quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Robert Crumb - Especial




Nascido na Pensilvânia em 1943, Robert Crumb ilustrador cresceu em um ambiente familiar conturbado, em meio às discussões do pai ausente e da mãe viciada em anfetaminas, o que contribuiu para o seu caráter anti social e subversivo. Sendo fortemente influenciado por seu irmão mais velho, Charles, Robert contraiu um espírito de rebeldia, uma bomba-relógio esperando o momento certo para explodir. Com a chegada da era paz e amor, Crumb viu a oportunidade perfeita de fazer parte da revolução sessentista e expor sua visão do mundo. Assim nasceu a Zap Comix, uma HQ artesanal imaginada por ele que tratou de mostrar aquilo a que o artista gráfico tinha vindo.

Nela havia histórias intituladas Keep on Truckin, com observações ácidas e inteligentemente metaforizadas que se opunham ao conformismo à época. Além disto, a publicação deu origem ao Mr. Natural, um guru sarcástico e pervertido, cujas noções de misticismo e existência espiritualizada são explicitamente distorcidas. Definindo estas características como traços que aparecem até hoje em sua obra, o desenhista foi rapidamente adotado como ídolo de toda uma geração e símbolo da contracultura. Com sua revista, Crumb foi responsável pela criação dos quadrinhos underground, que pela primeira vez saiam do circuito comercial.

A partir de então, Crumb se consagrou como um dos maiores quadrinistas de todos os tempos. De fato, seus feitos sempre foram notáveis, mas o que o faz ter tanta importância dentro da cultura pop moderna? Bem, um de seus inegáveis trunfos é sua capacidade de fazer com que seu universo absurdo seja costurado com a realidade de uma maneira inimaginável. Quer uma prova? Fritz the cat! Criado em 1965, o gato antropomórfico do ilustrador vive em uma cidade com vários tipos de animais humanizados, e tem em sua rotina de artista uma vida sexual ativa e promíscua. O egocentrismo e a falta de moral do felino e as atitudes dos demais moradores da metrópole traçam um quadro social espantosamente preciso em vários aspectos.

E a genialidade do desenhista em arquitetar reflexões que fazem sentido entre o mundo real e seu pandemônio artístico pessoal não se limita somente a seus personagens. Suas histórias recheadas de toda a sorte de imoralidade e até certos crimes podem parecer condenáveis à primeira vista, mas um olhar atento consegue identificar diversas atrocidades que podem ser vistas em qualquer telejornal diário. Seu traço único ilustra situações de perversão, violência, drogas e visceralidade, em muitos casos inspiradas por fatos reais. Em um de seus últimos trabalhos, intitulado The Book of Genesis (2009), o artista gráfico não hesita em criticar e tentar injetar sua própria noção de coerência e racionalidade na passagem bíblica.

Mas os quadrinhos do ilustrador também possuem outras facetas. Sua paixão por diversos estilos musicais, como o blues e o jazz, já foi tema de seus trabalhos. Além disso, ele também é músico e escritor. Juntamente com sua esposa Aline Kominsky-Crumb produziu diversas autobiografias. Já adaptou clássicos literários de nomes como Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick para os quadrinhos. Com isso, o artista mostra não só uma capacidade invejável para ler a humanidade, mas uma grande versatilidade intelectual.

Hoje, Crumb vive com a mulher e suas duas filhas desenhistas no sul da França, onde continua trabalhando. Citado em 2007 como o 20º maior gênio vivo pela empresa de consultoria global Synectics, este homem pode se orgulhar de um legado que, apesar de ser amado por uns e odiado por outros, é inegavelmente importante. Cria da geração da "Era de Aquário", o ilustrador parece conhecer de cor o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, e por mais que exiba isso de maneira meio deformada ao seu público, ele o faz com uma propriedade inigualável.

Zap Comix: O Gibi Que Te Deixa Ligado


A revista Zap Comix não foi a primeira publicação alternativa de quadrinhos, mas seu sucesso fez eclodir o movimento que consolidou o Comix Underground (o quadrinho alternativo norte-americano: comix diferencia-se dos comics comerciais) e seu criador, o abilolado Robert Crumb, é considerado o influenciador dos artistas que se preocupam em fazer quadrinhos fora das convenções do mainstream.

Mr. Natural Vai Para O Hospício - R. Crumb


Sarcástico, sacana, e o mais louco dos gurus, Mr. Natural ensina o caminho a seguir, mesmo que a pessoa não queira ir por ele. Uma crítica tão mordaz, de Crumb, ao fato de as pessoas estarem sempre procurando alguém para seguir, quanto o é A Vida de Brian, do grupo inglês Monty Python.

Fritz The Cat - R. Crumb



Coletânea das histórias de Fritz the Cat, desde a criação do personagem até sua última aventura. Ao todo, são 13 histórias, além de pin-ups e materiais relacionados ao gato sacana criado por Robert Crumb, com produção datada entre 1959 e 1972.Fritz é preguiçoso, encrenqueiro e boca-suja, um rebelde sem causa que adora dar uns "tapas" e vive atrás de uma gata (ou coelha, cachorra, jacaré, avestruz, rata... enfim, toda espécie de animal fêmea) para se divertir.

Robert Crumb: Blues


O mais conceituado artista do movimento underground norte-americano, o quadrinhista Robert Crumb, sempre foi um apreciador da música negra de seu país, especialmente o Blues. Colecionador dos chamados race records, os discos de 78 rotações dos cantores ou grupos das décadas de 1920 e 1930, o artista chegou a montar um grupo, R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders.

Além disso, sua paixão por este tipo de música levou-o a ilustrar capas de discos, cards  que trazem as biografias de músicos, cartazes de shows e lojas de discos antigos e, claro, histórias em quadrinhos que enfocam o ambiente musical, seus intérpretes e as letras das músicas, em verdadeiros clipes quadrinhográficos.

Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos


Harvey Pekar nunca teve outra ambição além de contar fatos rotineiros da sua vida. Algo pouco interessante à primeira vista, já que ele era um simples arquivista de hospital em Cleveland - uma cidade "desimportante" dos Estados Unidos. Mesmo assim, ele colocou no papel coisas como sua paixão por discos raros de jazz, técnicas para enfrentar velhinhas em filas de supermercados e outras histórias. Tudo com um humor ranzinza, de um personagem cheio de manias.


América - Robert Crumb

América traz os trabalhos mais explicitamente críticos e politizados de Robert Crumb. De certa forma, a auto-ironia mesclada à perplexidade e o sarcasmo fundido ao ressentimento e impotência fazem Crumb buscar uma América idílica, vista pelo retrovisor, e despertam nele profundos sentimentos niilistas diante do presente. Talvez por tudo isso, o que chamamos de estilo crumbiano esteja aqui representado com 40 graus de febre.O grande diferencial deste livro em relação às obras de outros "inimigos da América" talvez seja o cinismo e a ironia de Robert Crumb com seus quadrinhos: "meu trabalho é uma visão bastante distorcida da vida e da humanidade. Eu desenho o mundo para tentar entendê-lo".

Gênesis - Robert Crumb



A Bíblia sob a ótica e pelo traço de Robert Crumb

Minha Vida - Robert Crumb



Album de Robert Crumb que conta as desventuras dele mesmo em uma autobiográfia nada convencional. Para quem não sabe quem é este quadrinista, ele é reconhecido como um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos, e é considerado frequentemente como a figura mais proeminente nesse movimento.

Kafka - Robert Crumb & David Zane Mairowitz


Uma biografia em um tom leve, divertido e diferente das convencionais, apesar de falar do escritor considerado um dos mais sombrios da era moderna. Assim é o livro Kafka de Crumb, com desenhos de Robert Crumb e texto de David Zane Mairowitz, que não chega a ser uma HQ (história em quadrinhos) nem um livro propriamente dito, mas flutua entre ambos deixando uma gostosa sensação no leitor.

O livro traz o resumo, análise e desenhos das principais obras de Kafka: O Veredito, A Metamorfose, A Toca, Na Colônia Penal, O Processo, O Castelo, Um Artista da Fome e Teatro da Natureza de Oklahoma (ou Amérika). É um ótima introdução para quem deseja conhecer mais sobre o escritor considerado por muitos o marco na escrita do século XX.

Meus problemas com as mulheres - Robert Crumb


Nesse livro, o autor fala sobre a origem de toda a sua perversão sexual, o porquê dela, suas preferências no sexo oposto e discute as relações que ele já teve, sempre com muito bom humor e irreverência, mostrando desde o começo pela sua preferência por mulheres de “bundas grandes e pernas torneadas”. Essa coleção de histórias, por ter essa temática, acaba por não mostrar outras facetas muito interessantes do trabalho do Crumb, mas é muito bom pra começar a ler sobre ele, e entender suas obras de arte afinal tudo num homem gira em torno de comer mulheres.
http://www.4shared.com/rar/zUBmtUDO/Robert_Crumb_-_Meus_Problemas_.html

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fichas Da Revista Bizz



Um presente para os Saudosistas de plantão Por um longo período na década de 90, a Revista ‘Bizz‘ adicionou em suas edições pequenas ‘fichas do rock’ ou ‘cards’, denominados de A a Z, no qual continham resumos de famosos artistas que fizeram história no mundo da música.

http://www.4shared.com/rar/EDKHwtA5/Fichas_Bizz.html


Leitoras do Blog


Júlio Reny & Expresso Oriente, ao vivo no Porto de Elis



Trata-se de famoso cassete gravado ao vivo no Porto de Elis (Porto Alegre), em 30 de outubro de 1987, e lançado no mesmo ano. Na capinha amarela de xeróx, uma foto de Reny cantando e, no verso, um tuareg montado num camelo, com uma pirâmide ao fundo. Tudo dentro do espírito da música que marcou aquela segunda metade dos anos oitenta na capital gaúcha.

O repertório é um primor, trazendo clássicos, muitos dos quais integraram posteriormente o lp do cantor e compositor, providencialmente relançado em cd pelo selo local Barulhinho. O lado 'a' traz 'Expresso Oriente', 'Garota do Carro Vermelho', '360 Elevadores', 'Garoto Troglodita', 'Amor e Morte' e 'Ivone'. No lado 'b' estão 'Sandina', 'Não Chores Lola', 'Maomé' e um bis de 'Expresso Oriente'. 'Amor e Morte' e 'Não Chores Lola' são hits consagrados do rock gaúcho, e 'Sandina', de Jimi Joe, é uma espécie de "Louie Louie gaudéria", tantos os covers já realizados.

A ótima banda que acompanha Júlio Reny (voz e guitarra) é formada por Jimi Joe (guitarra), Vasco Piva (grande sax! e teclados), Carlos Magno (bateria) e Carlo Pianta (baixo), este também guitarrista da Graforréia Xilarmônica. A ficha técnica do cassete (que vergonha, donas gravadoras!) ainda registra a participação dos principiantes Engenheiros do Hawaii: Humberto Gessinger, voz e guitarra em Ivone; Augusto Licks, guitarra em Lola; e Carlos Maltz, percussão em todas as canções.


A parte técnica, que garante uma boa qualidade ao material, mesmo em cassete, segundo as informações da capa, ficou por conta da Texas Audio e Sistemas (sonorização), Silvinho (operação) e Moah (produção). Inédita em qualquer formato, a obra é um registro histórico de um raro momento da cultura jovem portoalegrense, que merece uma reedição até mesmo no formato original

Texto by Flávio Sillas Jr. ( Site Senhor f )


Raridade Colocada na rede pelo grande jornalista Cristiano Bastos

Adeus , Mestre Lou Reed


A primeira vez que peguei um encarte do Lou Reed , e vi as letras , fiquei chapado...descobri que por mais que tentasse jamais chegaria nem perto dele ( é quando se é moleque se tem a ilusão de ser maior do que seus ídolos , me desculpem ) peguei tudo que tinha escrito ate então e joguei no lixo....achava engraçado esse povo que endeusava caetanos e chicos como grandes letristas.....Lou Reed era a poesia com cheiro de rua , para o bem ou para o mal , ele não era simpático , nem fazia questão de ser....não fazia tipo , toda vez que escrevi algo na minha vida de rockstar decadente e por sinal sem nenhuma glória foi sempre pensando nele...valeu veio por tudo , e principalmente por não ter se tornado um cuzão com o passar do tempo....rock and roll de verdade é para quem não tem medo de se arriscar.

Vênus em Peles

Brilhantes, brilhantes, brilhantes botas de couro
Garotinha açoitada no escuro
Vem ao sinal do sino, seu servo, não o abondone
Golpeie, querida senhora, e cure o coração dele
Pecados aveludados das fantasias da rua
Caçe as roupas que ela deverá vestir
Peles de arminho adorna a soberba
Severin, Severin o aguarda lá
Eu estou cansado, eu estou exausto
Eu poderia dormir por mil anos
Mil sonhos que iriam me acordar
Cores diferentes feitas de lágrimas
Beije a bota de brilhante, brilhante couro
Brilhante couro no escuro
A língua da correia, o cinto que o aguarda
Golpeie, querida senhora, e curo o coração dele
Severin, Severin, fala tão superficialmente
Severin, fique de joelhos
Sinta o chicote, em amor não dado levemente
Sinta o chicote, agora implore por mim
Eu estou cansado, eu estou exausto
Eu poderia dormir por mil anos
Mil sonhos que iriam me acordar
Cores diferentes feitas de lágrimas
Brilhantes, brilhantes, brilhantes botas de couro
Garotinha açoitado no escuro
Severin, seu servo, por favor não o abandone
Golpeie, querida senhora, e cure o coração dele

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ferro Velho Sentimental

O foda de envelhecer é que você vai perdendo a capacidade de se impressionar, não existe a sensação do primeiro beijo , do primeiro show , da primeira vez com uma garota novamente , mas existe a vantagem de você saber onde tu exatamente vai acabar , para o bem e para o mal....é a vida

Jack oldpunk