dizer Não, com produção novamente de Marcelo Sussekind, consolidando-se ainda mais no mercado brasileiro. Tornam-se presença constante na TV. As faixas do disco são "Não Basta Dizer Não (Se Você Prefere Viver)", "Meu Coração Não Suporta Mais", "Satélite do Amor", "H.D. Blues", "Você Não Pode Negar", "À Noite", "Só Pra Te Dar Prazer", "Tudo Pode Mudar", "Volte A Ser Selvagem" e "Baby Gata".

Apesar de todo o sucesso alcançado, em 1989 devido a velha "incompatibilidade artística", os integrantes dissolvem a banda e decidem partir para projetos individuais.

Bebeco resolve tocar a banda, e grava em 1990 o single "Bagdá 40º / Sossego" de forma independente, conseguindo boa execução nas rádios do sul do país. Em 92 lança o sensacional disco ao vivo Blues Climax 900 (Overseas/BMG) gravado em Lajes, Santa Catarina. Com as músicas "Bagdá 40°", "Eu Já Sei", "Você É Tudo Que Eu Quero", "Você Não Pode Negar", "Babilina", "Tô de Saco Cheio", "Acredita Em Mim", "Meu Coração Não Suporta Mais", "Só Pra Te Dar Prazer", "Sabe O Que Acontece Comigo" e "Sossego" de Tim Maia.

Em 1994, Bebeco resolve encerrar as suas atividades com os Garotos da Rua e dá início a uma brilhante, criativa e prolífera carreira solo.

Em 1996, Justino Vasconcelos, que estava morando em Los Angeles, retorna ao Brasil. Juntamente com King Jim, que assume definitivamente os vocais, Edinho Galhardi na bateria e mais o guitarrista Cristiano Crochemore, os Garotos resolvem reorganizar-se e seguir em frente. Tocam no show de comemoração dos 13 anos da Rádio Ipanema, obtendo excelente aceitação. O sucesso da apresentação e a receptividade de um público novo, que não havia acompanhado o sucesso passado da banda, entusiasmou a todos para que houvesse a volta definitiva dos Garotos da Rua.

A partir de então, o grupo inicia uma excursão por todo a região sul, sendo calorosamente recebido nos lugares pelos quais tem passado.A banda passa por algumas formações, que incluíram o guitarrista Gabriel Guedes, presente até hoje, o baterista Alexandre "Papel" Loureiro, que permanece até 99, cedendo o posto para Diego Silveira e também o baixista Marcelo Granja. No ano seguinte, entram Bibo Schmidt (baixo) e KCláudio Mattos (bateria) completando definitivamente a formação atual do Garotos.

Em 1997, Bebeco Garcia, conhecido no meio musical como "o guitarrista cigano" lança seu primeiro álbum solo, caracterizado pela forte influência do blues, característica essa, que irá marcar toda sua obra. Intitulado Aleluia, Aleluia (independente), vem com as faixas "Bagdá 40º", "Eu Já Sei", "Aleluia, Aleluia", "Sempre Indo Embora", "Ando Tão Só", "Quando Se Fecha O Bar", "Diz Aquilo", " Tudo Por Amor", "Tarde Demais", "Fale de Você" e "Coração Satânico".

Em 1999, Bebeco Garcia grava novo disco: Me Chamam Curto Circuito (Top Cat Records), produzido por Egisto Dal Santo e com participação de seu filho Pedro Garcia (Planet Hemp, Bnegão) na bateria. As oito faixas deste disco são: "Um Dia No Futuro", "Sala De Espelhos", "Eu Sou Um Astronauta", "Não Chore Por Mim", "Me Chamam Curto Circuito", "A Vida É Dura Rapaz", "Me Mostre O Seu Sorriso", "O Maluco Sou Eu".No mesmo ano, é lançado pela gravadora BMG, a coletânea de sucessos Hot 20 que vende, apenas no sul do país, mais de 35.000 cópias. Nela estão todos os hits da banda ainda com a primeira formação.

Em 2000 Bebeco monta o Bebeco Garcia & O Bando dos Ciganos. Bebeco nas guitarras, Egisto Dal Santo no baixo (ícone do rock gaúcho, que, entre tantas outras, participou das bandas Colarinhos Caóticos, Acretinice Me Atray, Histórias do Rock Gaúcho) e Edinho Galhardi, bateria.2001 é o ano de Bebeco Garcia & O Bando de Ciganos - Série Palco, com Bebeco (voz, guitarras e Lap stell), Egisto Dal Santo (guitarra, voz e backing vocals) e Fabio Ly (bateria). Gravado ao vivo na casa de cultura Mário Quintana, na noite de 25/07/2000, em Porto Alegre. O set: "Me Chamam Curto Circuito", "Sabe O Que Acontece Comigo", "Você É Tudo O Que Eu Quero", "Um Dia No Futuro", "Eu Já Sei", "Tô De Saco Cheio", "Garotos Da Rua", "Cinco Bombas Atômicas", "Meu Coração Não Suporta Mais", "Sala De Espelhos", "Eu Sou Um Astronauta", "O Maluco Sou Eu" e "A Vida É Dura Rapaz".

2003, ano de Confidencial, um disco em que Bebeco fornece novamente o que sabe fazer de melhor: blues e rock'n roll. São dez faixas gravadas em casa quase que exclusivamente pelo próprio Bebeco. Ele só contou com a ajuda do filho Pedro e duas participações especiais: a do percussionista Foguete e do DJ Babão."Pai e filho tocando podia parecer esquisito. Tem uns erros, lá, que eu deixei porque fica parecendo banda. Banda sempre erra", diverte-se Bebeco, afirmando em seguida que Confidencial existe porque, hoje, tudo pode ser feito em casa com computador e paciência. Alguma coisa também pode ser feita pelo telefone, como o contato com o amigo Egisto Dal Santos. Com Egisto, Bebeco divide três composições: "Sorte no Amor", que abre o CD e tem os ‘scratches’ decisivos do DJ Babão; "Pouco Importa", uma comovente crônica/declaração para lá de romântica e "Mexe Rebola", o momento malicioso da empreitada. Uma faixa foi feita só por Egisto, a suingada "Eu Sei Que Você Sabe". As outras seis são só de Bebeco. Quase todo material é novo. Antiga, só "Acredita Em Mim".

Em 2004 os Garotos da Rua lançam o CD Caminho da Estrada, fiel ao estilo que consagrou o grupo, mas com espírito de renovação. O álbum é composto de 11 faixas inéditas, mais a versão de "Canos Silenciosos" de Lobão. Destacam-se "Não Posso Mais" (com boa execução nas principais rádios do sul do país), "Boneco de Mola", "A Portas Fechadas" e "Não Dá Mais Pra Ficar" (com participação de Rafael Malenotti, dos Acústicos e Valvulados).Atualmente Bebeco está trabalhando o álbum Rio Grande Rio Blues (Cultpar/Universal Music), disco lançado em 2005. Como o nome já sugere, o cd é recheado de rhythm'n'blues e rock'n'roll. Bebeco está com sua guitarra mais afiada que nunca. Confira as faixas: "Hotel", "Amor Difícil", "Eu Sou Culpado", "Depois Daquele Dia", "Prefiro Não Acreditar", "Só Resta Um Blues", "Só Uma Chance", "Beijo Guardado", "Você!", "Quando A Tempestade Passar (Atrás do Vidro)" e "Quero Você Pra Mim".

quinta-feira, 20 de maio de 2010

DIAS CINZENTOS

Tudo me parece tão estranho
Tudo passou tão rápido
quantos rostos
ficaram no passado
e eu continuo...
tendo medo do futuro
Sentar no meio-fio
beber uma cerveja e olhar a fumaça
do cigarro se dissipar
deixar a vida passar
simplesmente deixar de lutar
tornaria a vida mais fácil
porque no fundo....
você sabe que vai perder
não estou perdendo a fé
estou perdendo a vontade
de acreditar

jack oldpunk